Autor |
Mensagem |
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# out/11
Não sei p*** nenhuma de filosofia, mas to querendo aprender mesmo, eu sempre gostei de pegar frases alheias de filósofos só pra dar uma de gostosão, mas quando comecei a reparar no sentido delas, comecei a gostar mesmo. Agora, preciso da ajuda de vocês. Quais são os melhores livros pra começar a estudar a filosofia. E na minha escola não tem essa matéria.
|
Frigeri. Veterano |
# out/11
· votar
Mundo de Sofia.
|
Igão Veterano |
# out/11
· votar
[M]@a.[K]!ller
As aulas de filosofia do colégio serão mais úteis na faculdade do que você imagina...
|
The Dark Shape of Pentatonics Veterano |
# out/11
· votar
filosofia=arte de falar falar falar e num dizer porra nenhuma.
|
Excelion Veterano |
# out/11 · Editado por: Excelion
· votar
Suas melhor chance é um professor te ensinar já mastigado.
Dificilmente você vai conseguir se virar se alguém jogar um livro de Kant ou Schopenhauer em cima de você.
Pegar um livro de um filósofo um pouco mais complexo, analisá-lo e interpretá-lo é coisa que se faz no superior ou depois dele dependendo do trabalho a ser analisado.
Sem contar que filosofia é coisa de fefelechiano vagabundo.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# out/11
· votar
Recomendo que você comece assistindo os vídeos do professor Ghiraldelli, ele explica tudo com linguagem fácil, é muito bom pra quem não tem nenhuma base. O Olavo de Carvalho não gosta dele.
|
neologist_ Veterano |
# out/11
· votar
Convite à Filosofia - Marilena Chauí
|
Viciado em Guarana Veterano |
# out/11
· votar
[M]@a.[K]!ller Comece do início!
Sócrates (o grego, não o jogador)!
|
Gansinho Veterano |
# out/11
· votar
Igão
As aulas de filosofia do colégio serão mais úteis na faculdade do que você imagina...
Só se for pra usar as frases de epígrafe na monografia.
|
neologist_ Veterano |
# out/11
· votar
[M]@a.[K]!ller Peidinho, dê uma olhada nisso:
http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/textos.htm
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# out/11
· votar
Ouça bastante Johann Sebastian Bach.
Não vai te ajudar em nada nesse assunto, mas pelo menos é legal.
|
ROo Veterano |
# out/11 · Editado por: ROo
· votar
[M]@a.[K]!ller Não tem? Pensei que tinham tornado obrigatório, assim como sociologia. Procura algum livro de introdução a filosofia, esse da Chauí é interessante até.
Viciado em Guarana Sócrates (o grego, não o jogador)! Então, ele vai procurar algo pra ler do Sócrates até morrer, o cara nunca escreveu. Temos várias referências quanto a ele, de alguns discípulos, alguns desafetos, mas o mais importante (pra filosofia e também por escrever melhor) é o Platão. Mas eu não recomendo a leitura dele, não de início. É meio massante, além de já ser um passo mais tardio da Filosofia, se quer realmente entender os termos, o início, desde a grécia Antiga, sugiro a leitura de algo sobre os pré-socráticos e a discussão Parmênides x Heráclito que é importantíssima pra História da Filosofia.
|
tambourine man Veterano |
# out/11
· votar
ler clássicos da literatura ajuda muito nisso tudo. Kafka, Dostoievisky, Herman Hesse
|
Viciado em Guarana Veterano |
# out/11
· votar
ROo É obvio velho! As idéias de Sócrates estão contidas nos escritos de Platão e Aristóteles, o que você pode descobrir com um pouco de pesquisa não?! Não há passos tardios para alguém que nunca iniciou a caminhada, não?! Sei lá! Acho o período pré-socrático meio chato e muito cheio de mitos, Sócrates já desenvolve um método mais prático de se fazer as coisas!
|
The Dark Shape of Pentatonics Veterano |
# out/11
· votar
ROo Não tem? Pensei que tinham tornado obrigatório, assim como sociologia.
isso é só pro ensino médio, ele só vai pro ensino médio ano que vem.
|
BrUnOsOtO Veterano |
# nov/11
· votar
sério, dá vontade de explodir minha escola quando a prova é de filosofia. eu tento entender mas não aprendo porra nenhuma
|
Konrad Veterano |
# nov/11
· votar
[M]@a.[K]!ller
Esqueça Filosofia.
Vá estudar Matemática, História, Física e outras coisas que tenham aplicação prática e ligação com a realidade.
eu sempre gostei de pegar frases alheias de filósofos só pra dar uma de gostosão
Você não é diferente de 99,9% dos professores de Filosofia que existem no mundo atualmente.
No mais, os vídeos que o Black Fire postou tem mais conteúdo e sãomais honestos do qualquer aula de Filosofia que terá na vida.
Ass: Bacharel em Filosofia.
|
JanisJop Veterano |
# nov/11
· votar
"Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual"
|
qew Veterano |
# nov/11
· votar
Konrad
huaehueauhuhea tava esperando teu post com varias indicações, e tu me manda um desses.. pow!
=/
Na verdade gostaria de me aprofundar em sociologia, depois de um semestre disso, até que comecei a gostar.
|
Dental Floss Tycoon Veterano |
# mar/12 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar
Up.
Eu conheço algumas coisas de filosofia, mas queria algo tipo "filosofia for dummies" pra pegar desde o basicão. Esses vídeos do professor Ghiraldelli são bem úteis. Vou baixar também o Convite à Filosofia - Marilena Chauí e dar uma lida.
Alguma outra dica? Lembrando, for dummies.
|
-Dan Veterano
|
# mar/12
· votar
Estudar isso?
Não basta filosofar?
|
qew Veterano |
# mar/12
· votar
Filosofia e sociologia está longe de ser aquilo que pregam nas escolas...
No mais, continuo afim de me aprofundar no assunto, mas a preguiça ainda não deixou.
|
Cavaleiro Veterano |
# mar/12
· votar
Comece pelo mundo de sofia mesmo e depois que estiver um pouco mais acostumado com a linguagem, tente seguir uma ordem cronológica partindo de Sócrates, Platão e Aristóteles.
|
Atom Heart Mother Veterano |
# mar/12
· votar
"História da Filosofia" - Giovanni Reale
|
# jun/12
· votar
"Introdução à filosofia" do Miguel Reale é bom? Alguém sabe dizer?
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/305836/introducao-a-filosofi a/
E este outro, "Introdução À Filosofia - Aprendendo a Pensar - 7ª Ed. 2012":
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4060825/introducao-a-filosof ia-aprendendo-a-pensar-7-ed-2012/
É bom?
Alguma outra indicação?
|
SODAPOP Veterano |
# jun/12
· votar
o da Marilena Chauí é ótimo, ele é um resumão de tudo mas nem por isso é banal ou restritivo
|
SODAPOP Veterano |
# jun/12
· votar
uma boa coleção é a Os Filósofos, da editora Vozes
|
Dental Floss Tycoon Veterano |
# jun/12
· votar
o da Marilena Chauí é ótimo, ele é um resumão de tudo mas nem por isso é banal ou restritivo
haha, eu tive um professor de Filosofia que descia o sarrafo nesse livro (e qualquer coisa da Marilena Chauí). Mas também acho um livro bom.
|
matias_bass Veterano |
# jun/12
· votar
filosofia é dizer nada com muitas palavras...
|
# jun/12
· votar
Up.
|