Os donos da educação

    Autor Mensagem
    Dylan Thomas
    Veterano
    # jun/11


    O manuseio da educação para fins políticos e ideológicos passou a ocupar o centro da reflexão acadêmica. Alunos dos cursos de formação para o magistério contam-me que é difícil encontrar, para seus estudos, literatura não marxista. Não sugiro, aqui, que ela não circule. Trato, diferentemente, de apontar o produto visível das ideias dominantes. Eis por que, leitor, não passa ano sem que seja inutilmente denunciada a manipulação ideológica dos livros didáticos. Eis por que o MEC aprovou um livro de história com elogios ao governo Lula e críticas ao governo FHC (imagine-se o resto da história). Eis por que as provas do ENEM contêm perguntas com a mesma orientação. Eis por que o tal kit-gay foi contratado pelo MEC junto a uma ONG de homossexuais para distribuição nas escolas e só foi barrado (se é que de fato foi) porque virou moeda troca no kit-blindagem do ministro Palocci. Vergonha? Vergonha é para quem tem.

    Escrevo sobre inevitáveis relações de causa e efeito. Escrevia quando era previsível e agora escrevo sobre o constatado. A Educação no Brasil, com a malícia de alguns e a dócil ingenuidade de quase todos, deu uma banana para as expectativas sociais, para as necessidades nacionais, para o direito dos jovens e das famílias, para o futuro da pátria, e passou a fazer o que seus donos desejam. O livro do MEC que denuncia a Gramática como instrumento de dominação cultural tem tudo a ver com isso.


    Percival Puggina


    A educação como mero joguete político ao passo que linguistas* defendem "cientificamente" a correção de expressões do tipo: "os livro" ou "nós pega os peixe". Uma solução? Eduqueis vossa descendência como a um pequeno Bertrand Russell, fluente em grego clássico e latim em fase pré-púbere.


    *Linguística, i.e., ciência moderna, estuda a língua como um organismo multifacetado, em constante mutação, impossível de ser aprisionado em preceitos que regulem o seu emprego.

    rodri26
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    vou ler.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Uma solução? Eduqueis vossa descendência como a um pequeno Bertrand Russell, fluente em grego clássico e latim em fase pré-púbere.

    Prefiro que meu filho conquiste as meninas.

    Mas uma devida educação que faça com que não leve professoras de história a sério, acredito que basta.

    Pesadelo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Vou esperar o filme.

    vitaoma
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Uma solução? Eduqueis vossa descendência como a um pequeno Bertrand Russell, fluente em grego clássico e latim em fase pré-púbere.

    Educa a ti mesmo em português primeiro.

    vitaoma
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    /todebrinks

    Mas sim, é isso mesmo. O meu primeiro ano inteiro de colegial aprendemos história por modos de produção, só no segundo ano que eu fiquei sabendo através da sociologia que há a visão durheiminiana e webberiana.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/11
    · votar



    Uma solução? Eduqueis vossa descendência como a um pequeno Bertrand Russell, fluente em grego clássico e latim em fase pré-púbere.

    Educa a ti mesmo em português primeiro.


    Euri

    Dylan Thomas
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Dylan Thomas
    · votar


    vitaoma
    Black Fire

    Caralho, vocês não sabem a diferença entre modo imperativo e modo subjuntivo?

    Eduqueis, i.e., segunda pessoa do plural, tempo presente, modo subjuntivo.

    No mais, a citação "A Educação no Brasil, com... a dócil ingenuidade de quase todos, deu uma banana para as expectativas sociais, para as necessidades nacionais, para o direito dos jovens e das famílias, para o futuro da pátria..." aplica-se ao contexto. haha


    brunohardrocker

    Não se esqueça da língua francesa, aquela dos libertinos. haha

    LeD_HaleN
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: LeD_HaleN
    · votar


    texto grande...

    Zandor
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Normalmente quem é contra é estudante de letras revoltado porque escolheu o curso errado e quer se sentir importante

    ROTTA
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Dylan Thomas

    Há anos o estudo da sociologia anda (lamentavelmente) impregnado por tendências esquerdistas que me dão nojo. Ouse questionar e seja reprovado!

    Abraços.

    The Fixer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: The Fixer
    · votar


    Dylan Thomas

    Concordo com o que o autor disse com relação o Enem e aos livros didáticos manipulados.

