Falácias Lógicas - Argumentação

    Autor Mensagem
    Fireyeah
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Fireyeah


    Antes de começar a falar sobre o tema, eu só queria explicar o motivo de estar fazendo ele. Eu estou realizando um trabalho que represento um membro do comitê de relações internacionais, e vou participar de um debate. Meu professor me indicou esse tema, para tentar me melhorar minha linha argumentativa; Eu achei o assunto interessante e resolvi compartilha-lo.
    O que é uma falácia lógica?
    É um argumento aparentemente consistente, mas não representa suporte algum para a premissa(o que a pessoa está tentando provar). Coisas como:
    'Todo Corinthiano é ladrão'
    'Agora que a relação homoafetiva foi aceita, vão legalizar a pedofilia'
    'Se Platão disse X, X é verdade'

    Que são coisas que você já deve ter ouvido falar, são absolutamente falaciosas. E o detalhe maior é que, devido ao desconhecimento deste fato, muitas pessoas realmente acreditam nisso. Certa vez, discutindo a Teoria da evolução, um amigo me solta essa:
    'Se a Teoria da evolução é verdade, por que os macacos do zoológico não viram pessoas?'
    E se você não viu por que essa frase é totalmente sem nexo, continue lendo.

    É de suma importância o conhecimento dessas falácias, para não apenas melhorar sua linha argumentativa, como também reconhecer as das outras pessoas. Eu vou começar explicando as três que citei no início:
    'Todo Corinthiano é ladrão' - Com quais dados a pessoa afirma isso? Alguma pesquisa? Certamente não. E mesmo assim, se existisse uma parcela grande de corinthianos na cadeia, isso não faria com que todos fossem ladrões. Essa é uma falácia chamada de Apelo à generalização não qualificada.
    'Agora que a relação homoafetiva foi aceita, vão legalizar a pedofilia' - Frase proferida pelo queridíssimo Jair Bolsonaro. Ela me chamou a atenção porque percebi que várias pessoas realmente acreditaram nela. Vou pegar outra frase que comete o mesmo erro: "Se nós legalizarmos a maconha, então mais pessoas iriam começar a tomar crack e heroína, e nós teríamos que legalizar eles também. Bem antes nós teríamos uma nação cheia de viciados em drogas na assistência social. Portanto nós não podemos legalizar a maconha."
    Não existem provas concretas que pessoas irão usar heroína e crack pelo fato de haver a liberação da maconha, da mesma forma que não existem provas de que a pedofilia seria legalizada pelo fato da união homoafetiva ter sido reconhecida. Ambas falácias partem de uma premissa factual e sugerem que eventos irão seguir tal, sem elementos concretos para tal pensamento. Essa falácia é chamada de Argumento do declive escorregadio ou Bola de Neve.
    'Se Platão disse X, X é verdade' - Essa é basicamente a mesma linha de 'Eu sou advogado formado a 20 anos, já fiz palestras no exterior e já tive publicações em grandes jornais; Logo minha lógica é melhor que a sua' Os feitos de uma pessoa não remetem ao fato dela passar pelo crivo da lógica e da razão, e ambas sentenças pecam no sentido de um pré-julgamento: 'Se foi Platão e o advogado fodão quem disseram, eles estão certos'. O ponto aqui é:
    Não importa se o argumentador sou eu, você, Platão, Lula, a Chiquinha, o Chapolin Colorado ou o bêbado da esquina: O que importa é a argumentação, não o argumentador.
    Essa falácia é chamada de Apelo à Autoridade.

    Duas coisinhas que eu gostaria de reforçar:
    Opinião não é argumento - Ou seja, não existem dados, números ou nada concreto que você possa dar para uma pessoa para provar que a sua opinião é melhor, pois essa característica é inerente do empirismo de pessoa para pessoa. Se o Renato Russo é um bom cantor pra mim, por que ele tem uma voz grave e brilhante, outra pessoa pode achar ele um péssimo cantor, pela sua voz grave e brilhante. Discutir opinião é perda de tempo. Mas é importante ressaltar o momento que uma opinião de uma pessoa vira uma opinião comum: Aí ela deve ser discutida, caso contrário ocorre estagnação de valores, que eu considero uma das piores coisas que uma sociedade pode ser: Retrógrada.
    Então surge um problema com a velha máxima: 'Religião, futebol e política não se discutem' - Futebol tudo bem, pois é um valor empírico, só que religião e política fazem parte da sociedade em si, e mais que isso: Forma a sociedade em si. A discussão destes dois não é só boa: É necessária.
    Uma falácia não distorce todo o argumento Se eu digo: O Hendrix é um bom guitarrista porque ele é negro e porque ele treinou muitos anos. Eu cometi a falácia de achar que o fato de Hendrix ser negro o tornava um bom guitarrista, mas também falei que ele treinou muitos anos para isso, o que é algo relevante. Portanto, quando alguém comete uma falácia, não necessariamente toda sua linha de raciocínio está equivocada.

