Parasita faz com que rato hospedeiro perca medo de gato

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11


    O protozoário Toxoplasma gondii altera os instintos de seus hospedeiros --no caso, os ratos-- em benefício próprio, segundo um estudo recente.

    Pesquisas realizadas nos últimos dez anos mostram que os roedores portadores do protozoário perdem o medo de gatos e se aventuram a explorar o ambiente, a ponto de se aproximarem da urina de um felino --o que tradicionalmente não ocorre por ela ser um indicativo de perigo eminente.

    Esse comportamento é ruim para os ratos, mas ótimo para o parasita: o toxoplasma se reproduz sexualmente apenas dentro do corpo dos gatos.

    Assim, o parasita infecta o rato, e o gato come o rato, abrindo possibilidade para o parasita se reproduzir.

    O toxoplasma também pode infectar outros animais, incluindo os humanos, nos quais causa a toxoplasmose --por isso a advertência para se evitar o contato com fezes de gatos.

    MANIPULADOR

    A forma como que o parasita muda o comportamento de um rato é explicada por cientistas da Universidade de Stanford (EUA).

    A infecção pelo toxoplasma ativa a região do cérebro do rato responsável pela atração sexual, e o cheiro da urina do gato age sobre este conjunto de neurônios como se o rato estivesse na presença de uma fêmea sexualmente receptiva.

    Os neurônios que desencadeiam a reação normal de medo imobilizante de gatos continuam ativos, porém, a mensagem é encoberta por sinais de atração sexual demasiadamente ativos, suspeitam os pesquisadores.

    O coautor do artigo publicado na revista "PLoS One", o neurologista Robert Sapolsky, e seus colegas examinaram o cérebro em atividade de 36 ratos, infectados e não infectados pelo parasita, expondo-os ao odor de um gato ou ao odor de uma fêmea de rato no cio.

    Eles se concentraram em estudar dois circuitos neuronais --o do medo e o da atração sexual. Essas duas atividades ocorrem essencialmente lado a lado, em uma região profunda denominada amídala, relacionada às emoções e a diversos comportamentos.
    A fim de detectar o nível de atividade cerebral, o grupo mediu a atividade de uma proteína que aparece apenas quando os neurônios estão ativos.

    A infecção pelo toxoplasma pode não ser a causadora direta do dano no cérebro, lembra Patrick House, estudante de graduação do laboratório Sapolsky, que conduziu a maior parte da pesquisa.

    "O parasita pode provocar uma inflamação ou algum tipo de reação que, por sua vez, afeta o cérebro", explica. "É quase certo que as infecções por toxoplasma em humanos não afetariam o comportamento da mesma forma que acontece com ratos", diz House.

    No mundo, cerca de 2 milhões de pessoas são infectadas pelo protozoário, sendo a ingestão de carne um dos meios de transmissão.

    Os sintomas iniciais são uma gripe leve e, depois dessa fase, o parasita forma cistos que se alojam no cérebro.
    Eles permanecem no local por décadas e acredita-se que exerçam pouco ou nenhum efeito em adultos, com exceção de pessoas com o sistema imunológico comprometido.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ufa, quase...

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tópico gasto, nem vou ler..mimim

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    LOL!

    ...

    Nem li!

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Esperto esse parasita.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Esse negócio seria perfeito pra fazer uma historinha de moral.

    Do tipo: Assim como o rato que perde o medo do rato por estar infectado por um parasita, você perde o medo do *---*por estar tomado pelo *---*

    Ésó preencher de acordo com a discussão que você quiser.

    AnaClara
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Que protozoário mais safadinho

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tem membo do OT na fila pra ser cobaia humana pra ver se perde medo de mulher

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Parasita faz com que rato hospedeiro perca medo de gato