Observar pintura causa a mesma sensação de estar apaixonado

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11


    Dizer que se apaixonar é como olhar um belo quadro pode não ser uma grande sacada romântica, mas a ideia não está totalmente errada.

    É o que indica um estudo do Reino Unido que revela que as mesmas áreas do cérebro são estimuladas quando se admiram obras como "O Nascimento de Vênus", do pintor Botticelli (1445-1510), e ao amar alguém.

    A pesquisa, de autoria do neurobiólogo Semir Zeki, da University College de Londres, envolveu voluntários que olharam 28 pinturas, conta reportagem do jornal britânico "The Telegraph".

    Com um scanner cerebral, Zeki identificou um aumento de sangue nas áreas de produção do neurotransmissor dopamina e na região do córtex orbitofrontal, que estão associados à sensação de prazer e de afeto. Ou seja, os mesmos setores do cérebro que são ativados quando se está apaixonado.

    Estudos preliminares já mostraram que a arte pode reduzir o sofrimento em internações e ajuda na recuperação de doenças.

    A pesquisa, que está sendo revista, deve ser divulgada em uma publicação especializada ainda neste ano.

    Imagem

    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/914006-observar-pintura-causa-a-m esma-sensacao-de-estar-apaixonado.shtml

    Devo ser muito insensível então, porque eu não sinto nada disso, dissertem com suas experiências, ou não.

    Kaíque
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    não vou dizer que é a sensação de estar apaixonado, mas as vezes eu gosto de parar e ficar olhando o quadro..
    agora, totalmente diferentes as sensações, eu hein

    tncv
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    esperando alguém falar algo com "meu pinto"


    uiui

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    99% dos que leram a notícia, pesquisaram no Google por O Nascimento de Vênus.

    E sim, eu não senti nada.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Uma vez eu estava escutando The Great Gig in the Sky do Pink Floyd no ônibus e parecia estar apaixonado pela música.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    O negócio é levar a outra pessoa* a uma exposição de arte, esperar ela ter esta sensação e tentar se aproveitar desta confusão de sentimentos.




    *Post seguindo tendências anti-homofóbicas.

    Kaíque
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    EITA! ESSE FOI O ULTIMO QUADRO QUE OBSERVEI. Que coincidencia da porra.

    Foi quando fui a uma urgencia quando tive uma distensão muscular, fiquei lá parado olhando pra ele

    Headshock
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Huummm... Será!?

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Vick Vaporub

    Não sou muito fã da neurolinguística, mas ela fala sobre os três motivadores mentais, categorizando as pessoas em cinestésicos, visuais ou auditivos.

    Vou pegar um texto aqui:

    Representações visuais - existem pessoas que são motivadas principalmente quando vêem uma situação ou imaginam visualmente esta situação. Por exemplo, para motivar alguém a comprar um determinado tipo de carro é preciso que o vendedor descreva sua aparência, mostre fotografias, filmes, opções de cores, etc.. Estas pessoas reagem fortemente a apelos visuais.


    Representações auditivas - algumas pessoas se motivam melhor através de estímulos auditivos. Provavelmente gostam de realizar tarefas escutando música, e necessitam de muita explicação auditiva para se convencerem a realizar alguma tarefa.


    Representações cinestésicas - outras pessoas têm um sentido tátil, o olfato e o paladar mais apurado. No caso da venda de um automóvel, para motivá-las o vendedor precisaria descrever as qualidades do carro como conforto, maciez, sensação tátil da direção e dos bancos, etc.

    Kaíque
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    mulheres são todas auditivas, é só ter muita lorota pra ela cair na tua
    huahauhauhau

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Kaíque

    Tem muitas por aí que são visuais, só olhar o tamanho da tua carteira ou teu carro.

    paulinho pc
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    uma vez eu tava na casa de uma amiga minha,esperando ela pra gente sair. Ela foi tomar banho e eu fiquei na sala esperando. Como ela estava demorando,eu fui até o quarto dela e me deparei com a gaveta de calcinhas aberta. Enquanto estava na sala,ví que tinham alguns quadros. Mas a visão no quarto dava uma sensação,como se eu fosse um canhão,entende?!

    russobass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    99% dos que leram a notícia, pesquisaram no Google por O Nascimento de Vênus.

    E sim, eu não senti nada.


    sem o google você não ia nem achar nois aqui do OT.

    maldito google.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    russobass
    Sem o Google tu também não acharia o OT.

    Córtex Frontal
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Observar pintura causa a mesma sensação de estar apaixonado

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/260313/


    Esses cientistas estão tão forever alone que estão se satisfazendo com outras coisas...

    Pesadelo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Observar pintura causa a mesma sensação de estar apaixonado
    Discordo.

    Zandor
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Nossa por isso eu tenho vontade de me matar quando eu vejo um quadro

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cavaleiro

    Qual a amostragem de pessoas que ele usou na pesquisa?

    Eu não quero dizer que a pesquisa não tem fundamento, só desconfio nesse ponto, que nem todos os cerebros reagem da mesma forma e/ou exista uma infinidade de características diferentes de pessoa para pessoa.

    Quero dizer que se ele utilizou uma amostra de pessoas que apreciam a arte, o resultado PODE ser diferente de se ele utilizasse os mais variados tipos de pessoas, principalmente as que não apreciam a arte.

    Mais um detalhe:
    A diferença entra o cérebro de conservadores e liberais:

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1895813-EI8147,00.ht ml

    Mas eu sinto sempre um fedor de determinismo nessas coisas.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Curvas femininas produzem o mesmo efeito que álcool e drogas sobre os homens

    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=10889

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Observar pintura causa a mesma sensação de estar apaixonado

    Sim. Tédio...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Observar pintura causa a mesma sensação de estar apaixonado