    Finalizando, se alguém leu até aqui e ficou interessado, busque no google mais informações sobre. Qualquer dúvida, pode postar aí que eu tento responder. E só pra tentar fazer vocês pensarem: Por que a afirmação 'Se a Teoria da evolução é verdade, por que os macacos do zoológico não viram pessoas?' é uma falácia lógica.
    Dissertem, trollem, comentem(ou não).

    Strogni
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    primeiro

    Arcanjo Lúcifer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Sim

    rodri26
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    post solidário

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    achei que tivesse algo a ver com o tópico da paula fernandes...

    Pesadelo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tl;dr

    rodri26
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: rodri26
    · votar


    Fireyeah
    Dissertem, trollem, comentem(ou não).

    nem precisava enfatizar.

    marcosshrp
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    cara, eu adoraria participar do seu tópico.. mas agora é meio tarde e eu to com preguiça de pensar..a manha eu venho aqui e posto algo útil.

    :**

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Fireyeah
    Legal, li tudo e agora sei o que é falácia, porém, não importa, por mais que você diga frases do tipo Gosto é igual c*, cada um tem o seu, se tu ver um "mano" falando que Pink Floyd é lixo e que Akon é melhor, aposto que na hora (se tu for fã de Pink Floyd) tu vai começar a achar que seu gosto é melhor, e então começar a criticar o gosto do outro cara (o mesmo que ele está fazendo).
    É bem polêmico isso, infelizmente, nunca o homem vai deixar de passar por isso, até porque, faz parte da necessidade dele de superioridade, afinal, até a pessoa mais humilde do planeta, um dia já se achou superior que outra.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    PS: O único jeito de acabar com a "falsa" superioridade do homem em relação a música, futebol, religião, politica, etc. é unificando-o. Por exemplo, criar só um estilo musical (com músicas exatamente iguais), times de futebol identicos, uma só religião (incluindo a falta dela), uma só ideologia política e o mesmo modo de governar, etc...
    Por tanto, já dá pra ter uma noção de como é dificil deixar de lado um tema, que por mais que pareça bobo, é polêmico.

    ROo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Vale ler sobre silogismos. Se for possível os textos do Aristóteles sobre lógica e os avanços dele nessa área de argumentação e posteriormente as alterações na Idade Média.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Como vencer um debate sem precisar tem razão - Arthur Shopenhauer >> este tópico

    Kaíque
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Codinome Jones
    ja leu?

    rodri26
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    O único jeito de acabar com a "falsa" superioridade do homem em relação a música, futebol, religião, politica, etc. é unificando-o. Por exemplo, criar só um estilo musical (com músicas exatamente iguais), times de futebol identicos, uma só religião (incluindo a falta dela), uma só ideologia política e o mesmo modo de governar, etc...

    por favor, me diz que vc ta brincando.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Kaíque
    Por cima, tenho aqui comigo mas ainda não tive tempo.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rodri26
    Então vai, como acabar com a falsa superioridade do homem? Aliás, só esse seu post já foi uma falsa superioridade, e também, uma falsa e incorreta interpretação do que eu postei. Dá proxima vez, tente entender o contexto em que postei, e não as palavras sozinhas.

    eumesmah
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ooooo sono que não chega

    rodri26
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    Então vai, como acabar com a falsa superioridade do homem?

    pelo o que eu entendi é que vc ta dizendo que o unico jeito de acabar com a "falsa superioridade do homem" é unificando tudo.
    sem mais palavras.

    eumesmah
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    nerds detected

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rodri26
    Já parou pra pensar que é impossivel unificar tudo? E se for impossivel unificar tudo, a falsa superioridade do homem nunca acabaria (segundo o que eu disse)?

    Se você interpretasse tudo o que eu disse, entenderia o seguinte: é impossivel acabar com a falsa superioridade do homem. Pronto.

    ASKER
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    se tu ver um "mano" falando que Pink Floyd é lixo e que Akon é melhor, aposto que na hora (se tu for fã de Pink Floyd) tu vai começar a achar que seu gosto é melhor
    logicamente

    rodri26
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    entao, dono da verdade, me explica porque 0.5 . 0.5 da 0.25?

    Keys Master
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Keys Master
    · votar


    rodri26
    entao, dono da verdade, me explica porque 0.5 . 0.5 da 0.25?

    oq isso tem a ver com o paradoxo proposto pelo rapaz que peida??

    aah, e se vc já aprendeu a multiplicar números decimais, faz aí num papel e descubra sozinho ¬¬

    EDIT: já tá explicado no link ali embaixo

    rodri26
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Keys Master

    segura ai.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    A razão já last week, a moda agora é a trollagem.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ^
    Isso que o bolsonaro tá fazendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falácias Lógicas - Argumentação