classe média sofre + tragédia de empregada

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Bog
Bom, boa sorte no concurso.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Hehehehe vai lá fi. A propósito, dependendo da cidade que vc mora, com uns 80~100 conto dá pra contratar uma faxineira pra ir a cada uns 15 dias :)

The Laughing Madcap
Veterano
# dez/11
· votar


Na minha concepção de mundo ideal eu sou o Syd Barrett e não faço mais nada da vida a não ser tomar ácido e tocar violão.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/276939/#8032006

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

vc está meio por fora dos valores atuais. Aqui em sampa uma faxineira ganha 100 paus por dia

The Laughing Madcap
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man

SP não é parâmetro.

Sampa tá superfaturada do m² de terreno ao cm³ de crack.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


The Laughing Madcap

foi o maluf que fez

The Fixer
Veterano
# dez/11
· votar


Tudo que tende a igualdade é ideal, não real. O máximo que se pode fazer é aproximar os dois extremos.

Bog

Não acredito que o modelo que você falou seja melhor que o modelo "natural" de empregada doméstica. Creio que você esteja desenhando a pior das situações para uma doméstica, o que não ocorre sempre.

E não acho que o seu modelo seria facilmente adotado pelas famílias aqui no Brasil, por questão de cultura e nem que ele seria melhor, apenas dá uma ideia de que é mais regularizado.

Nesse modelo apenas a responsabilidade das melhores condições é transferida, o patrão deixa de ser o dono da casa e passa a ser o dono da empresa, só isso.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


The Fixer
Não acredito que o modelo que você falou seja melhor que o modelo "natural" de empregada doméstica.

Como eu vivi em um país onde aquele modelo era o "natural", tenho quase certeza que é melhor sim. Pelo menos constatar a desigualdade menor com os próprios olhos me mostrou que a desigualdade nos padrões brasileiros não é inevitável, um destino inexorável. Lá, eu ia no restaurante e tinha pedreiros na mesa ao lado. Todos nós comíamos bem e tínhamos acesso a um padrão de vida parecido, eles pedreiros e eu doutor. Aqui no Brasil, existe uma separação bem mais clara de "castas", e eu nem tenho coragem de comer nos mesmos lugares que a pedreirada (que leva marmita de casa ou come no boteco com buffet livre a um preço convidativo). Acho que o único lugar que eu conheci onde o abismo era mais gritante que aqui no Brasil foi a California, onde as castas têm feições diferentes e até falam idiomas diferentes.

Agora, com certeza esbarraríamos em questões culturais. Coisas boas que eu já vi em outros países seriam muito complicadas de funcionar no Brasil (uma que eu lembro: o jeito de tratar ciclistas). E coisas boas que existem no Brasil também podem não funcionar bem em outros países.

Para não acharem que eu penso que o Japão é uma espécie da paraíso, lembro que eu poderia ter ficado lá, mas preferi voltar. O Brasil também tem suas vantagens. Mas que a desigualdade nos moldes brasileiros não é um tipo de lei natural inescapável, não é MESMO.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


A propósito, essas discussões me dão uma impressão...

Conforme o sujeito vai se colocando mais e mais a direita, maior é o peso que ele coloca no indivíduo. No extremo, toda a responsabilidade pela situação do sujeito é dele próprio. Não tem vida melhor porque não quer, porque é vagabundo, porque é menos capaz, porque é menos inteligente.

Já para o outro lado, à esquerda, vira tudo grupo. No extremo, tudo se resume a classes. O sujeito não tem vida melhor porque os interesses dos grupos dominantes o impedem de melhorar, a classe exploradora impede a classe explorada de sair do buraco, o grupo opressor sempre acima do grupo oprimido.

Não sou de humanas, e não sei como os estudiosos da área vêem as coisas. Mas a minha percepção está pelo menos próxima do real? (a pergunta é séria)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Todo nerd do OT já deve um dia ter sonhado em ler uma discussão entre os caras mais trues daqui, por exemplo entre o Bog e o Black Fire. Aí quando acontece, é sobre salários de domésticas.

='(

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge
é sobre salários de domésticas.

