Ajuda com a palavra "eventualmente"

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/11


    Segundo a maioria dos dicionários, essa palavra significa: adv.
    "De modo eventual.
    Que dependente de acontecimento incerto; casual; fortuito; possível mas incerto."
    "adv.
    1. De modo eventual.
    2. Usa-se para indicar uma possibilidade (ex.: o problema é eventualmente maior do que parece). = TALVEZ"

    No entanto, eu tenho lido muitíssimos textos em que essa palavra aparece com o mesmo significado de "finalmente", exemplo:

    "Eventualmente os japoneses americanos retornaram aos repectivos locais de origem e re-estabeleceram as suas vidas"

    "Se o governo da frente popular vencesse eventualmente os fascistas, ele utilizaria todo o seu poder para esmagar o proletariado"

    "Os dois acabaram por lutar na WrestlMania pelo título dos EUA, que Cena eventualmente venceu"

    Como faz?

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Black Fire
    1. De modo eventual.
    2. Usa-se para indicar uma possibilidade (ex.: o problema é eventualmente maior do que parece). = TALVEZ"


    Se for assim, as frases:

    "Eventualmente os japoneses americanos retornaram aos repectivos locais de origem e re-estabeleceram as suas vidas"

    "Os dois acabaram por lutar na WrestlMania pelo título dos EUA, que Cena eventualmente venceu"

    Estariam erradas!

    Pois ambas falam sobre uma coisa que já aconteceu, usando uma palavra que representa uma coisa que poderia acontecer...
    Né?

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    É, por isso eu tô confuso, mas já vi isso até em livros.

    ghostbastard
    Veterano
    # out/11 · Editado por: ghostbastard
    · votar


    Black Fire

    "Eventualmente os japoneses americanos retornaram aos repectivos locais de origem e re-estabeleceram as suas vidas"

    Era possível, mas incerto, que os japoneses ganhassem. Acabaram ganhando, eventualmente.

    "Se o governo da frente popular vencesse eventualmente os fascistas, ele utilizaria todo o seu poder para esmagar o proletariado"


    Acho que o se diz tudo nessa frase, não?


    "Os dois acabaram por lutar na WrestlMania pelo título dos EUA, que Cena eventualmente venceu"


    Cena venceu numa questão de sorte, eventualmente.



    Não vejo nada de errado nessas frases, não ta substituindo o finalmente, só ta dizendo que o que não era muito provavel, aconteceu.

    Excelion
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Excelion
    · votar


    Eu enfio meus advérbios onde eu quiser, eventualmente.

    Joseph de Maistre
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Black Fire

    Rá! Tive exatamente esse mesmo questionamento quando estudava italiano.

    Tradicionalmente, "eventual" e "eventualmente" têm no português apenas esse sentido mesmo que você citou: de modo eventual, incerto, uma possibilidade que pode se tornar concreta (ou não), algo que corre o risco de existir (ou não).

    Em Direito, por exemplo, a velha categoria do "homicídio com dolo eventual" se aplica àqueles casos em que o sujeito não tem a princípio a intenção de matar ninguém, mas mesmo assim assume os riscos desse resultado ao praticar uma ação que inevitavelmente ameace a integridade de outras pessoas (e.g., dois caras fazendo racha na rua).

    No francês (éventuellement), no espanhol e no italiano (eventualmente), o advérbio tem esse mesmo sentido de coisa incerta.

    Então por que no português hoje nós usamos muitas vezes com sentido de "finalmente"? Porque esse é o sentido do termo no inglês. Eventually significa finalmente, no final das contas, por fim. Só percebi claramente essa distinção porque, como uma das gramáticas de italiano que eu usei em meados de 2007/2008 era em inglês, fazia-se ali a ressalva explícita aos english speakers sobre a diferença entre os dois termos: eventualmente não é sinônimo de eventually na Itália (nem tampouco na França nem na Espanha).

    Mas como então o Brasil - um país com uma proporção de falantes do inglês menor do que a de qualquer país da Europa ocidental - chegou a esse ponto de absorver um significado estrangeiro à sua língua pátria? Creio que a explicação mais plausível é a má formação educacional da maior parte dos profissionais brasileiros, que, doa a quem doer, é comparativamente pior do que a dos estrangeiros.

    Por conta de um cluster colossal de traduções de má qualidade feitas ao longo de décadas, o inusitado do inusitado aconteceu: o sentido de um falso cognato conseguiu substituir o da palavra corrente.

    (através do mesmo processo neuro-linguístico pelo qual o vocábulo "sustentável" deixou de significar "estável" e se tornou "o que quer que os Papas da nova religião verde digam que é" ou pelo qual "liberdade" perdeu seu valor semântico tradicional para poder caber no discurso de movimentos esquerdistas. Mas deixa isso para lá...)

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eventualmente usado dessa forma é tão estranho quanto os que dizem:

    "detalhe importante"

    Bob Mauley
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eventual nao é a professora gostosa do Viciado em Guarana?

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    No entanto, eu tenho lido muitíssimos textos em que essa palavra aparece com o mesmo significado de "finalmente", exemplo:

    Será que não foi por uma tradução Google? Veja que, "finalmente", é sinônimo em inglês.

    http://www.merriam-webster.com/thesaurus/eventually

    Em português, na minha opinião, o uso está errado.

    Abs

    EternoRocker
    Veterano
    # out/11
    · votar


    "Eventualmente os japoneses americanos retornaram aos repectivos locais de origem e re-estabeleceram as suas vidas"

    Entenda esse eventualmente como "de vez em quando".

    Eventualmente como finalmente não existe.

    tambourine man
    Veterano
    # out/11 · Editado por: tambourine man
    · votar


    como faz?

    manda a sua sugestão para a editora do Houaiss, se pá vc ganha um brinde

    Konrad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tai uma palavra que eu não sei usar em português.

    Simonhead
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Konrad
    tai uma palavra que eu não sei usar em português.


    Nem eventualmente?

    tambourine man
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Creio que a explicação mais plausível é a má formação educacional da maior parte dos profissionais brasileiros, que, doa a quem doer, é comparativamente pior do que a dos estrangeiros.

    Por conta de um cluster colossal de traduções de má qualidade feitas ao longo de décadas, o inusitado do inusitado aconteceu: o sentido de um falso cognato conseguiu substituir o da palavra corrente.


    ou falar inglês é coisa chique e de dotô, vc nem precisa aprender direito

    Konrad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Simonhead
    Nem eventualmente?

    Muito eventualmente.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11
    · votar


    Konrad

    Atualmente, eventualmente uso. hehe

    Abs

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Resumindo o post do Joseph de Maistre:

    O verdadeiro significado de "eventualmente" foi substituído pelo do seu falso cognato do inglês, "eventually", que significa "finalmente", devido a um grande número de traduções errôneas. Este mesmo erro não ocorreu no italiano, nem no francês, nem no espanhol, pois os brasileiros são burros.

    tambourine man
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ˆ
    ˆ
    serviço de utilidade pública

    Will Bejar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Tradutor do Google... já não se traduzem mais livros como antigamente... huhauhauahuah

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    ghostbastard

    "Os dois acabaram por lutar na WrestlMania pelo título dos EUA, que Cena por um acaso (eventualmente) venceu" Seria, então assim?

    Concordo.

    sallqantay
    Veterano
    # set/13
    · votar


    eventualmente isso ia ocorrer

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com a palavra "eventualmente"