Autor |
Mensagem |
Excelion Veterano |
# out/11
Tópico oficial pro pessoal da ala pedante discutir sobre o consumismo como o ópio das massas e a cultura de massa e seu papel anestésico na mesma.
Beijos pra todo mundo, amanhã volto ver se tem algo produtivo aqui, ou apenas piadinhas com o filme do Rei do futebol e rants genéricos anti-Voltaireanos.
|
Filhada Veterano |
# out/11
· votar
O Voltaire acharia do filme do Pelé?
|
tambourine man Veterano |
# out/11
· votar
Quem quiser ouvir os garotos de recado da indústria fonográfica [exceto tom zé]...
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# out/11
· votar
Minha mãe e minha irmã são mó consumistas. Eu não sou.
|
tambourine man Veterano |
# out/11
· votar
Minha mãe e minha irmã são mó comunistas.
=O
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# out/11
· votar
tambourine man
Uma vez por mês minha irmã levanta a bandeira vermelha. Minha mãe já passou da fase.
|
Konrad Veterano |
# out/11 · Editado por: Konrad
· votar
Excelion
Recomendo as seguintes leituras:
The Theory of The Leisure Class Um clássico.
Fault Lines: How Hidden Fractures Still Threaten The World Economy (Principalmente os capítulos iniciais)
The Affluent Society - Alguns pontos interessantes também.
Existe um documentário da BBC - que em princípio acreditei ser apenas mais um para a classe média pseudo engajada britânica, mas que não o é - chamado "How many people can the world support/sustain". Muito interessante, e incrivelmente preciso em alguns pontos.
Em terras brasileiras basta olhas os anos 70 para ver o consumismo crescendo e sendo o ópio das massas (expressão que você usou primeiro, ok?)ou aguardar os próximos anos e o desastre econômico social que o crédito barato que é dado como esmola á classe média vai trazer para o Brasil como um todo.
Até amanhã.
Edit:
Bônus:
The Blank Slate: Modern Denial of Human Nature
Esse livro é uma obra de arte à espécie humana. (que não o merece).
Nos capítulos finais o autor estuda o fenômeno do consumismo (em geral, em todas as classes) com bases sociobiólogicas e suas implicações.
Edit 2:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1139
|
Headstock invertido Veterano |
# out/11
· votar
Estudando cultura de massa a gente entra em relativismo e isso me noja, então vou filtrar bem o que vou ler por aqui.
|
Konrad Veterano |
# out/11
· votar
Headstock invertido Estudando cultura de massa a gente entra em relativismo e isso me noja, então vou filtrar bem o que vou ler por aqui.
Se o relativismo moral te dá nojo pode ir seco nos três livros que indiquei!
|