Ajuda com Livros de filosofia

Autor Mensagem
tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Estou a mais de um ano procurando um livro melhor que "Tristes trópicos". Até agora nada

= /

ROo
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro
A maneira de escrever do Nietzsche, por aforismas, máximas, desconexamente, as vezes até se contradizendo é totalmente ligado a filosofia dele.
Não é por querer ser incompreendido, ou ser difícil, mas faz parte do perspectivismo, do pensamento dele, da filosofia, de como ele se relaciona com a linguagem. Eu acho bastante interessante, embora exiga bastante pra ler.

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


Divina Comédia > todos > abismo > Paulo Coelho > Slash

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Vocês não gostam de poesia?

A obra de Fernando Pessoa (Alvaro de Campos) eu acho tão boa e tão densa quanto qualquer romance citado aqui.

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


One More Red Nightmare

Não sei, tenho que ler algum e depois te digo hahah.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro

Estuda filosofia?

Pretende se formar nessa área?

brunohardrocker
Veterano
# dez/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


#falta de sobriedade

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau

Leio um pouco sobre.

Já sou formado em Administração e Eng. da Computação, e faço pós graduação, é só hobby mesmo, assim como música.

Índio_DT
Veterano
# dez/11
· votar


Albert Camus é aquele brother que fez "O estrangeiro" né?

Belo livro.

Leia Nietzsche. É muito loko

Dental Floss Tycoon
Veterano
# dez/11
· votar


A obra de Fernando Pessoa (Alvaro de Campos) eu acho tão boa e tão densa quanto qualquer romance citado aqui.

O Alberto Caeiro também.

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Dental Floss Tycoon
Não conheço este, na verdade o único heterônimo que estudei foi o Alvaro. Eu considero ele ótimo (quase proficional)

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


neguinho cria pótico só para falar que lê livros

¬¬

neologist_
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
neguinho cria pótico só para falar que lê livros

Existem meios mais óbvios.

¬¬

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11
· votar


Dia oficial de patadas no tambourine man.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Não sei o que eu positivo, se é as patadas dele ou os retruques hauahua

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


neologist_

daquelas coisas eu só uso wd-40 e fita durex

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro
Já sou formado em Administração e Eng. da Computação, e faço pós graduação
ˆ
ˆ
meninas, esse é para casar!!!

Anderson Eslie
Veterano
# dez/11
· votar


O Capital.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
Já sou formado em Administração e Eng. da Computação, e faço pós graduação
ˆ
ˆ
meninas, esse é para casar!!!


Se ele fosse formado em Ed física seria pra pegar.

EnrickAlves
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro
Ainda bem que você não pegou "Além do Bem e do Mal", principalmente aquela edição da Companhia das Letras. Fora o fato de você ter que conhecer toda a filosofia do Nietzsche pra poder entender ele, nessa edição o cara traduziu como quem caminha entre ovos.
Ou seja, complicou o que já era complicado lol

ROo
Veterano
# dez/11
· votar


EnrickAlves
Fato, estas edições são péssimas.
O negócio é que pra entender Nietzsche precisa de tempo, precisa analisar a obra toda. (é claro que todo autor precisa disso, mas o Nietzsche em particular, pela linguagem, por ela ser inseparável do pensamento, do esitlo).
Sugiro ler e ao mesmo tempo ter noção dos comentadores do pensamento dele, como Heidegger, Foucault, Scalet, Clark, Kaufman, Nehamas, Deleuze e etc

EnrickAlves
Veterano
# dez/11 · Editado por: EnrickAlves
· votar


ROo
Na verdade me expressei mal...quando disse "ele" quis dizer do livro, e não do Nietzsche. Mas isso não negativou meu comentário lol
Dos que você recomendou, acho que só não leria Foucault. Vi umas coisas que ele escreveu postadas por aqui que não faziam o mínimo sentido...de qualquer forma obrigado, têm autores ali que eu não conhecia.
Mas e sobre Fichte? Dizem que ele foi o filósofo que mais influenciou Nietzsche (já ouvi falar até que muita coisa do que Nietzsche escreveu é plágio desse autor...)

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Peguei um livro do Carl Jung, faz parte da minha estratégia de dominação global.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# dez/11
· votar


Comprei esse (guide for "dummies" style) hoje.

o/

AnaClara
Veterano
# dez/11
· votar


Eu li A Divina Comédia achei muito maçante. É legal mas é chato.

Preferi Estudo sobre a Cegueira, que nem é de filosofia, mas a divina comedia também não é.

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


AnaClara

Estudo sobre a Cegueira

Não seria o Ensaio?

Achei bom, mas eu prefiro o livro do Dante, e ali foi fora de contexto filosófico mesmo, ainda mais com Slash e Paulo Coelho na frase.

AnaClara
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro

É Ensaio mesmo. To loca.

Mas eu achei Saramago um gênio. De um jeito diferente do Alighieri, que eu também achei um gênio, mas enfim, eu li a divina comédia sem referencias históricas. hehehehe

Konrad
Veterano
# dez/11 · Editado por: Konrad
· votar


Cavaleiro

Não se se refere à Grande Filosofia (a que trata de assuntos da Ilha de LaPuta) ou à filosofia aplicada ao conhecimento prático, mas de qualquer forma vou colocar algumas sugestões aqui:

Eu recomendo a leitura dos Ensaios Céticos do Bertrand Russel. Prosa tranquila, clara, coesa e muita perspicácia em política, religião, educação. Isso há quase 100 anos atrás.

Posso também recomendar o Pragmatismo do William James, o que me leva também a recomendar os escritos do Satayana.

Gosto muito da parte política de Ortega y Gasset. O último que reli foi esse:

http://www.culturabrasil.org/rebeliaodasmassas.htm

Não se engane pelo título. O livro trata do processo histórico da urbanização na Europa (e suas consequências gerais), e, sinceramente, não sei a razão de ser tão desconhecido em geral.

Pendendo para o lado sociológico, Torstein Vleben:

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Theory_of_the_Leisure_Class

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


Konrad

Valeu Konrad! Vou procurar os livros.

Embora já tenha lido emprestado, comprei também quando fui fazer compras para terceiros e seduzido pelo baixo valor do pocket book o discurso sobre o método do Descartes e A arte de escrever do Schopenhauer

Konrad
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro
discurso sobre o método do Descartes

O meu virou peso de papel chique. Dele eu só gosto da primeira frase.

A arte de escrever do Schopenhauer

Seria aquele que a LP&M lançou por aqui? Se for é legal, eu li há alguns anos.

Do Schop essa obra é interessante também:

http://en.wikipedia.org/wiki/Parerga_and_Paralipomena

Acho que lançaram no Brasil já. Edição de uns trinta anos, quando alguém ainda lia nesse país. Deve achars ó em sebos, e olhe lá.

São excertos meio desconexos, no sentido de não seguirem uma linha temática definida, escritos de forma bem clara.

Outro livro interessante de/sobre Schopenhauer, com edição do Olavo de Carvalho (ele é bom em organizar publicações de autores interessantes) é o que intitularam "Como vencer um debate sem Ter Razão", na verdade um tratado de dialética erística que disseca todo tipo de falácia que você pode imaginar.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/401255

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com Livros de filosofia