    Durante os meus 1ºe 2º anos do ensino médio, tive um livro de história em que o autor dava as suas opiniões pessoais, sempre de cunho esquerdista,quando o ideal seria que ele não desse opinião pessoal alguma. Mas hoje é muito difícil achar um professor de história que conteste esse tipo de coisa. Só depois que saí do colégio que refleti sobre isso.

    A própria doutrina de análise histórica atual é marxista, que não é de todo o mal, pois essa escola (não estou lembrado agora do nome, mas todo pre-vestibulando sabe) combateu uma visão positivista de que só quem escreve a história são os grandes homens, nobres, ricos e etc.

    O problema é quando alguns professores tentam ensinar o Marxismo ao pé da letra, aí acabam fazendo justamente o inverso do que eram para fazer, ao invés de ensinar, manipulam.

    Dia desses vi uma entrevista do Cristovam Buarque e outra convidada do MEC. Eles debatiam justamente sobre essa "banalização" da língua portuguesa. Em determinado momento, o Cristovam tocou num ponto importante e que deixou a própria representante do MEC sem ter palavras para contestar. Ele disse que quando alguém fala "nós vai" em determinado meio sociocultural é compreensível pelo grau de instrução que aquela pessoa possui, entretanto não é certo e deve sim ser corrigido. O que acontece é que hoje em dia o compreensível está se tornando o correto, se é que me entendem.

    No meu colégio, os professores sempre pegavam muito pesado com relação a gramática. Fazíamos redações toda semana praticamente e a correção era bastante rigorosa.Com o tal do Enem, tudo ficou muito relativizado... se não me engano, o candidato tem direito a cometer um erro ortográfico mais de cinco vezes. Começamos a aprender novas matérias que eram completamente inúteis e não mediam nenhum conhecimento. Dava pra ver que os próprios professores se sentiam incomodados em dar aquele "conteúdo".

    O MEC é o mais podre dos ministérios. Fala em democratização da educação, mas quer impor suas regras sem ser contestado. Um exemplo disso é a própria correção das provas de redação. Nós não sabemos quem corrigiu e qual o critério, só sabemos a nota e só. Grande exemplo de democracia...

    Agora cartilha anti-homofobia sai rapidinho.

    DrStrangelove
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Vouchers e privatização do ensino superior são a única solução.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Gaiteiro15
    · votar


    Uma coisa é respeitar a linguagem informal, outra bem diferente é ensinar e iniciar a criança no erro.
    Sou fã do Puggina por causa das ideias que ele tem em relação aos professores tendenciosos, tenho um de sociologia que traz pra aula aquele cocô que é a revista Mundo Jovem. No mínimo desesperador.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROTTA
    Há anos o estudo da sociologia anda (lamentavelmente) impregnado por tendências esquerdistas que me dão nojo. Ouse questionar e seja reprovado

    É lamentável mesmo, só entrar em qualquer curso que ignora o mercado (na UFSC todos com exceção do centro tecnológico e uma ou outra área) em uma universidade federal pra ver como é.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ROTTA
    Há anos o estudo da sociologia anda (lamentavelmente) impregnado por tendências esquerdistas que me dão nojo. Ouse questionar e seja reprovado!
    Pior que é verdade.
    Por isso que nem presto atenção nas aulas de sociologia e filosofia, é tudo muito prevísivel, tudo voltado ao politicamente correto.

    Minha professora de filosofia me da nos nervos quando vem com aquele discurso sobre ética, todo "politicamente correto".
    E as aulas de sociologia ta parecendo sessões de psicologia grupal. Blérgh!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Tinha lido isso:


    Investir na educação é contra a lei, diz o INSS ao empresário
    Amigos, é preciso divulgar essas notícias. Leiam, esse ABSURDO!

    INDIGNAÇÃO: EMPRESÁRIO DE SÃO LEOPOLDO - RS

    Silvino Geremia é empresário em São Leopoldo , Estado do Rio Grande do Sul. Eis o seu desabafo: "Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em educação é contra a lei . Vocês não acreditam?

    Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa. Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá. Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo. Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.

    Este ano, um fiscal do INSS visitou a empresa e entendeu que educação é salário indireto. Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS. Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários?

    Leiam o restante, se quiserem, ou não:
    http://movimentoordemvigilia.blogspot.com/2011/04/investir-na-educacao -e-contra-lei-diz-o.html

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Luiz Almeida
    What the fuck ...?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os donos da educação