Dilema sobre carreira profissional

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # mai/11


    Olá pessoal.

    Bom, eu estou com um grande dilema e gostaria da opinião dos colegas do fórum.

    É o seguinte, eu acabo de me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnólogo) e me mudei para uma cidade onde não há empresas de desenvolvimento de software, logo não há possibildades de trabalhar na área em que me formei, então consegui um trabalho em uma usina de álcool e energia, para trabalhar na área administrativa (planejamento, controle e manutenção mais precisamente), o que não tem nada a ver com minha área de formação.

    Agora o dilema.

    Como já estou dentro da empresa, pensei em fazer um curso técnico na área sucroalcooleira, para assim tentar melhorar minha posição na empresa, trabalhando diretamente no processo de fabricação do etanol, no entanto, um curso nessa área seria um investimento em um caminho sem volta, digamos assim, visto que eu ficaria "preso" à uma usina sucroalcooleira, ou seja, se eu pensasse em me mudar no futuro, teria que ser para um lugar onde haja uma usina. Entretanto, minha vontade é de trabalhar na área da tecnologia da informação da empresa, contudo, para isto eu necessitaria de um amplo conhecimento de hardware e redes, conhecimento este que eu não possuo, então pensei em fazer um curso técnico em informática ou então um simples curso de redes e hardware mesmo, para assim tentar entrar na área de TI da empresa.

    Bom, na opinião dos colegas, qual seria a melhor decisão olhando "de fora" do problema ? Será que não seria redundante outro curso na área de informática ? Bom, espero que eu tenho sido claro, vlw.

    Excel Lion
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Juro que li Dilma sobre sua carreira profissional e já entrei no tópico com um esboço de sorriso e uma tocha na mão.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Será que não seria redundante outro curso na área de informática ?
    Nunca é, até porque é um curso sobre algo que você não conhece/domina. Mas, pra fazer bom peso no currículo, escolha um bom curso de redes ou hardware. E se puder, tire alguma certificação (CISCO, MCP, LPI etc), pesa muito.

    Marcosrcf
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny
    No caso de escolher os cursos, o Bradesco tem os cursos oficiais da Cisco, de graça!
    Eu já fiz, é bem puxado e muito bom!

    http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosSemipresenciais.aspx?Li st=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=43&Source=http%3A%2F%2Fwww% 2Eev%2Eorg%2Ebr%2FCursos%2FPaginas%2FSemipresencial%2Easpx

    Murillo Wendel
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Juro que li Dilma sobre sua carreira profissional (2)

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny
    Tô passando por um dilema mais ou menos análogo ao seu. Comecei a estagiar na empresa onde trabalho atualmente e a expectativa do eságio era passar nas áreas de Instrumentação e Automação. Passei o primeiro semestre mais em Instrumentação, senti só um gostinho de Automação e fui chamado pra ser efetivado numa vaga direcionada a Instrumentação. Topei, mas ainda gostaria de trampar com Automação. Como são áreas que têm certa relação, estou aproveitando a oportunidade para aprender sobre Instrumentação, para um dia partir para a outra área (seja na empresa que estou, seja em outra).

    Bog
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny

    Parabéns pela formatura. Eu não sei se posso ajudar, mas:

    não há possibildades de trabalhar na área em que me formei

    Você está de alguma forma 'preso' nesta cidade? Não tem como sair dela, simplesmente?

    área administrativa (planejamento, controle e manutenção mais precisamente), o que não tem nada a ver com minha área de formação.

    É comum colocarem nestas áreas gente formada em outras coisas. Acho que o ponto fundamental é: você está feliz nesta função? As perspectivas de crescimento na área te animam?

