Avião da TAM escapa de colisão perto de Brasília

Autor Mensagem
GuitarHouse
Veterano
# mai/11 · Editado por: GuitarHouse


Isso foi ontem e só a veja noticiou pelo que pesquisei.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/aviao-da-tam-escapa-de-colisao -perto-de-brasilia

Cinco anos depois do acidente com o avião da Gol, a história quase se repetiu na noite desta segunda-feira, desta vez em Brasília. O piloto de um jato da TAM que chegava à capital federal, vindo de São Paulo, foi obrigado a fazer uma manobra de emergência para evitar uma colisão com outro avião. A ameaça foi detectada pelo sistema de segurança do jato, um Airbus A319. A torre de controle do aeroporto de Brasília não percebeu que havia dois aviões na mesma rota.

O avião da TAM fazia o voo 3712, que partira do aeroporto de Congonhas pouco depois das 19 horas. Com capacidade para carregar 144 pessoas, a aeronave estava praticamente lotada. Faltando cerca de 15 minutos para o pouso em Brasília, os passageiros se assustaram com uma manobra brusca e com o barulho ensurdecedor provocado pela aceleração repentina das turbinas. O avião que se aproximava do A319 era de pequeno porte, segundo uma fonte da companhia aérea.

O susto durou poucos segundos. O suficiente para deixar os passageiros em pânico. "Pensei que ia acabar tudo, que o avião ia cair. Nunca tinha passado por isso", diz o ator Gustavo Valliatti, que mora em São Paulo e foi a Brasília participar de uma gravação. "Não era um movimento típico de turbulência. Fiquei mais surpreso ainda quando soube que a gente estava numa possível rota de colisão", relata o bancário Sérgio Pimentel, morador da capital federal.

Depois do susto, o comandante usou o sistema de som do avião para explicar o ocorrido: a manobra, feita manualmente, livrara a aeronave de uma colisão. Funcionários da TAM disseram que, durante o momento crítico, o piloto fez o avião subir 1.500 pés (cerca de 450 metros), o suficiente para evitar o que poderia ser uma tragédia.

O avião pousou em segurança em Brasília. Nenhum passageiro se feriu. A Aeronáutica informou que está apurando o ocorrido. A assessoria de imprensa da TAM não atendeu às ligações do site de VEJA.

EternoRocker
Veterano
# mai/11
· votar


Puts... Isso acontece quase todo dia.

Lamentável.

Kensei
Veterano
# mai/11
· votar


Eu tenho medo de aviões.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Realmente lamentável.

Um poster daqui falou algo muito certo: o Brasil cresce, mas parece não progredir na mesma magnitude.

Se há necessidade de mais profissionais para fiscalizar nosso espaço aéreo, que sejam contratados por meio de concurso.

The Fixer
Veterano
# mai/11
· votar


Lamentável mesmo é a condição em que vivem os controladores de voo nesse país. Ganham mal e trabalham muito pesado,por muito tempo. Ainda por cima é preciso muita concentração, mas ninguém valoriza isso. Acho que controlador de voo no Brasil é uma das profissões mais injustiçadas que existe.

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/11
· votar


The Fixer
e deve ser beeeeeeem estressante né?

Loola
Veterano
# mai/11
· votar


Caramba :P
Já to ficando com medo de novo...

Chespirito
Veterano
# mai/11
· votar


Por isso q prefiro viajar de ônibus. ;)

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11
· votar


Chespirito
Por isso q prefiro viajar de ônibus. ;)
Ahã. Onde o risco é MUITO maior, os "pilotos" estão mais cansados, as vias terrestres estão em péssimas condições, os caras andam rápido pra caramba. Lá não tem apenas um ônibus que estará na mesma rota, mas vários ônibus, vários carros, motos, caminhões, enfim.. onde as pessoas - dos outros veículos - talvez terão ingerido bebida alcoólica, estarão estressados, com pressa pra chegar, ou até brigaram com a mulher/marido, etc e cometerão infrações e tudo mais. DEUSULIVRE

Loola
Veterano
# mai/11
· votar


KaTy
Tirando o desconforto e o tempo das viagens.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11 · Editado por: KaTy
· votar


Loola
Tirando o desconforto e o tempo das viagens.
Exatamente.

eu gosto de viajar de ônibus. Adoro, na verdade. Mas não posso dizer que prefiro ônibus a avião, ainda mais justificando com os riscos em viajar de avião, que são quase nulos, se for comparar.

