Educação e Copa 2014: Pensei que eu era o único maluco nesse país tem mais!

    Autor Mensagem
    BOREU
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: BOREU


    Algumas vezes aqui no FCC tenho defendido a tese que a nossa Educação precisa de um tratamento de choque e alguns até, de sacanagem, diziam que o Haddad, estaria lendo meu tópico.

    Mas a minha utopia não é coisa de maluco solitário, pois pesquisando no portal Terra encontrei essa pérola:

    Passei, nesses últimos dias, meu olhar pelo noticiário nacional e não dá outra: copa do mundo, construção de estádios, ampliação de aeroportos, modernização dos meios de transportes, um frenesi em torno do tema que domina mentes e corações de dez entre dez brasileiros.

    Há semanas, o todo-poderoso do futebol mundial ousou desconfiar de nossa capacidade de entregar o "circo da copa" em tempo hábil para a realização do evento, e deve ter recebido pancada de todos os lados pois, imediatamente, retratou-se e até elogiou publicamente o ritmo das obras.


    Fiquei pensando: já imaginaram se um terço desse vigor cívico-esportivo fosse canalizado para melhorar nosso ensino público? É... pois se todo mundo acha que reside aí nossa falha fundamental, nosso pecado social de fundo, que compromete todo o futuro e a própria sustentabilidade de nossa condição de BRIC, por que não um esforço nacional pela educação pública de qualidade igual ao que despendemos para preparar a Copa do Mundo?

    E olhe que nem precisaria ser tanto! Lembrei-me, incontinenti, que o educador Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação e hoje senador da República, encaminhou ao Senado dois projetos com o condão de fazer as coisas nessa área ganharem velocidade de lebre: um deles prevê simplesmente a federalização do ensino público, ou seja, nosso ensino básico passaria a ser responsabilidade da União, com professores, coordenadores e corpo administrativo tendo seus planos de carreira e recebendo salários compatíveis com os de funcionários do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Que tal? Não é valorizar essa classe estratégica ao nosso crescimento o desejo de todos que amamos o Brasil? O projeto está lá... parado, quieto, na gaveta de algum relator.

    O outro projeto, do mesmo Cristovam, é uma verdadeira "bomba do bem". Leiam com atenção: ele, o projeto, prevê que "daqui a sete anos, todos os detentores de cargo público, do vereador ao presidente da República serão obrigados a matricular seus filhos na rede pública de ensino".

    E então? Já imaginaram o esforço que deputados (estaduais e federais), senadores e governadores não fariam para melhorar nossas escolas, sabendo que seus filhos, netos, iriam estudar nelas daqui a sete anos? Pois bem, esse projeto está adormecido na gaveta do senador Antônio Carlos Valladares, de Sergipe, seu relator. E não anda. E ninguém sabe dele.

    Desafio ao leitor: você é capaz de, daí do seu conforto, concordando com os projetos, pegar o seu computador e passar um e-mail para o senador Valadares (antoniocarlosvaladares@senador.gov.br) pedindo que ele desengavete essa "bomba do bem"? É um ato cívico simples. Pela educação. Porque pela Copa já estamos fazendo muito mais.

    Jorge Portugal
    é educador, poeta e apresentador de TV. Idealizou e apresenta o programa "Tô Sabendo", da TV Brasil.

    Fonte: Terra Magazine


    Quando eu disse - podem ler tópicos anteriores - que o ensino público deveria ser frequentado por pessoas influentes (filhos de autoridades e grandes empresários) para voltar a ter qualidade nem sonhava com a existência desses projetos do Senador Buarque. Mas pelo jeito é é tão maluco quanto eu.

    Fica aberta a discussão, mais uma vez.

    Copa do Mundo e Educação, dois pesos e duas medidas!

    Posso ser maluco, mas não sou o único! Valeu galera....

    Simonhead
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ...todos os detentores de cargo público, do vereador ao presidente da República serão obrigados a matricular seus filhos na rede pública de ensino...

    Parece sensato. Gostaria de acreditar que isso vai sair do papel e se tornar algo posto em prática. Repeito o Cristovam, até votei nele para Senador, mas tem coisa que ele não fez e ferrou com o DF quando governador daqui (1994/1998).

    Ainda assim, desejo boa sorte a ele e a outros parlamentares 'do bem'.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Simonhead


    As vezes eu penso que o justo seria qualquer sujeito que entrasse ou tentasse entrar para a política, deveria ser concursado antes de tentar concorrer a algum tipo de eleição.

    Deveria ter o passado investigado e a necessidade de verificar antecedentes criminais.

    AnaClara
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    A solução pra educação do Brasil esta longe de ser matricular fihos de gente influente nas escolas publicas. Ate onde eu tenho conhecimento, muitas escolas que eu frequentei ou visitei, e que eram publicas, eram otimas escolas e que hoje em dia varios dos que sairam dessas tais escolas sao pessoas influentes tambem (logico que quem correu atras).
    As escolas reformadas, que receberiam investimento seriam apenas aquelas que ficam em locais de frente de governo, e assim, onde realmente há a necessidade de reformulação, ficaria deixado de lado como sempre.