    Se você está nessa apenas pelo dinheiro ou porque não conseguiu algo na área que queria fazer, não seria melhor ficar por aí somente enquanto procura algo em outro lugar? Do contrário, daqui a 5 anos você está louco e arrependido. Por outro lado, se você gosta da função e do caminho que está na frente, qual o problema de mudar de área?

    se eu pensasse em me mudar no futuro, teria que ser para um lugar onde haja uma usina

    Eu tenho um dilema mais ou menos parecido com este: eu só vou conseguir encaminhar minha carreira onde tiver uma universidade, de preferência pública. Para você ter uma idéia, eu nem sei em que cidade vou morar, porque vou tentar concurso em vários lugares e não posso simplesmente decidir que vou morar na cidade X ou Y.

    Em certas carreiras, você não sabe onde vai morar. Em outras, você cada hora mora em uma cidade diferente. É a vida...

    minha vontade é de trabalhar na área da tecnologia da informação da empresa

    Você conversou sobre isso com o seu chefe? Ele disse que a porta está aberta? Digo, mesmo você estando na empresa, não quer dizer que eles vão te colocar em uma área completamente diferente daquela para a qual te contrataram, né? Se não houverem garantias, seria bom investigar antes.

    erá que não seria redundante outro curso na área de informática ?

    Redundante seria você fazer outro curso com o mesmo conteúdo ou enfoque. Mas creio que na área de TI uma universidade e certificações de ferramentas/tecnologias específicas podem valer mais do que dois cursos de tecnólogo.

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # mai/11
    · votar


    Juro que li Dilma sobre sua carreira profissional (465464)


    russobass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rapaz!!

    Não existe redundância quando a palavra é estudar.

    Fazer cursos que lhe permite trabalhar num setor melhor na empresa é muito bom. Caso goste da empresa e pretende crescer com ela.

    Agora se pretende trabalhar na sua área, não existe outra escolha, procurar um trabalho na área e quando achar sair da empresa onde esta. (não ligando muito para salário, caso não tenha bocas para sustentar além da sua).

    Me formei em Sistemas de Informação, nunca quis ser programador, trabalhei um pouco de programador só para não ficar parado, assim que consegui um emprego de consultoria, larguei tudo pra trás. E hoje sou consultor de sistemas.
    Meu foco sempre foi Analista ou Consultor.

    Agora pretendo buscar ser aperfeiçoamento na área de consultoria em negócios utilizando Técnologia da Informação, e por ai vai, você não pode acomodar, sempre buscar aperfeiçoamento, ligando uma área na outra.

    E não tenha medo de variar não. Além de Consultor, crio sites, básico mas que me rende uma graninha extra.

    Gianyny
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Gianyny
    · votar


    Marcosrcf
    No caso de escolher os cursos, o Bradesco tem os cursos oficiais da Cisco, de graça!
    Eu já fiz, é bem puxado e muito bom!



    Cara, fiz o cadastro no site, só que o local mais próximo para eu fazer o curso semipresencial fica à uns 450 KM de distância, então fica meio difícil, mas vou fazer esse de redes on-line.
    Você fez esse da Cisco ? O que achou ?
    Valeu pela dica man.



    Bog
    Parabéns pela formatura.

    Vlw, quando eu crescer quero ser igual a você :)

    Você está de alguma forma 'preso' nesta cidade? Não tem como sair dela, simplesmente?

    Cara, deixa eu te explicar o que aconteceu. Desde Janeiro eu estou no aguardo de surgir uma vaga na área de TI dessa mesma empresa, eles me disseram que essa vaga surgiria, nessa altura eu morava em outro estado e estava no aguardo. Ai o tempo foi passando e então resolvi me mudar pra essa cidade onde eu estou agora, pra tentar outra coisa enquanto a vaga não surgia. Só que quando me mudei, surgiu essa vaga na área administrativa, e como eu estava desempregado e a vaga é na mesma empresa resolvi entrar (o serviço é de boa, só que não é nem de longe o que eu quero para uma carreira profissional), visto que estando dentro da empresa seria mais fácil mudar de setor. Só que agora, vi que não é tão fácil assim conseguir mudar de área, pois não há vagas nesta usina onde estou agora, e eles não precisam de funcionários na área de TI no momento, entretanto, daqui uns dois anos eles irão inaugurar outra usina aqui na região, e ai sim precisarão de profissionais nessa área, então eu penso que se eu começar a me qualificar desde agora, quando eles inaugurarem a outra usina tenho grandes chances de entrar na área de TI. Então pelo menos por enquanto não penso em mudar daqui não, fazem dois meses apenas que estou aqui, então mudar agora não é uma saída pra mim.

