Avaliem minha redação

    Autor Mensagem
    Darlan Felix
    Veterano
    # nov/11


    Fiz esta redação para o concurso do BNDES no domingo. O Tema era: "Dar uma chance para o ser humano", no sentido de solidariedade com o próximo. Então lá vai:

    Sim, nós podemos
    Atualmente, percebe-se uma grande valorização do individual. O mercado de trabalho - cada vez mais concorrido -, e a falta de tempo, são as desculpas mais comuns impostas pelas pessoas, para não praticarem um pequeno gesto de solidariedade com o próximo. Para que esta situação mude, é necessário que a sociedade valorize os interesses coletivos sobre os individuais.
    Campanhas publicitárias para doação de sangue, têm sido cada vez mais comuns no cotidiano. Existem doadores, mas são poucos, e esse número precisa mudar. Gestos simples como dar lugar a idosos e gestantes no transporte público, são cada vez mais raros. Fatos simples como estes, evidenciam a falta de cidadania do ser humano.
    O Consumismo é um dos motivos para o descaso com o próximo. Enquanto existem pessoas em extrema probreza, quem pode ajudar, está preocupado com os grandes lançamentos do "mundo" eletrônico, ou discutindo sobre o futuro campeão do campeonato brasileiro de futebol.
    Porém, ainda há uma esperança para o ser humano. Deve ser tornar obrigatório no cúrriculo escolar, o ensino de ética e cidadania, desde o fundamental, ao superior. E também que se crie campanhas de conscientização social, valorizando o próximo.
    Ainda há, portanto, uma chance para o ser humano. Desde que a sociedade se conscientize que os interesses coletivos precisam ser prevalecidos sobre os individuais. Caso isso ocorra, num futuro não muito distante, se viverá num lugar de harmonia e amor entre as pessoas.


    OBS: Lembrando que isto é uma redação. A minha opinião pode ou não ser o que está escrito ali.

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Darlan Felix
    Quantos pontos vc fez?

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Campanhas publicitárias para doação de sangue, têm sido cada vez mais comuns no cotidiano.

    Vírgula separando sujeito de predicado costuma tirar ponto.

    Gestos simples como dar lugar a idosos e gestantes no transporte público, são cada vez mais raros.

    Aqui também faltou uma vírgula antes da palavra como.

    quem pode ajudar, está preocupado com os grandes lançamentos do "mundo" eletrônico, ou discutindo sobre o futuro campeão do campeonato brasileiro de futebol.

    Outra vez a vírgula separando sujeito de predicado. Vc precisa rever isso.

    Igão
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Darlan Felix

    Achei vago. Você jogou várias idéias e não trabalhou nenhuma. Isso tira a coesão do texto.

    O mercado de trabalho - cada vez mais concorrido -, e a falta de tempo...

    Ficaria melhor: "O mercado de trabalho, cada vez mais concorrido, e a falta de tempo..."

    Porém, ainda há uma esperança para o ser humano.
    inda há, portanto, uma chance para o ser humano.

    Ficou parecendo que vocês fez dois parágrafos de conclusão e ainda foi redundante...

    Boa sorte no concurso :)

    Darlan Felix
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Darlan Felix
    · votar


    -Dan

    Não sei, fiz domingo. E eu tenho muitas dúvidas em relação a vírgulas...

    Simonhead
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Virgulas.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Redação com 2 paragrafos?

    Igão
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan
    Aqui também faltou uma vírgula antes da palavra como.

    O cara falou hoje no jornal daqui que quando avaliam a redação no vestibular, eles observam bem a questão de vírgulas e pontuação em geral, por causa da coesão.

    Darlan Felix
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    One More Red Nightmare

    São 5 páragrafos.
    1 introdução
    3 desenvolvimento
    1 conclusão

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Darlan Felix

    já saiu o gabarito e já estão rolando rankings: http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?t=140409&start= 860

    Darlan Felix
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan

    O meu foi técnico de arquivo. Vc fez tbm ?

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Darlan Felix

    Fiz não. O de engenharia foi no inicio do ano e eu perdi o vôo. =/

    Excelion
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Darlan Felix

    Faltou exemplo histórico, alguma citação filosófica (Nietzsche cairia bem nas suas alfinetadas no consumismo). Excesso de pontos finais também, ficou bem fragmentada.

    Fora que a redação ficou no lugar comum e com um tom recomendativo bem cliché.

    Darlan Felix
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Igão

    Rapaz, no primeiro coloquei minha tese que é o centro do texto: é necessário que a sociedade valorize os interesses coletivos sobre os individuais.
    No segundo falei um pouco sobre como as pessoas agem e porque são indidualistas.
    No terceiro falei do consumismo que fala mais ainda de individualismo.
    No quarto joguei meu argumento maior, que foi sobre o ensino de ética e cidadania nas escolas.
    No último eu só resumi o que falei em todo o texto.

    Não achei que ficou redundante, e muito menos subjetiva.

    Konrad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Você separou sujeito do predicado com vírgulas várias vezes. Jamais faça isso.

    Darlan Felix
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Konrad

    Não sabia disso. OT também é cultura!!

    Konrad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan
    Vírgula separando sujeito de predicado costuma tirar ponto.

    Costuma não. Tira. É um erro gravíssimo.

    Outros erros que vi numa olhada rápida.

    se conscientize
    impostas pelas pessoas,
    E também que se crie campanhas de conscientização social, valorizando o próximo.
    se conscientize que
    precisam ser prevalecidos
    se viverá

    Konrad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Darlan Felix
    Não sabia disso. OT também é cultura!!

    Não é nada. Foge daqui que é o melhor do que você faz para sua vida!

    guizimm
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Sim, nós podemos
    hmm,tira isso

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # nov/11
    · votar


    Sei lá, muito lugar comum, você deveria ler mais, de preferência de fontes que conflitem entre si, pra ter um ponto de vista próprio.

    Guitar_RdS
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Darlan Felix
    É interessante que você, na conclusão, além de unir suas idéias centrais (argumentos), reforce-as apontando alguma solução exequível e eficaz. Geralmente todo tema abre espaço para uma crítica leve ao governo, indicando uma medida que este poderia tomar para que o problema em questão possa ser superado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliem minha redação