Hahah, e com falácias assumidas.

tambourine man
Veterano
# dez/11 · Editado por: tambourine man
· votar


Bog
Não sou de humanas, e não sei como os estudiosos da área vêem as coisas. Mas a minha percepção está pelo menos próxima do real? (a pergunta é séria)

Alguns vão dizer algo parecido: que a esquerda privilegia a igualdade enquanto a direita se foca na liberdade do indivíduo. Enquanto outros vão falar que a dicotomia esquerda/direita não explica mais nada, porque as questões se tornaram mais complexas com o aparecimento de novas questões ambientais, de gênero/raça, pós-coloniais e o escambau a 4.

Exemplo: um operário sindicalizado em um país central que defende privilégios conquistados e é contra a imigração. Isso é direita ou esquerda? Ou os dois ao mesmo tempo?

neologist_
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
que a esquerda privilegia a igualdade enquanto a direita se foca na liberdade do indivíduo.



Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


tambourine man
Exemplo: um operário sindicalizado em um país central que defende privilégios conquistados e é contra a imigração. Isso é direita ou esquerda? Ou os dois ao mesmo tempo?

Isso é tentar manter o seu longe da reta. Acho. =P

Eu não divido o mundo em "esquerda" e "direita", e é por isso que eu coloquei ali os "no extremo". Eu imagino que maior parte das pessoas não esteja em nenhum dos extremos, exceto talvez teóricos de escadaria de universidade, adolescentes de condomínio fechado e outras figuras sem lá muita vivência prática.

Edit: ah, e o Olavo de Carvalho.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

mas se as pessoas não se situam em nenhum dos dois grupos, essa divisão vale? Ou só vale para os extremos?

Comuna CCCP
Veterano
# dez/11
· votar


pessoas não esteja em nenhum dos extremos, exceto talvez teóricos de escadaria de universidade, adolescentes de condomínio fechado

Acontece bastante aqui isso...

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
mas se as pessoas não se situam em nenhum dos dois grupos, essa divisão vale? Ou só vale para os extremos?

Acho que só para os extremos. Entre o preto e o branco, existem tronhentos níveis de cinza. E outras cores. Não é? Ou dá para dividir todo mundo em "esquerda, direita e centro"?

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

eu já abandonei essa divisão, complica mais do que resolve

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man

Eu acho que provavelmente a orientação política seja um vetor multidimensional contínuo - e cujas dimensões eu desconheço completamente. Não acho que caiba em um vetor unidimensional, muito menos em uma tupla {esquerda,centro,direita}. Exceto em questões particulares (já mencionadas).

Mas eu não sou de humanas, e minha visão é portanto mais uma impressão pessoal do que algo que caiba em uma tese.

QUARESMA
Veterano
# dez/11 · Editado por: QUARESMA
· votar


poha se o Bog não passar em algum concurso eu desisto e vou dar o cu na rua

...
em vez de empregadas teríamos empresas prestadoras de serviço... Você paga o preço justo, a equipe vem, limpa tudo em 2 horas, não rouba nada, não quebra nada (e se quebrar, você é ressarcido, de acordo com o contrato)

Ué mas quem garante que quem quebrou algo na casa não vai ser demitida? Ou que o preço do objeto não vai ser retirado do salário dela? Ou que quando ela voltar pra empresa não vai ter que ouvir muito do chefe?

Eu não sei, pelo menos o tratamento aqui em casa foi sempre excelente, altas conversas e palhaçadas acabam rolando, acaba ficando um ambiente agradável, e posso falar por mim, não sou porco, acho absurdo o que fazem, nego com cueca freada da pra mulher limpar, banheiro tambem, isso ai ninguem é obrigado a passar.

Agora ja vi caso de uma mulher que trabalha a mais de decada na mesma casa, parece uma segunda familia, só que ganhando dinheiro...Só que lógico a maioria são de exemplos ruins que acabam tornando o emprego degradante mas não vejo degradação em trabalhar pra uma pessoa limpa e que te trate bem.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


QUARESMA
poha se o Bog não passar em algum concurso eu desisto e vou dar o cu na rua

Hahah, não é bem assim... Os meus concorrentes serão todos doutores, e número de vagas é ínfimo - no momento, uma. Se eu ficar em 2o lugar que seja, posso não ser chamado.

Ué mas quem garante que quem quebrou algo na casa não vai ser demitida? Ou que o preço do objeto não vai ser retirado do salário dela? Ou que quando ela voltar pra empresa não vai ter que ouvir muito do chefe?