    Você conversou sobre isso com o seu chefe? Ele disse que a porta está aberta? Digo, mesmo você estando na empresa, não quer dizer que eles vão te colocar em uma área completamente diferente daquela para a qual te contrataram, né? Se não houverem garantias, seria bom investigar antes.

    Cara, pior que não. E isso que você falou sobre mesmo estando na empresa não significa que eles vão me mudar de área eu também concordo cara, infelizmente, por isso minha esperança está nessa outra usina que eles irão inaugurar, e mesmo assim se não der certo, tecnologia é algo que se tem em qualquer lugar do mundo (pelo menos em boa parte), já usinas sucroalcooleiras não, então não será um investimento perdido tentar me qualificar mais não é ?

    Eu tenho um dilema mais ou menos parecido com este: eu só vou conseguir encaminhar minha carreira onde tiver uma universidade, de preferência pública. Para você ter uma idéia, eu nem sei em que cidade vou morar, porque vou tentar concurso em vários lugares e não posso simplesmente decidir que vou morar na cidade X ou Y.

    Haha, tu se quiser pode trabalhar em qualque lugar do mundo.

    russobass

    Cara, pior que eu também não sou muito fã de programar não (e pior ainda, acho que a maioria dos meus colegas que formaram comigo não gostam de programar de jeito nenhum, meio contraditório para quem fez um curso de desenvolvimento de sistemas), sempre gostei de UML, Banco de Dados, Engenharia de Software, etc., no entanto sempre ouvi falar que para trabalhar como Analista de Sistemas, Gerente de projetos entre outros cargos nessa área, é necessário anos e anos e anos programando, nem sei se isso é verdade. O que você necessariamente faz ? Tipo, como é teu trabalho ?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny
    Uma oportunidade de trabalho interessante pra TI é a interface entre TI propriamente dita e Automação. Indústrias que usam bastantes recursos de automação (sei que as sucroalcoleiras não são das maiores entusiastas) têm que ter uma infra-estrutura fudida de rede. Aqui onde eu trabalho existe um buraco entre a TI e a Automação, o que gera certos conflitos na hora de resolver alguns problemas. Neste buraco eu imagino que tanto um cara de TI quanto um Engenheiro de Automação possa atuar, mas tem que ter conhecimentos de cada um dos lados.

    Marcosrcf
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny
    É o curso oficial, dificilmente você encontrará um preparatório melhor que ele!
    Se tiver a oportunidade e possibilidade de fazer, pode ir que é ótimo!

    Bog
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny
    vi que não é tão fácil assim conseguir mudar de área, pois não há vagas nesta usina onde estou agora, e eles não precisam de funcionários na área de TI no momento

    Então nesta empresa você está meio que "preso" nesta função, ao menos por enquanto, né?

    o serviço é de boa, só que não é nem de longe o que eu quero para uma carreira profissional

    Este é um ponto importante. Talvez o MAIS importante de todos.

    daqui uns dois anos eles irão inaugurar outra usina aqui na região

    Eu pessoalmente acho que 2 anos é bastante tempo se levar em conta que você está fora da área que queria estar e em começo de carreira. Acho que neste começo é fundamental você adquirir alguma experiência na área, do contrário a concorrência só vai ficando mais e mais difícil. Vão olhar no teu currículo e dizer: "você se formou 2 anos atrás mas nunca pôs a mão na massa? hmmm"

    Isso sem contar que não há garantias de que você vai entrar nesta outra usina que vão abrir lá para a frente, né?

    Então pelo menos por enquanto não penso em mudar daqui não, fazem dois meses apenas que estou aqui, então mudar agora não é uma saída pra mim.

