Falta de leitura pela população brasileira

    Autor Mensagem
    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/11


    A que vocês atribuiriam isso, acham este um problema pontual da nossa geração ou algo histórico (dentro do nosso contexto brasileiro) ... ?

    paulinho pc
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    muito a preguiça do povo,sejam dos pais,sejam dos que não vão ao estudo porque não querem.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu acho que

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Codinome Jones
    Falta de acesso aos livros, hoje em dia, quem vai trocar livros por alimentação? No Brasil, livros bons custam de R$ 40,00 pra cima, quando é que os menos favorecidos vão ler um livro? Pra eles 40 reais faz muita coisa (até pra mim), porque iriam gastar num livro?
    Mas também é lógico que falta vontade, pois poderiam ir a alguma biblioteca.

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    No Brasil, livros bons custam de R$ 40,00 pra cima,

    Ontém comprei : Dostoievski, Tolstoi e Bukowski, e o mais caro custou 18 pila. Na saraiva.

    DrStrangelove
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Não é nem questão de preço. Se houvesse demanda, haveria edições baratas.

    É que o brasileiro realmente odeia cultura. Quem lê por lazer é visto como excêntrico e é motivo de piada.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Acredito que culturas que se desenvolveram com o hábito de leitura bem difundido entre a população foram excessão na história. Não é só aqui no Brasil.

    Nem sei qual é A causa, se existe somente uma causa mesmo, mas pode ser uma séria de fatores. De repente detalhes como baixa renda fazem com que a maior preocupação de um povo é ter o que comer e jogar bola no quintal pra se divertir.

    A partir do momento que desperta na pessoa a necessidade, ela cria o hábito. Se há necessidade de trabalhar para se sustentar, se há necessidade praticar esportes para levar uma vida saudável, perceber a necessidade de ler para se ter uma visão mais ampla da vida, poderia tornar isso possível.

    Eu mesmo não sou essas bibliotecas ambulantes. Desde cedo tive preocupações muito diferentes e que coloquei a frente de ficar mergulhando em livros. Se eu pudesse voltar e mudar, certamente o faria.

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É que o brasileiro

    Sempre que leio esse tipo de começo de frase me pergunto donde surgiu ''esse brasileiro'', essa cultura advém de quais acontecimentos, da nossa colônia de exploração? Em que pontos isso é diferente de puro folclore?

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu só queria me convencer de que é possível:

    -Estar bem psicologicamente
    -Ler bastante
    -Praticar esportes
    -Estar bem informado
    -Ser rico
    -Ter amor e sexo
    -Ter filhos
    -Viajar, conhecer o mundo
    -Ter um dia-a-dia modesto e humilde...

    Eu, definitivamente, acredito que tudo isso em uma pessoa só é impossível.

    Zandor
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ler é um saco

    pscb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Codinome Jones

    Não há bibliotecas públicas suficientes, os livros costumam ser caros, a população pobre não tem interesse em investir nisso, é mais fácil ver um filme dublado do que ler um livro (já que nem legenda tem paciência de ler) etc.

    Uma professora comentou esses dias: todo pai quer um bom professor para seu filho, mas nenhum pai quer que seu filho seja professor. Se quem deveria incentivar o conhecimento é um dos profissionais mais desvalorizados do país, o que esperar da população?

    Eu aproveito a cerca de 01h30min que fico no ônibus para ler. Estou lendo agora "El sueño del Celta", do peruano Mario Vargas Llosa, atual nobel de literatura. Não apenas aproveito esse tempo inútil de ônibus lendo um romance, mas também estou avançando no espanhol, já que a leitura é uma ótima forma de aprender a escrever também.

    Para quem não gosta de livros, que leia revista em quadrinhos, então. Já ajuda na escrita e até na cultura.

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ler é prejudicial ao Estado.

    Lúthien Tasardur
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    As pessoas pensam que ler é chato e pronto acabou, mas na real elas não sabem do que gostam e assim nem experimentam ler um livro...ou até na escola quando os alunos são forçados a lerem Machado de Assis por exemplo, o que elas já não gostavam de ler passam a odiar, a escola deve ajudar a elas descobrirem seus gostos e estilos...