Tudo muito profissional. Obviamente, considerando o pagamento justo e o respeito aos direitos trabalhistas.

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Não se pode assumir que a desigualdade nos padrões brasileiros é uma espécie de lei natural inescapável, porque não é. Esse fatalismo não leva em conta que existem países bem menos desiguais que o Brasil. Existem pobres nestes países, mas no geral o equilíbrio é de um jeito bem diferente daquele que se vê por aqui.

Famoso índice de Ghini. A propósito, você é a favor de igualdade de renda ou de oportunidade?

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Isso é tentar manter o seu longe da reta. Acho. =P

Eu não divido o mundo em "esquerda" e "direita", e é por isso que eu coloquei ali os "no extremo". Eu imagino que maior parte das pessoas não esteja em nenhum dos extremos, exceto talvez teóricos de escadaria de universidade, adolescentes de condomínio fechado e outras figuras sem lá muita vivência prática.

Edit: ah, e o Olavo de Carvalho.


Pois é, mas taxionomia é inerente ao ser humano. A heurística funciona à la Descartes, dividindo um conceito abrangente em pequenos grupos e referenciando atributos.

O que não acontece é referenciar a combinação em diferentes escalas de atributos, porque o número de combinações desta taxionomia tem limite no infinito. Além do primeiro método ser mais simples e permitir rotular as pessoas ele se encaixa na terceira necessidade da pirâmide de Maslow, pertencimento a um grupo.

Zebreiro
Veterano
# dez/11
· votar


Cavaleiro
igualdade de renda ou de oportunidade?

Essa é uma questão importante.
Como não sou petista, sou a favor da igualdade de oportunidades. A partir daí é meritocracia pura.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Eu acho que provavelmente a orientação política seja um vetor multidimensional contínuo

é a sua mãe

/nementendi

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


Cavaleiro
Famoso índice de Ghini. A propósito, você é a favor de igualdade de renda ou de oportunidade?

Oportunidade, claro! E eu SOU a favor da meritocracia. As pessoas não são iguais. Algumas realmente têm mais potencial que outras. E no meu polêmico "mundo ideal", as pessoas ainda precisam arcar com o peso das suas escolhas, e das escolhas dos seus pais, até.

Mas tem que ser muito cego para imaginar que uma empregada doméstica com salário baixo e sem direitos trabalhistas é alguém que teve oportunidades mas tem menos capacidade ou escolheu isso para si. Eu ainda acho muito tosco o sujeito contratar peões para cortar cana em condições sub-humanas e aí dizer que está fazendo um grande bem a eles, porque "é melhor ter pão do que ter fome".

E apesar de não ser a favor da igualdade de renda, sou a favor de menor desigualdade. A diferença simplesmente não precisa ser tão grande. Acho que se fôssemos fazer uma pirâmide de renda no Brasil, ela seria uma pirâmide mesmo. Em um país mais justo, ainda existiria uma base e um topo, mas a pirâmide degeneraria para algo "gordinho" no meio. É parecido com aquela diferença das pirâmides etárias que a gente estudou na escola:

http://4.bp.blogspot.com/_eMvdTkJQxOk/SNq38JU35rI/AAAAAAAACIo/O6o6KQ67 oZ4/s1600/piramides.jpg

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

Concordo. Há dois livros que gosto bastante do John Rawls que vão na linha do que está falando, mas um tratando o assunto de uma visão política e outra judiciária:

http://www.webartigos.com/artigos/a-justica-como-equidade-na-visao-fil osofica-de-john-rawls/22468/

http://www.pucrs.br/edipucrs/XISalaoIC/Ciencias_Humanas/Filosofia/8335 8-IURIHUMMESSPECHT.pdf

Recomendo fortemente a leitura.

kiki
Moderador
# out/12 · Editado por: kiki
· votar


jeniau:

Mãe, vem me limpar!
http://classemediasofre.tumblr.com/image/33293753171

edit: agora que eu vi que meu pótico de piadas virou maior conversa seria...

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Bloguinho de playba de DCE que deixa o carro que ganhou do pai em casa pra se sentir proletário no ônibus. Malditos petistas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a classe média sofre + tragédia de empregada