    Eu não vejo por que você deva ficar aí. Você não precisa largar imediatamente o emprego e mudar de cidade, você só precisa procurar algo na tua área, e pedir as contas se conseguir outro emprego. Não acho que você vai ser mal visto em uma entrevista se explicar que está saindo tão rápido porque viu que queria mesmo era trabalhar diretamente com TI.

    Minha opinião pessoal: eu acho que ficar preso em um trabalho que você não quer é um atraso na tua vida, e só vai deixar mais difícil você conseguir um trabalho que quer. É o tipo de coisa que você devia fazer por falta de opção, por necessidade, mas abandonar tão logo achasse uma opção "melhor" - onde "melhor" é qualquer coisa que te coloque no caminho para fazer aquilo que você quer.

    Eu posso dar um exemplo pessoal aqui: logo que me formei, tive que escolher entre ficar 2 anos e meio em um trabalho que pagava uma mixaria mas que ia aumentar as minhas chances de vir para o Japão e outro, uma proposta fantástica de receber 5 vezes mais, mas que provavelmente ia me obrigar a "adiar indefinidamente" o projeto de vir para cá. Nem preciso dizer qual eu escolhi, né?

    tu se quiser pode trabalhar em qualque lugar do mundo.

    Não é bem assim, cara... Até um certo ponto, especialização aumenta o teu leque de escolhas, mas depois ele vai reduzindo. Eu só posso trabalhar como pesquisador ou professor: se você me colocar para fazer um sistema desses que o pessoal de TI fazem, eu tenho o mesmo nível de um estudante de 2o período!

    ROTTA
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny

    Trabalho com desenvolvimento de software há alguns anos. Lendo seu relato, o primeiro pensamento que me vem à cabeça é que provavelmente você estará abandonando a carreira em TI, e direcionando-a para a indústria em questão. Considere um horizonte de 5 a 10 anos onde isto pode acontecer e se tornar, de certa forma, definitivo. Se isto seria bom ou não, você é quem deve decidir. Falo isso por experiência própria, OK.

    PS.: achei estranho você dizer que se formou em desenvolvimento de sistemas e citar que pretende atuar com hardware e redes na empresa. No mercado de TI, estes dois ramos costumam estar separados.

    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny
    sempre gostei de UML, Banco de Dados, Engenharia de Software, etc., no entanto sempre ouvi falar que para trabalhar como Analista de Sistemas, Gerente de projetos entre outros cargos nessa área

    A questão é que para atuar nestas funções é fundamental a experiência, não somente com programação (mas também, claro).

    Relendo o tópico, só posso concordar 100% com a perspectiva do Bog, como sempre.

    Abraços.

    thebassx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    vamos fazer um topico oficial: "Pergunte ao Bog" ?

    pedirmaiscedo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Vira político que tem mais futuro.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    me mudei para uma cidade onde não há empresas de desenvolvimento de software
    um curso nessa área seria um investimento em um caminho sem volta, digamos assim, visto que eu ficaria "preso" à uma usina sucroalcooleira

    de qualquer forma você já está amarrado
    ou você entra de cabeça nesta usina ou se muda pra seguir carreira

    Gianyny
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Gianyny
    · votar


    Bog

    Então nesta empresa você está meio que "preso" nesta função, ao menos por enquanto, né?

    Com certeza.

    Isso sem contar que não há garantias de que você vai entrar nesta outra usina que vão abrir lá para a frente, né?

    Idem

    Eu não vejo por que você deva ficar aí. Você não precisa largar imediatamente o emprego e mudar de cidade, você só precisa procurar algo na tua área, e pedir as contas se conseguir outro emprego. Não acho que você vai ser mal visto em uma entrevista se explicar que está saindo tão rápido porque viu que queria mesmo era trabalhar diretamente com TI.