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Codinome Jones
    · votar


    A sociedade de uma forma geral foi/é culturalmente impelida a odiar cultura, desde os tempos em que era colônia (como pelo fato de precisar zelar, em primeira instância, pela subsistência, pois não obtém as devidas condições pelo Estado). Isso é plausível? Se for, continuemos..

    A partir do momento em que esta sociedade inculta se forma, um governo corrupto e tirano parece inevitável, pois, o que seria mais facil do que roubar diante de centenas de milhares de olhos que, ou não fazem ideia do que se passa, ou não têm o ímpeto de fazer algo para mudar o cenário. Daí pressupõem-se que, para este Estado, a cultura seria totalmente ferina à sua própria existência, visto que uma sociedade esclarecida = Estado (e seus governantes em conluio) limpos e funcionais.

    Assumindo que sociedade inculta + Estado corrupto = falta de leitura, fica a pergunta: afinal, qual vem antes? A sociedade que, por ser inculta não tem articulação para dizer 'não' às sacanagens do governo ou o Estado, que opera por meios a deixar esta sociedade em eterna ignorância?

    pscb
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: pscb
    · votar


    A questão é: o que estamos fazendo para mudar isso? Não podemos esperar que o governo faça.

    No meu caso, assumi a monitoria de uma disciplina na faculdade, e a professora pediu para eu traduzir um capítulo de um livro que não saiu em português. Se em português já é difícil que um universitário leia, o que dizer em espanhol? Espero que, com a tradução, leiam e se interessem pelo assunto.

    Se até na universidade o pessoal odeia leitura e ainda adora Wikipedia para fazer trabalhos, parece-me difícil que quem nem ensino fundamental tem vá se interessar pela leitura.

    Excel Lion
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É uma questão de valores.

    Como por exemplo ter um filme da Bruna Surfistinha porque ela escreveu um livro aí e o Darcy Ribeiro não ter um filme.

    Não tem audiência pra tal

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/11
    · votar


    Barato só edição de bolso de livro clássico. Qualquer livro que fuja disso é sempre roubo.

    Zandor
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Se até na universidade o pessoal odeia leitura e ainda adora Wikipedia para fazer trabalhos, parece-me difícil que quem nem ensino fundamental tem vá se interessar pela leitura.


    E a wikipedia não tem um monte de coisas escritas. Ela transfere as informações telepaticamente.

    fill.zanchez
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    No Brasil, livros bons custam de R$ 40,00 pra cima,

    E tu acha caro? Qualquer jogo de video-game custa mais caro. Aí é questão de definir com o que quer ocupar seu tempo.

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    fill.zanchez
    É muito caro sim.

    pscb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Zandor
    E a wikipedia não tem um monte de coisas escritas. Ela transfere as informações telepaticamente.

    Não basta ler. Tem que ler algo bem escrito. Wikipedia não serve para assuntos sérios, pois não tem autor.

    vitaoma
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Lúthien Tasardur
    Concordo com a sua opinião, às vezes a escola forçar a ler esses livros tira o gosto da leitura. Tive uma professora que apenas dizia para lermos o livro que quiséssemos e escrever resumos e opiniões sobre. Ela tentava se informar a respeito deles e ver se o aluno tinha entendido direitinho.

    Eu acho bem chato esse caráter da escola de cobrar a leitura. Eu acho que o papel do professor não deveria ser de checar se o aluno leu até o final, fazendo uma pergunta sobre a penúltima página na prova, mas ver se ele entendeu as ideias principais e o que ele pensa daquilo tudo.

    pscb
    Bom, aqui em São Paulo as bibliotecas são numerosas e tem um acervo muito extenso. Para ser membro basta ter 16 anos e comprovar residência. Não me diga que o motivo das pessoas não lerem é que as bibliotecas não tem os mais ilustres autores da literatura húngara. Ninguém lê nem os que tem, nem os mais simples.