LeD_HaleN
Veterano
# mai/11
· votar


KaTy
Ahã. Onde o risco é MUITO maior, os "pilotos" estão mais cansados, as vias terrestres estão em péssimas condições, os caras andam rápido pra caramba. Lá não tem apenas um ônibus que estará na mesma rota, mas vários ônibus, vários carros, motos, caminhões, enfim.. onde as pessoas - dos outros veículos - talvez terão ingerido bebida alcoólica, estarão estressados, com pressa pra chegar, ou até brigaram com a mulher/marido, etc e cometerão infrações e tudo mais. DEUSULIVRE

mas o busão pode bater e você ainda tem chances de ficar vivo.
mas, e um avião? um avião cai no OCEANO. /Ronald Rios

Zandor
Veterano
# mai/11
· votar


mas o busão pode bater e você ainda tem chances de ficar vivo.
mas, e um avião? um avião cai no OCEANO. /Ronald Rios


O avião cai no oceano e aí tem as poltronas com assentos flutuantes

Quando o onibus bate normalmente morre todo mundo porque ninguém sabe abrir a janela de emergencias

Spect
Veterano
# mai/11
· votar


LeD_HaleN
mas o busão pode bater e você ainda tem chances de ficar vivo.
mas, e um avião? um avião cai no OCEANO. /Ronald Rios


Porém as chances de você sofrer um acidente automobilístico FATAL ainda são muito maiores do que de sofrer um acidente aeronáutico fatal.

LeD_HaleN
Veterano
# mai/11
· votar


Zandor
Spect
vocês são burros? vocês ainda não entederam que um avião cai no OCEANO /Ronald Rios

The Fixer
Veterano
# mai/11
· votar


Lúthien Tasardur

Isso tem de sobra!

GuitarHouse
Veterano
# mai/11
· votar


"outra" versão

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/24/falha-de-comunicacao-en tre-aviao-da-tam-torre-de-controle-quase-causa-colisao-em-brasilia-924 526813.asp



"Em nota, a Aeronáutica afirma que vai vai investigar porque houve falha de comunicação entre a torre de controle e a aeronave. Ainda segundo a nota, a distância mínima de segurança foi desrespeitada mas as aeronaves "não estavam em rota de colisão, uma vez que a separação lateral entre elas era de mais de 3 Km em rumos paralelos".
A TAM informou que "alertado pelos equipamentos de segurança", o piloto seguiu integralmente o protocolo de segurança.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Cinco anos depois do acidente com o avião da Gol,

Como eu tô velho.

JulianaJenner
Veterano
# mai/11
· votar


Na epoca do acidente da Gol muitos citaram o tal "Buraco negro" onde o sinal não funciona perfeitamente, sera que foi isso denovo??...

A assessoria de imprensa da TAM não atendeu às ligações do site de VEJA.



hum... é sempre assim.

Spect
Veterano
# mai/11
· votar


LeD_HaleN
vocês são burros? vocês ainda não entederam que um avião cai no OCEANO



Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


GuitarHouse

Acabei de ver essa 'outra versão' aqui na DF.

Brincadeira isso!

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Eu viajo de avião tranquilamente. Mas se isso acontecesse, com certeza eu cagaria nas calças.

Konrad
Veterano
# mai/11
· votar


Dizem que a única saída para o Brasil é o aeroporto.... até isso a incompetência governamental consegue estragar!

Konrad
Veterano
# mai/11 · Editado por: Konrad
· votar


.........

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


É impressionante como é grande o espaço aéreo, e mesmo assim o risco que nem deveria existir, existe e é assustador.

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


Eu tenho medo de voar com os aviões da VASP



°.°

LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Editei porque o Konrad editou também... Ficou sem sentido.

°.°

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


É a velha falta controladores de vôo e de estrutra nos aeroportos.

Depois esse país ainda quer sediar uma copa.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Murillo Wendel

Mas faz tempo isso ai, hein?

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead


Eu estava brincando!!


=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Avião da TAM escapa de colisão perto de Brasília