    Cara, o problema é que a cidade onde estou agora praticamente não há área de trabalho em TI, você pode me perguntar: "Por que mudou pra esse lugar então ?", é que outros fatores influenciaram nisso (leia-se família). Aqui só existe uma empresa de desenvolvimente de software, é um monopólio lascado, logo que cheguei fui lá levar o currículo, só que eles trabalham com Delphi, além do que todos que trabalham lá são parentes saca, então ai acabaram minhas chances de trabalhar com desenvolvimento. Entretanto, com essa conversa eu vi que realmente o que eu quero é trabalhar com TI, seja software ou hardware, como não há possibilidade de trabalhar com software, o jeito é me qualificar em hardware.

    ROTTA
    PS.: achei estranho você dizer que se formou em desenvolvimento de sistemas e citar que pretende atuar com hardware e redes na empresa. No mercado de TI, estes dois ramos costumam estar separados.

    Pelo eu já citei. Minhas possibilidades de trabalhar com software são mínimas, então tenho que pender pro lado do hardware mesmo, até porque praticamente toda empresa necessita de alguém capacitado pra essa área de hardware e redes.

    Trabalho com desenvolvimento de software há alguns anos.

    Em qual área de atuação ?

    Gianyny
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    fernando tecladista
    de qualquer forma você já está amarrado
    ou você entra de cabeça nesta usina ou se muda pra seguir carreira


    Ai é que tá, não posso me mudar e não quero seguir uma carreira a qual eu nunca tinha tido nenhum contato.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Ai é que tá, não posso me mudar

    ou você vai de cabeça nessa usina, ou vai ter um trampo mais "nada" com sua área:
    balconista, caixa supermercado, auxiliar de almoxarifado, entregador de pizza, auxiliar de produção...

    esse lance da usina pode ser algo que não planejou, mas é alguma coisa que serve pra somar no teu curriculo

    Gianyny
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    fernando tecladista

    Mas cara, não dá, não tenho vontade nem vocação pra ser Técnico em álcool e açucar, engraçado que até umas duas semanas atrás eu estava super empolgado em começar o curso mês que vem, mas ai foi pesando o lado da faculdade, meu gosto pela informática e vi realmente que esse não é o caminho que eu quero trilhar, de qualquer forma vou continuar no trampo por tempo indeterminado, enquanto isso vou buscar me qualificar mais pra quando surgir a oportunidade eu esteja apto para trabalhar.

    Snakepit
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Bog
    Parabéns pela formatura. Eu não sei se posso ajudar, mas:

    não há possibildades de trabalhar na área em que me formei

    Você está de alguma forma 'preso' nesta cidade? Não tem como sair dela, simplesmente?

    área administrativa (planejamento, controle e manutenção mais precisamente), o que não tem nada a ver com minha área de formação.

    É comum colocarem nestas áreas gente formada em outras coisas. Acho que o ponto fundamental é: você está feliz nesta função? As perspectivas de crescimento na área te animam?

    Se você está nessa apenas pelo dinheiro ou porque não conseguiu algo na área que queria fazer, não seria melhor ficar por aí somente enquanto procura algo em outro lugar? Do contrário, daqui a 5 anos você está louco e arrependido. Por outro lado, se você gosta da função e do caminho que está na frente, qual o problema de mudar de área?

    se eu pensasse em me mudar no futuro, teria que ser para um lugar onde haja uma usina

    Eu tenho um dilema mais ou menos parecido com este: eu só vou conseguir encaminhar minha carreira onde tiver uma universidade, de preferência pública. Para você ter uma idéia, eu nem sei em que cidade vou morar, porque vou tentar concurso em vários lugares e não posso simplesmente decidir que vou morar na cidade X ou Y.

    Em certas carreiras, você não sabe onde vai morar. Em outras, você cada hora mora em uma cidade diferente. É a vida...

    minha vontade é de trabalhar na área da tecnologia da informação da empresa

    Você conversou sobre isso com o seu chefe? Ele disse que a porta está aberta? Digo, mesmo você estando na empresa, não quer dizer que eles vão te colocar em uma área completamente diferente daquela para a qual te contrataram, né? Se não houverem garantias, seria bom investigar antes.

    erá que não seria redundante outro curso na área de informática ?

