Movimento pela quebra dos contratos de exclusividade

    Autor Mensagem
    dracon
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: dracon


    Aos membros do fórum,

    Antes uma rápida explicação da situação. Atualmente a maioria dos fabricantes gringos de instrumentos e equipamentos tem contratos de exclusividade com representantes no Brasil (importadoras), ou seja, só aquele importador pode trazer oficialmente o produto de determinado fabricante para o Brasil. Isso impossibilita q nós possamos comprar diretamente dos sites estrangeiros, pois para respeitar os contratos de exclusividade, os próprios fabricantes vetam as vendas diretas pro Brasil nos sites internacionais como Guitar Center, Sam Ash entre tantos outros. Assim agente nao tem o direito de importar legalmente algum produto e somos obrigados a pagar além dos impostos absurdos de importação os lucros abusivos dos importadores, e ainda ficamos presos a limitada variedade de produtos q os importadores resolvem trazer.Sem contar q praticamente só São Paulo tem lojas onde vc pode encontrar um equipamento melhor. Se um cara de Tocantins quiser uma guitarra boa ele vai ter q pagar além de tudo o frete pro estado dele, que muitas vezes chega a ser bem semelhante ao frete q vc paga pro produto vir dos EUA, mais uma maldade.

    Não temos a opção nem de pagar os absurdos impostos de uma importação nem se quisermos!

    Exemplificando pra ilustrar. Se vc quiser uma Gibson Les Paul Studio nova, vai ter q ir numa loja e pagar algo em torno de R$5700 por ela. Se comprasse diretamente na gringa ela chegaria na sua casa por aprox. R$4300, pagando impostos, frete, desembaraço aduaneiro etc. To considerando aqui o frete mais caro por currier tipo FEDEX/DHL. Então pra comprar no Brasil pagamos todos os impostos q pagaríamos se importássemos, mais o lucro de 30-35% do importador.Isso se considerarmos produtos "famosos" q são frequentemente importados como a guitarra q eu usei de exemplo.Experimente tentar achar uma coisa mais específica ou mais cara!Ou não acha ou vão arrancar seu coro no preço. Uma Gibson Les Paul Standard custa R$15.000 aqui na Made in Brazil de Brasília, importando direto ela chegaria na minha casa por menos de R$8500, dá quase 80% de lucro!!E quanto mais caro e exclusivo o produto essa conta só cresce, é medonho.

    Hoje até é possivel sim comprar as marcas "exclusivas", mas basicamente vc tem 2 opções. A primeira, vendedores não lojistas do E-Bay. A segunda comprar diretamente com os gerentes das lojas gringas, eles não podem colocar o produto a venda no site, mas se vc entrar em contato diretamente vc até consegue, é um saco, uma tonelada de confirmações, parece até q vc tá trazendo drogas pro país kk. De qualquer maneira são processos muito limitadores, dificultosos q não passam muita segurança pro consumidor. Além do que vc tem q ter um domínio razoável do inglês, q é uma outra barreira.

    Eu proponho q nós inundemos os sites gringos com apelos para q eles tenham subsídios para pressionarem os fabricantes e os convençam q a venda direta seria muito mais lucrativa, assim os contratos de representação com os importadores brasileiros não seriam renovados.Ficaríamos então livres pra comprar diretamente da gringa.Entrar no site da Guitar Center, escolher, comprar e receber em casa tendo liberdade de escolha e preço mais justo. Isso só é possivel com pouquíssimas marcas ainda não dominadas pelos importadores.

    A rapaziada aí q é fera no inglês poderia fazer uma carta modelo pra quem não tem o domínio da língua usar. Ajudaria bastante.

    Grato pela atenção.

    R. Marcone
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    dracon

    Brasileiro não faz isso. Nós somos pacatos por natureza. E pra falar a verdade nós somos a música do Zeca Pagodinho. " Deixa a vida me levar, vida leva eu. Deixa a vida me levar, vida leva eu."

    Um abraço

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    dracon

    O problema esta em que grandes marcas ao firmarem contratos de exclusividade com distribuidores também garantem uma cota mensal de vendas de seus produtos, e pode ter certeza não é em pequena quantidade. Nenhum fabricante de marca consagrada iria assumir uma operação de varejo e arriscar sua comercialização em larga escala abandonando uma rede de distribuidores.
    Outro fator é que o mercado sul-americano é um mercado pequeno e praticamente insignificante para estes fabricantes.
    Mesmo que custasse em torno de 1K menos no varejo isto não garantiria uma venda igual à rede de distribuidores.
    Garantidamente nenhum fabricante irá se inclinar aos riscos de uma operação de varejo para atender uma pequena camada de consumidores que visualizam uma compra mais acessível e proporcionar uma redução de valores que acabam comprometendo a imagem da marca.
    É uma pena, mas é assim que funciona.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    dracon
    Brasileiro só de ferra mesmo! Acostume-se

    dracon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Uma pena mesmo.Estou visando é o bem geral. Pq meu lado mesmo eu garanto, importo o q quero mesmo com esse processo dificultoso e cheio de barreiras. Só queria q todos tivesse s acesso. Vou repetir esse tópico no forum de guitarras pra ver o feedback da galera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Movimento pela quebra dos contratos de exclusividade