    Simonhead
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    AnaClara

    Great post!

    Murillo Wendel
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    AnaClara


    Verdade

    BOREU
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    AnaClara

    Ana, sou um cara que pesquisa bastante e percebo que és bastante atuante aqui no FCC, especialmente no OFF TOPIC.

    Você é eclética e escreve post coerentes, alguns engraçados, outros polêmicos e muitos de grande utilidade.

    Apesar de ter sido cadastrada aqui no fórum há poco tempo - apenas no início do ano - possui qualidades de uma Veterana e está qualificada para travar debates em alto nível e ao mesmo tempo participar de tópicos fúteis- em tese - fazendo piadas inteligentes respeitando as regras. Essa é minha opinião a seu respeito. Pode ser que alguém discorde. "No problem..."

    Não estou puxando teu saco à toa, mas em razão de ter lido diversos tópicos seus e condordar com grande parte de vários comentários postados aqui.

    Acho que como universitária, jovem, atuante e proativa, podes abrir discussões sobre vários temas de interesse público.

    Como tenho certeza que a grande maioria dos participantes do FCC não está aqui para perder tempo com bobagens, com raras excessões - aliás, existem regras justamente porque existem excessões - creio que outros usuários poderiam fazer deste fórum um ambiente para debates construtivos, sem perder o tom de gozação peculiar ao OT. Como dizem alguns: Eu perco o amigo, mas não perco a piada...hehehe..

    Valeu Ana Clara. Ao demais colegas, grato pela opinião também. Vamos em frente e boa sorte a todos nós.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    AnaClara
    Provavelmente isso aconteceria, por causa da belíssima classe que governa nosso país. Mas o projeto parece ser bom, com algumas mexidas e, principalmente, com bom senso de quem governa, dá pra fazer maravilhas.

    Foda é ter que depender de político...

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Me passa o link do texto.

    Fidel Castro
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Hair peace. Bed peace


    é nózes

    BOREU
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Luiz Almeida

    Claro colega. Segue o link do texto, conforme solicitado.

    Abraços.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    BOREU

    Valeu cara, vou dar uma repassada nessa mensagem e vamos ver no que dá!

    AnaClara
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    BOREU
    Obrigada pela análise. hehe.
    Eu procuro participar dos topicos dentro do contexto deles. Quando é para brincar, eu brinco, quando é pra falar serio eu falo sério. é assim que funciona, né?

    Apesar de ir totalmente o contrario do que muita gente daqui sugere ser, eu vejo isso aki como algo construtivos algumas vezes.

    E fico feliz que ache isso de mim. Obrigada.

    Ken Himura
    Provavelmente isso aconteceria, por causa da belíssima classe que governa nosso país.

    Sim. Infelizmente a grande maioria dos politicos, que deveriam estar lá pra defender a população, estao apenas procurando maneiras de trabalhar menos e ganhar dinheiro facil.

    Mas enfim, esse projeto pode ser um bom Começo, mas só isso.

    QUARESMA
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    BOREU
    Juro que pensei nisso ha uns 10 minutos atrás, e agora vi seu tópico...

    Alem da educação, acho que poderia ser feito a mesma coisa na saúde...ai quero ver, vamos ver se sentindo na pele eles dão jeito, e talvez a gente não precise pagar 2 vezes (impostos + particular) pra ter um serviço minimamente decente.

    BOREU
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Luiz Almeida

    É isso aí cara! Já fiz a mesma coisa.


    AnaClara

    Por nada, colega. Foi o que constatei. Você merece!


    QUARESMA

    Boa, colega. Na saúde realmente deveria ocorrer o mesmo, concordo.

    Aliás, "No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos estão tristes.
    Na educação é o 85º e ninguém reclama..."

    EU APOIO ESTA TROCA:

    TROQUE 01 PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

    O salário de 344 professores que ensinam é igual a de apenas um parlamentar que rouba (com as devidas excessões).

    Plebiscito para a redução na Câmara Federal, Assembléias Legislaticas e Distrital e Câmaras de Vereadores. E no Senado, bastam dois por unidade da Federação...pra que mais?

    Essa é uma campanha que vale a pena!

    Nota: A ideia não é de minha autoria, mas de um empresário gaúcho de São Leopoldo (Geremia Ltda.) revoltado por ser multado pelo INSS por extender a jornada de trabalho para TODOS os funcionários que desejassem fazer cursos profissionalizantes bancados por ele.

    Segundo o auto de infração, no valor de 26 mil reais, o empresário além de pagar as horas extras, também teria que pagar a contribuição da empresa (a dos funcionários ele já recolhia).

    Eis o desabafo do empresário na íntegra.

    Valeu!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Não adianta, isso não vai acontecer. Acham que os políticos iriam fazer algo que prejudicasse a putaria deles?!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    #BombaNoSenadoJá!

    -Dan
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Esse projeto do Cristovam vai fazer uns 40 anos já, arquivadinhozinho.

    joaormrt
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    multi do fabricio92

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Educação e Copa 2014: Pensei que eu era o único maluco nesse país tem mais!