Iniciação à filosofia

Autor Mensagem
[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11


Não sei p*** nenhuma de filosofia, mas to querendo aprender mesmo, eu sempre gostei de pegar frases alheias de filósofos só pra dar uma de gostosão, mas quando comecei a reparar no sentido delas, comecei a gostar mesmo. Agora, preciso da ajuda de vocês. Quais são os melhores livros pra começar a estudar a filosofia. E na minha escola não tem essa matéria.

Frigeri.
Veterano
# out/11
· votar


Mundo de Sofia.

Igão
Veterano
# out/11
· votar


[M]@a.[K]!ller

As aulas de filosofia do colégio serão mais úteis na faculdade do que você imagina...

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# out/11
· votar


filosofia=arte de falar falar falar e num dizer porra nenhuma.

Excelion
Veterano
# out/11 · Editado por: Excelion
· votar


Suas melhor chance é um professor te ensinar já mastigado.

Dificilmente você vai conseguir se virar se alguém jogar um livro de Kant ou Schopenhauer em cima de você.

Pegar um livro de um filósofo um pouco mais complexo, analisá-lo e interpretá-lo é coisa que se faz no superior ou depois dele dependendo do trabalho a ser analisado.

Sem contar que filosofia é coisa de fefelechiano vagabundo.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/11
· votar


Recomendo que você comece assistindo os vídeos do professor Ghiraldelli, ele explica tudo com linguagem fácil, é muito bom pra quem não tem nenhuma base. O Olavo de Carvalho não gosta dele.


neologist_
Veterano
# out/11
· votar


Convite à Filosofia - Marilena Chauí

Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Comece do início!

Sócrates (o grego, não o jogador)!

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Igão

As aulas de filosofia do colégio serão mais úteis na faculdade do que você imagina...


Só se for pra usar as frases de epígrafe na monografia.

neologist_
Veterano
# out/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Peidinho, dê uma olhada nisso:

http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/textos.htm

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Ouça bastante Johann Sebastian Bach.

Não vai te ajudar em nada nesse assunto, mas pelo menos é legal.

ROo
Veterano
# out/11 · Editado por: ROo
· votar


[M]@a.[K]!ller
Não tem? Pensei que tinham tornado obrigatório, assim como sociologia.
Procura algum livro de introdução a filosofia, esse da Chauí é interessante até.

Viciado em Guarana
Sócrates (o grego, não o jogador)!
Então, ele vai procurar algo pra ler do Sócrates até morrer, o cara nunca escreveu.
Temos várias referências quanto a ele, de alguns discípulos, alguns desafetos, mas o mais importante (pra filosofia e também por escrever melhor) é o Platão.
Mas eu não recomendo a leitura dele, não de início. É meio massante, além de já ser um passo mais tardio da Filosofia, se quer realmente entender os termos, o início, desde a grécia Antiga, sugiro a leitura de algo sobre os pré-socráticos e a discussão Parmênides x Heráclito que é importantíssima pra História da Filosofia.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


ler clássicos da literatura ajuda muito nisso tudo. Kafka, Dostoievisky, Herman Hesse

Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


ROo
É obvio velho!
As idéias de Sócrates estão contidas nos escritos de Platão e Aristóteles, o que você pode descobrir com um pouco de pesquisa não?!
Não há passos tardios para alguém que nunca iniciou a caminhada, não?!
Sei lá! Acho o período pré-socrático meio chato e muito cheio de mitos, Sócrates já desenvolve um método mais prático de se fazer as coisas!

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# out/11
· votar


ROo
Não tem? Pensei que tinham tornado obrigatório, assim como sociologia.

isso é só pro ensino médio, ele só vai pro ensino médio ano que vem.

BrUnOsOtO
Veterano
# nov/11
· votar


sério, dá vontade de explodir minha escola quando a prova é de filosofia. eu tento entender mas não aprendo porra nenhuma

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


[M]@a.[K]!ller

Esqueça Filosofia.

Vá estudar Matemática, História, Física e outras coisas que tenham aplicação prática e ligação com a realidade.

eu sempre gostei de pegar frases alheias de filósofos só pra dar uma de gostosão

Você não é diferente de 99,9% dos professores de Filosofia que existem no mundo atualmente.

No mais, os vídeos que o Black Fire postou tem mais conteúdo e sãomais honestos do qualquer aula de Filosofia que terá na vida.

Ass: Bacharel em Filosofia.

JanisJop
Veterano
# nov/11
· votar


"Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual"

qew
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad

huaehueauhuhea
tava esperando teu post com varias indicações, e tu me manda um desses.. pow!

=/

Na verdade gostaria de me aprofundar em sociologia, depois de um semestre disso, até que comecei a gostar.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mar/12 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


Up.

Eu conheço algumas coisas de filosofia, mas queria algo tipo "filosofia for dummies" pra pegar desde o basicão. Esses vídeos do professor Ghiraldelli são bem úteis. Vou baixar também o Convite à Filosofia - Marilena Chauí e dar uma lida.

Alguma outra dica? Lembrando, for dummies.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Estudar isso?

Não basta filosofar?

qew
Veterano
# mar/12
· votar


Filosofia e sociologia está longe de ser aquilo que pregam nas escolas...

No mais, continuo afim de me aprofundar no assunto, mas a preguiça ainda não deixou.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Comece pelo mundo de sofia mesmo e depois que estiver um pouco mais acostumado com a linguagem, tente seguir uma ordem cronológica partindo de Sócrates, Platão e Aristóteles.

Atom Heart Mother
Veterano
# mar/12
· votar


"História da Filosofia" - Giovanni Reale

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/12
· votar


"Introdução à filosofia" do Miguel Reale é bom? Alguém sabe dizer?

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/305836/introducao-a-filosofi a/

E este outro, "Introdução À Filosofia - Aprendendo a Pensar - 7ª Ed. 2012":

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4060825/introducao-a-filosof ia-aprendendo-a-pensar-7-ed-2012/

É bom?

Alguma outra indicação?

SODAPOP
Veterano
# jun/12
· votar


o da Marilena Chauí é ótimo, ele é um resumão de tudo mas nem por isso é banal ou restritivo

SODAPOP
Veterano
# jun/12
· votar


uma boa coleção é a Os Filósofos, da editora Vozes

Dental Floss Tycoon
Veterano
# jun/12
· votar


o da Marilena Chauí é ótimo, ele é um resumão de tudo mas nem por isso é banal ou restritivo

haha, eu tive um professor de Filosofia que descia o sarrafo nesse livro (e qualquer coisa da Marilena Chauí). Mas também acho um livro bom.

matias_bass
Veterano
# jun/12
· votar


filosofia é dizer nada com muitas palavras...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/12
· votar


Up.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciação à filosofia