    Redundante seria você fazer outro curso com o mesmo conteúdo ou enfoque. Mas creio que na área de TI uma universidade e certificações de ferramentas/tecnologias específicas podem valer mais do que dois cursos de tecnólogo.

    vi que não é tão fácil assim conseguir mudar de área, pois não há vagas nesta usina onde estou agora, e eles não precisam de funcionários na área de TI no momento

    Então nesta empresa você está meio que "preso" nesta função, ao menos por enquanto, né?

    o serviço é de boa, só que não é nem de longe o que eu quero para uma carreira profissional

    Este é um ponto importante. Talvez o MAIS importante de todos.

    daqui uns dois anos eles irão inaugurar outra usina aqui na região

    Eu pessoalmente acho que 2 anos é bastante tempo se levar em conta que você está fora da área que queria estar e em começo de carreira. Acho que neste começo é fundamental você adquirir alguma experiência na área, do contrário a concorrência só vai ficando mais e mais difícil. Vão olhar no teu currículo e dizer: "você se formou 2 anos atrás mas nunca pôs a mão na massa? hmmm"

    Isso sem contar que não há garantias de que você vai entrar nesta outra usina que vão abrir lá para a frente, né?

    Então pelo menos por enquanto não penso em mudar daqui não, fazem dois meses apenas que estou aqui, então mudar agora não é uma saída pra mim.

    Eu não vejo por que você deva ficar aí. Você não precisa largar imediatamente o emprego e mudar de cidade, você só precisa procurar algo na tua área, e pedir as contas se conseguir outro emprego. Não acho que você vai ser mal visto em uma entrevista se explicar que está saindo tão rápido porque viu que queria mesmo era trabalhar diretamente com TI.

    Minha opinião pessoal: eu acho que ficar preso em um trabalho que você não quer é um atraso na tua vida, e só vai deixar mais difícil você conseguir um trabalho que quer. É o tipo de coisa que você devia fazer por falta de opção, por necessidade, mas abandonar tão logo achasse uma opção "melhor" - onde "melhor" é qualquer coisa que te coloque no caminho para fazer aquilo que você quer.

    Eu posso dar um exemplo pessoal aqui: logo que me formei, tive que escolher entre ficar 2 anos e meio em um trabalho que pagava uma mixaria mas que ia aumentar as minhas chances de vir para o Japão e outro, uma proposta fantástica de receber 5 vezes mais, mas que provavelmente ia me obrigar a "adiar indefinidamente" o projeto de vir para cá. Nem preciso dizer qual eu escolhi, né?

    tu se quiser pode trabalhar em qualque lugar do mundo.

    Não é bem assim, cara... Até um certo ponto, especialização aumenta o teu leque de escolhas, mas depois ele vai reduzindo. Eu só posso trabalhar como pesquisador ou professor: se você me colocar para fazer um sistema desses que o pessoal de TI fazem, eu tenho o mesmo nível de um estudante de 2o período!


    [2]

    :D

    ROTTA
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Gianyny
    Em qual área de atuação ?

    Hoje sou gerente de projetos de desenvolvimento de software para uma multinacional (outsourcing, através de uma empresa local). Mas já trabalhei com software de prateleira e pesquisa e inovação em uma importante desenvolvedora nacional e desenvolvendo software corporativo em uma universidade. Tudo isso nos últimos 11 anos.

    Tenho experiências na construção de produtos ERP (especialmente vendas e BI), acesso e segurança (inclusive biometria), controle de ponto e RH, sistema de controle acadêmico, e desenvolvimento de frameworks. Além claro, da parte de definição de processos mais formais (baseados no RUP/CMMI) ou ágeis (baseados no Scrum/XP). Já trabalhei em ambos os cenários.

    PS.: prefiro omitir os nomes das empresas.

    Abraços.

    Gianyny
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ROTTA

    Como tu começou tua carreira ? Tipo, tu começou programando ? Quanto tempo ficou ? Qual linguagem ? Quando tu começou já era fera em programação ?

