Cientistas criam rede neural artificial feita com moléculas de DNA

    Autor Mensagem
    AnaClara
    Veterano
    # jul/11


    Lulu Qian e seus colegas do Instituto de Tecnologia da Califórnia construíram uma rede neural artificial de DNA, criando um circuito de moléculas capazes de se recordar de memórias com base em padrões incompletos.

    É mais ou menos assim que o nosso cérebro faz, quando um acontecimento inteiro é lembrado a partir de um pequeno "fio da meada", como a visão de uma foto ou mesmo um cheiro.

    A equipe de Qian e Erik Winfree já havia criado um processador molecular com fitas de DNA, capaz de calcular uma raiz quadrada, mas agora eles queriam algo mais simples, para demonstrar o conceito de uma rede neural funcionando em meio líquido, mais próximo dos sistemas biológicos.

    "Nós nos perguntamos se, em vez de uma rede de células neurais, fisicamente conectadas, uma sopa de moléculas em interação poderia exibir um comportamento parecido com o do cérebro," conta Qian.

    E o experimento mostrou que a resposta para a pergunta é sim.

    Jogo de leitura da mente

    Composta por quatro neurônios artificiais, construídos com 112 fitas diferentes de DNA, a rede neural é capaz de participar de "um jogo de leitura da mente, na qual ela tenta identificar um cientista misterioso".

    Os pesquisadores treinaram a rede neural para que ela "conhecesse" quatro cientistas, cujas identidades são representadas por um conjunto específico e único de respostas a quatro perguntas com respostas do tipo "sim ou não".

    Depois de pensar em um dos quatro cientistas, um jogador humano fornece um subconjunto incompleto de respostas, que identifica parcialmente o cientista no qual ele pensou.

    O jogador então transmite as pistas para a rede, colocando no tubo de ensaio fitas de DNA que correspondem às suas respostas.

    Comunicando-se por meio de sinais fluorescentes, a rede neural de DNA identifica qual é o cientista que o jogador tem em mente.

    Ou, caso não consiga a resposta, a rede pode "dizer" que não tem informações suficientes para escolher apenas um dos cientistas em sua memória, ou que as pistas contradizem suas lembranças.

    Os pesquisadores jogaram este jogo com a rede utilizando 27 formas diferentes de responder às perguntas (de um total de 81 combinações), e ela respondeu corretamente todas as vezes.



    A rede neural é capaz de participar de "um jogo de leitura da mente, na qual ela tenta identificar um cientista misterioso".

    Aplicações futuras

    Segundos os pesquisadores, sistemas bioquímicos com inteligência artificial - ou, pelo menos, com algumas capacidades básicas de tomada de decisão - podem ter aplicações na medicina, química e na pesquisa biológica.

    No futuro, estes sistemas poderão operar dentro de células, ajudando a responder questões biológicas fundamentais ou diagnosticar uma doença.

    Processos bioquímicos que possam responder de forma inteligente à presença de outras moléculas poderão permitir que os engenheiros sintetizem produtos químicos cada vez mais complexos, ou construam novos tipos de estruturas, molécula por molécula.

    Fontana

    Primeira coisa que eu pensei quando eu vi essa matéria:
    Invasão robo cada vez mais proxima da realidade.

    Previsão: 36585658956659565 Posts

    renansena777
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Lulu Qian e seus colegas do Instituto de Tecnologia



    HAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHUHUA

    qew
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Nossa, que interessante... =/

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Nossa isso parece artigo do "Scientific American" , deve ser interessante, mas to numa preguiiiiça de ler tudo hahahah, hj o dia vai ser longo então vou me poupar , dps eu leio hahaha

    russobass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    aprendi Redes Neurais na faculdade.


    excelente matéria, boa idéia para estudo e tese de mestrado.

    Primeira coisa que eu pensei quando eu vi essa matéria:
    Invasão robo cada vez mais proxima da realidade.


    nem pra tanto.

    Mr. Joe
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Mr. Joe
    · votar


    o futuro em que a humanidade será mentalmente controlada pelo governo/Illuminati está próximo!

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    AnaClara
    Complicado de entender esse trem. Seria tipo uma Inteligência Artificial??

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    AnaClara

    Acho que muita gente vai confundir isso com redes neurais artificiais em computador...

    dibass

    O artigo fala em moléculas, meio líquido, DNA, sistemas bioquímicos... É sim um tipo de inteligência artificial, mas não implementada em computador.

    IA é a minha praia, mas química não.

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog
    Mas seria possível linkar os dois??

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: J. S. Coltrane
    · votar


    Esse tipo de notícia sempre me lembra aquela profecia do F. Bacon

    "Pelo pecado o homem perdeu a inocência e o domínio das criaturas. Ambas as perdas podem ser reparadas, mesmo que em parte, ainda nesta vida; a primeira com a religião e com a fé, a segunda com as artes e com as ciências. Pois a maldição divina não tornou a criatura irreparavelmente rebelde"

    mateussch
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    É tipo o akinator?

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    dibass

    Não sei, eu não entendo de bioquímica! =P

    Fidel Castro
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Agora sou uma CPU.

    Vou aumentar minha RAM com issaê. Só grampear no cérebro.

    Zandor
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Em breve poderemos ter pokemons na vida real

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Lekaul

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cientistas criam rede neural artificial feita com moléculas de DNA