    Eu acho que a falta de leitura vem de uma falta de incentivo dos pais à leitura dos filhos. Se os pais não ensinam os filhos a ler - talvez porque tenham pouco tempo livre com os filhos para fazê-lo - e esperam que a escola o faça, eles não vão pegar o mesmo gosto pela leitura. Conheço muitos pais bem sucedidos financeiramente que acham que educar os filhos é assinar Discovery Kids e colocá-los para assistir 10 horas por dia.

    vitaoma
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu aproveito a cerca de 01h30min que fico no ônibus para ler. Estou lendo agora "El sueño del Celta", do peruano Mario Vargas Llosa, atual nobel de literatura. Não apenas aproveito esse tempo inútil de ônibus lendo um romance, mas também estou avançando no espanhol, já que a leitura é uma ótima forma de aprender a escrever também.

    Sim, uma excelente forma de aproveitar esse tempo que seria desperdiçado. Aliás, outro dia vi um cobrador lendo um livro sobre o Stalin, fiquei meio assim Oo

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Quem foi o carcamano que negativou a santíssima trindade?

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Acho que essa leitura de intelectuais nunca vai cair no gosto da maioria.
    Esses livros servem muito mais ao indivíduo, não a sociedade. Socialmente, muito poderia ser melhorado se a massa fosse informada, e informação se encontra em muitos meios, não só em livros.
    Antes de falarmos que essa maioria não lê, é melhor pensarmos que nem sequer ela é informada.

    pscb
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: pscb
    · votar


    Tem muita gente que sai do colégio sem saber escrever.

    Palavras e frases que já vi pessoas formadas no ensino médio escreverem:

    "Derrepente", "honrra", "concerteza", "a viajem", " eu gosto de Fulano, mais não gosto de Sicrano", "descisão", "encima", "fasso", "viagante", "com licensa" etc.

    Por que diabos o professor de português dessas pessoas não as corrigiu? Educação no Brasil não está melhorando coisa nenhuma, apesar de vermos belas propagandas dizendo isso.

    Esse tipo de coisa poderia ser evitada se houvesse o estímulo à leitura e bons professores. Mas quem quer ser professor com os miseráveis salários vigentes?

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    "viagante",

    duvido

    pacpac
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: pacpac
    · votar


    da 5ª/7ª série minha professora passava trabalho por livro
    podia ser da biblioteca da escola, ou emprestado, ou que ja tenha, como for
    3 em 3 meses, escolher qualquer livro, e ler
    o trabalho? comentar sobre o livro, partes preferidas, o que não gostou, o que mudaria...
    independente do que botasse, ganhava ponto
    era só ler e comentar

    incentivou MUITO, maioria da turma até hoje, dos que tenho contato, adora ler

    sei lá, vai muito de incentivo, iniciativa...

    não acho que seja problema da geração nem nada histório, só sei lá, pessoal não dá valor, não conhece, é falta de hábito

    é como falaram, é muito mais fácil um pai chegar e alugar/comprar um dvd a 3 por R$ e dar pro filho assistir em duas horas, do que comprar um livro, e incentivar a ler, ou até mesmo parar pra ler com o filho, até tomar gosto

    acho que deveria ser obrigação em qualquer escola o incentivo.. não por lei nem nada, mas professores, a direção da escola.. me admira eles, educando criança/adolescente, ensinando, e não fazendo nada dando um "empurrão" pra incentivar, sabendo que é algo bom e ajuda MUITO na escrita. tem bibliotecas, mas nem todo mundo vai lá e lê, se tira um ou outro que entra pra pegar um livro

    não acho nem que seja questão muito de preço..
    livro não é tão caro, e tem bibliotecas. tem ebook na internet. tem sempre aquele amigo com uma pilha de livros.
    pessoal só acha que se tirar 2h do dia pra ler é perder tempo, achando que poderia tá fazendo algo mais útil
    foda é que boa parte desse pessoal passa tarde inteira no pc fazendo nada, ou dormindo, ou perturbando a mãe, ou pela rua, ou em frente ao video game

    sei lá

    seek n destroy
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: seek n destroy
    · votar


    Simplesmente porque ler não é necessário, nem obrigatório. Não paga as contas de ninguém, nem põe comida na mesa. Não é uma forma de entretenimento popular. Isso tá começando nos jovens de agora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falta de leitura pela população brasileira