    Cara, tenho muitas incertezas na área de desenvolvimento. Não sei qual é o nível do pessoal, não sei se estou no nível exigido para trabalhar com isso, sei lá, na faculdade eles "te mostram apenas o caminho", como um professor meu falava. Penso que o que eu aprendi na faculdade não seja o suficiente para trabalhar com desenvolvimento de sistemas, e como todo mundo fala, "só se aprende programar programando", então por esse lado já penso que trabalhando na área, vivendo em um ambiente onde se respira desenvolvimento de software eu poderia me qualificar melhorando mais e estando apto a desenvolver sistemas. Como um amigo meu que se formou comigo fala, temos que estar ali, no ambiente, vivendo aquilo, se não seremos apenas mais um na estatísca que ser formou e foi trabalhar em uma área totalmente diferente. Engraçado que um professor de empreendedorismo nosso disse no primeiro ano da faculdade que poucos ali trabalhariam nessa área, uns cinco se não me falhe a memória. Hoje, depois de cincos meses formados sei de um que está trabalhando com desenvolvimento (o mesmo que me disse esse trecho que eu citei).

    Gianyny
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ROTTA

    Navegando aqui encontrei isso: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/profissi onais_reclamam_da_qualidade_das_faculdades_de_tecnologia_no_brasil

    Bog
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny
    a cidade onde estou agora praticamente não há área de trabalho em TI
    família

    Duas coisas que às vezes são difíceis de conciliar: trabalho e família. Você não tem muitas opções: ou muda de cidade, ou muda de carreira, ou abre um negócio próprio. Eu não sei quais motivos te levam a não considerar mudar para outra cidade, mas também não posso dizer qual o peso que a família deve ter na tua vida. Isso é uma decisão pessoal tua.

    EU - posição pessoal e intransferível - me afastei da família por alguns anos, para poder seguir na carreira que eu tinha em mente. Existe uma chance de eu nunca poder voltar a morar na mesma cidade que meus pais - vai depender de uma série de fatores, incluindo alguns que não estão nas minhas mãos. Para complicar, a família da minha esposa mora em outra cidade. Para qualquer lugar que formos, pelo menos um de nós vai ficar longe dos pais. Nós abrimos mão de algumas coisas para tentar conseguir outras. Não te digo para fazer o mesmo, mas de alguma coisa você sempre vai ter que abrir mão. É a vida...

    Acho que não tenho muito mais o que acrescentar, então... boa sorte com a tua decisão.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gianyny
    Cara, tenho muitas incertezas na área de desenvolvimento. Não sei qual é o nível do pessoal, não sei se estou no nível exigido para trabalhar com isso, sei lá

    A extensa maioria dos cursos superiores em TI lhe dá uma visão bem limitada da profissão, e tão pouco lhe tornar um grande técnico (programador, arquiteto). Mas acho que isto também é verdade para cursos de outras áreas de conhecimento.

    Geralmente se começa como programador, e a proficiência em paradigmas de programação (a POO é apenas o mais usual, mas não o único) e na linguagem que pretende atuar é o mínimo. Conforme você vai trabalhando, é inevitável aprender e ganhar experiência, e isso sim vai lhe destacar dos demais.

    Caso seu interesse seja pela carreira mais técnica, o caminho é tornar-se analista de sistemas ou arquiteto (para as empresas que tem este cargo). Caso opte pela carreira gerencial, pode atuar como líder de equipe, gerente de projetos, diretor, etc. Para este último caso, será fundamental desenvolver habilidades de comunicação, negociação, liderança, planejamento e gestão, etc. E estas habilidades é ainda mais raro que uma graduação lhe proporcione.

    Note que no comentário acima estou considerando apenas empresas que tem maturidade para separar as duas coisas, já que muitas (especialmente as pequenas) misturam funções gerenciais com análise, gerando confusões.

    Abraços.

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ROTTA

    Colega de profissão \o/

    ROTTA
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cavaleiro
    Colega de profissão \o/

    E de Floripa, ainda. Aqui do lado...
    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dilema sobre carreira profissional