Autor |
Mensagem |
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# jun/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
Hoje a professora passou um exercicio, eu consegui pelo jeito lógico, porém, tentei aplicar sistemas de equação e não consegui, se alguem conseguir, era um quadrinho, vou postar só o texto e uma descrição das ilustrações:
Menino: Pai, estou aprendendo sobre os sistemas de equações. O senhor sabe em que podemos emprega-los? Pai: Filho, veja bem, esse é um exemplo no qual você pode aplicar o que está estudando! Uma charada: estou vendo 11 veículos estacionados, e você? *o pai diz isso olhando sobre um muro, no qual do outro lado tem varios carros, o garoto não consegue ver por cima, então olha por baixo para ver os carros* Menino: Estou vendo 38 rodas!! Como pode? Não são 11 veículos? Pai: Há carros e motocicletas aqui! Quantos de cada um?
Enfim, eu acho que consegui montar a conta, porém não sei o que fazer depois, vejam se esta certo (e se puderem falem o que tenho que fazer):
{ 4x+2y = 38 { x+ y = 11
Valeu pela compreensão.
|
ASKER Veterano |
# jun/11
· votar
2+2=4
|
Codinome Jones Veterano |
# jun/11
· votar
x = 11-y
4(11-y)+2y=38 x+y=11 44-4y+2y=38 x=11-3 -2y=-6 x=8 y=3
|
thebassx Veterano |
# jun/11
· votar
certinho. parabens.
|
# jun/11
· votar
Merda, ficou tudo junto.
|
_Felipe_Rock_n_Roll_ Veterano |
# jun/11 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar
Faz por soma. Multiplica a segunda equaçao por -4 e soma os semelhantes (x com x, y com y e assim vai). Não sei se vai rolar, mas eu sempre tento assim.
|
thebassx Veterano |
# jun/11
· votar
eu resolveria asim
{ 4x+2y = 38 ( / 2) { x+ y = 11
2x + y = 19 x + y = 11
(1a) - (2a) -> leva que x = 19 - 11, entao x = 8
substói na 2a y = 11 - 8 = 3.
|
# jun/11
· votar
Codinome Jones Entendi quase tudo, menos essa parte: x=11-3, de onde tirou o 3?
|
# jun/11
· votar
Ou voce multiplica a segunda equação por -2
{ 4x+2y = 38 { -2x-2y=-22
Corta-se os y's
2x=16 x=8
Depois substitui o 8 em alguma das duas equações pra achar o y.
|
# jun/11
· votar
thebassx Vou tentar do seu jeito também.
|
DrStrangelove Veterano |
# jun/11
· votar
Não tem segredo. Substitui e resolve.
|
# jun/11
· votar
Codinome Jones Valeu, consegui entender esse lance de multiplicar, embora a professora não tenha ensinado ainda, eu consegui fazer pelo seu jeito.
_Felipe_Rock_n_Roll_ É a mesma coisa que o do Codinome Jones, porém no seu você cortaria o x, no dele ele cortou o y.
DrStrangelove Valeu, já consegui.
Valeu a todos que colaboraram também, consegui resolver com a ajuda de vocês. Vou fechar o tópico..
|