La(legendaria) División 250 de Voluntarios Españoles.

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # nov/11


    A 250. Einheit spanischer Freiwilliger da Wehrmacht, mais conhecida como a Divisão Azul (Blaue Division, para o exército alemão), foi uma unidade de voluntários espanhóis e portugueses que serviu a partir de 1941 (e oficialmente até 1943) no lado alemão durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente na frente oriental contra a União Soviética.

    Apesar de manter-se oficialmente neutral em relação ao conflito, o governo de Salazar permitiu a integração de uma cota de voluntários portugueses na Divisão Azul, fornecendo-lhes inclusive apoio logístico.

    Ainda que a Espanha não tenha aderido oficialmente à II Guerra Mundial do lado da Alemanha nazi, o general Francisco Franco permitiu que voluntários se incorporassem ao exército alemão. Deste modo, podia manter a neutralidade espanhola enquanto, simultaneamente, recompensava Hitler por sua ajuda durante a Guerra Civil Espanhola (veja Legião Condor). O Ministro de Assuntos Exteriores da época, Ramón Serrano Súñer, sugeriu a criação de um corpo voluntário, no princípio da Operação Barbarossa, e Franco enviou uma oferta oficial da ajuda a Berlim. Hitler aprovou o uso de voluntários espanhóis em 24 de junho de 1941. Os voluntários se apresentaram nos locais de alistamento de todas as áreas metropolitanas da Espanha. Os cadetes da Escola de Oficiais de Zaragoza se ofereceram voluntariamente em grande número.

    Inicialmente, o governo espanhol se preparou para enviar cerca de 4.000 homens, mas mudou de idéia ao descobrir que havia voluntários suficientes para formar uma divisão completa (18.104 homens, dos quais 2.200 eram oficiais e o resto soldados). Segundo estimativas do embaixador alemão, era possível formar 40 divisões nesta convocação. Cinquenta por cento dos oficiais e soldados eram militares de carreira, muitos deles falangistas veteranos da Guerra Civil e estudantes das distintas universidades. O general Agustín Muñoz Grandes foi o designado para conduzir os voluntários, contudo, posteriormente foi Emilio Esteban Infantes quem o substituiu.

    Porque é lendária:

    "Em 10 de fevereiro de 1943 aconteceu nos arredores de Leningrado a batalha de Krasnybor. Foi o mais sangrento enfrentamento no qual interveio a 250ª unidade de voluntários espanhóis da Wehermacht, na qual 5900 voluntarios espanhóis equipados com armamento manual enfrentaram 44 mil militares soviéticos(4 divisões) apoiados por grande quantidade de artilharia e tanques. As baixas entre os voluntários espanhóis chegaram perto de 4 mil, mas conseguiram deter o avanço[aliado], provocando o fracasso da ofensiva soviética e causando quase 16000 baixas ao Exército Vermelho."(tradução minha)

    Fonte; Wikipedia

    Tópico para discutirmos essa parte esquecida da Segunda Guerra Mundial, principalmente a participação espanhola.

    Apologia ao nazismo é crime, além de babaquice.

    Peace on you.

    Dissertem.

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Salazar e Franco eram espertos, ficaram no poder e ainda apoiaram o eixo

    EternoRocker
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    300 >>>>>>>>>>> Divisão Azul

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    18 do forte >>> slash >>> pequeno príncipe >>> lady gaga >>> 300

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gostei do tópico.
    http://files.sharenator.com/chuck_norris_approves_RE_A_newspaper_for_S harenator-s390x253-138111-580.jpg

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Peace on you.

    Peace on you too, you son of a bitch

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a La(legendaria) División 250 de Voluntarios Españoles.