Não é o dinheiro, estúpido

    Autor Mensagem
    Kensei
    Veterano
    # fev/11


    Tá na folha de SP de hoje, o que acham disso hein pessoal?


    NIZAN GUANAES

    Não é o dinheiro, estúpido

    Não paute sua vida pelo dinheiro: seja fascinado pelo realizar e o dinheiro virá como consequência

    SOU, COM FREQUÊNCIA, chamado a fazer palestras para turmas de formandos. Orgulha-me poder orientar jovens em seus primeiros passos profissionais.
    Há uma palestra que alguns podem conhecer já pela web, mas queria compartilhar seus fundamentos com os leitores da coluna.
    Sempre digo que a atitude quente é muito mais importante do que o conhecimento frio.
    Acumular conhecimento é nobre e necessário, mas sem atitude, sem personalidade, você, no fundo, não será muito diferente daquele personagem de Charles Chaplin apertando parafusos numa planta industrial do século passado.
    É preciso, antes de tudo, se envolver com o trabalho, amar o seu ofício com todo o coração.
    Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência.
    Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido ou um grande canalha. Napoleão não conquistou a Europa por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro.
    E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. Tudo o que fica pronto na vida foi antes construído na alma.
    A propósito, lembro-me de um diálogo extraordinário entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar dos leprosos, diz: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo". E ela responde: "Eu também não, meu filho".
    Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar têm trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.
    Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si.
    Era muito difícil viver numa nação onde a maioria morria de fome e a minoria morria de medo. Hoje o país oferece oportunidades a todos.
    A estabilidade econômica e a democracia mostraram o óbvio: que ricos e pobres vão enriquecer juntos no Brasil. A inclusão é nosso único caminho. Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laodiceia.
    É preferível o erro à omissão; o fracasso ao tédio; o escândalo ao vazio. Porque já li livros e vi filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso (ou narra e fica muito chato!).
    Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.
    Tenho consciência de que cada homem foi feito para fazer história.
    Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações numa mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não dê férias para os seus pés.
    Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse? Eu sabia!".
    Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem de aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, apenas se fizesse alguma coisa.
    Chega dos poetas não publicados, de empresários de mesa de bar, de pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e todo domingo, mas que na segunda-feira não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar.
    Só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama "sucesso".
    Seja sempre você mesmo, mas não seja sempre o mesmo.
    Tão importante quanto inventar-se é reinventar-se. Eu era gordo, fiquei magro. Era criativo, virei empreendedor. Era baiano, virei também carioca, paulista, nova-iorquino, global.
    Mas o mundo só vai querer ouvir você se você falar alguma coisa para ele. O que você tem a dizer para o mundo?

    NIZAN GUANAES, publicitário e presidente do Grupo ABC, escreve às terças, a cada 15 dias, nesta coluna.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu até concordo com ele, mas é difícil você manter o bom humor e uma boa atitude no trabalho se for algo que você não gosta. Você fica desanimado.

    ROTTA
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Esse cara é muito talentoso como publicitário, e como empreendedor penso que igualmente.

    Ao que ele comenta no início sobre "pessoas que acumulam conhecimento mas carecem de atitude" é talvez um dos grandes males de uma geração/perfil de pessoas que se formam sem terem buscado a mais básica das experiências, emendam um mestrado ou pós-graduação, e lá próximo dos seus 30 anos se frustam porque não conseguem emprego mesmo com tanto conhecimento (tácito).

    Uma velha máxima que circula no meio corporativo nunca foi tão verdadeira: você pode ser contratado pelos seus conhecimentos, e será demitido pela sua atitude.

    Abraços.

    raf.pp
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu concordo com tudo, mas acho bem dificil sairmos de uma situação mais comoda e nos arriscarmos no mercado onde vemos tantos falharem... espero que eu não seja um desses pois estou abandonando a segurança do meu emprego para virar empreendor, eu posso garantir que isso me assusta muito.

    Kensei
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ROTTA
    Frase interessante.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Mais um ingênuo que acredita na positividade do trabalho, quando esse é cada vez mais alienado e desnecessário para a produção da riqueza. Típico texto de autoajuda para aqueles que ainda acreditam que suas ações têm algum impacto no mundo, quando somos somente suporte da produção de valor irracional e tautológica.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tenho consciência de que cada homem foi feito para fazer história.

    e a farsa do sujeito iluminista transcedental retorna!

    Kensei
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    J. S. Coltrane
    Gosto de "suas" análises, mas sinto que fala uma proposição, não acha?

    raf.pp
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    J. S. Coltrane

    Esse nick é por causa do musico de Jazz??

    Se for, acredito que até você tem ser diferente da mediocridade e se espelha em outros exemplos... concordo com o que vc disse, mas é muito triste viver sem sonhos...

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    É preferível o erro à omissão; o fracasso ao tédio; o escândalo ao vazio. Porque já li livros e vi filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso

    Gostei desta parte!

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: J. S. Coltrane
    · votar


    raf.pp

    existe outra referência no meu nick além dessa. Se livrar dos sonhos pode ser uma libertação

    Kensei

    gostei das aspas. Proposições, nesses termos colocados, só irão reproduzir o que está posto, o lance aqui é a superação. Eu acredito na deserção como método, aliado à não ação oriental (única forma de combater o sofrimento).

    Grow
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    concordo plenamente, inclusive li um texto dele q usava exatamente esses exemplos da freira e do texano... se não me engano, a tal frase é da madre teresa

    mas o q ele disse faz mto sentido, tenho um professor q sempre diz: "se vc ama o q faz, nunca mais vai trabalhar na vida"

    é bem isso

    Kensei
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    J. S. Coltrane
    lol

    Essa não-ação seria isso?
    " o conceito de Wu Wei não-ação. Este conceito pode ser confundido com não fazer nada, não agir. O que o Taoísmo chama de não-ação é, na verdade, uma ação sem intenção, uma ação não intencional. É uma ação que não pressupõem intenção, mas, nem por isso, não representa o não agir. Ou seja, não-ação significa realizar as coisas com naturalidade, sem engenhosidade, sem excesso de predeterminação, sem especulação"



    Se for isso, por acaso vc conhece o templo Zu Lai?
    E vc ainda colocou a cabala no meio do assunto... complicou.

    qew
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Legal, mas eu sou mercenario.

    BruRoma
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Kensei
    Vem do It´s the economy, idiot (É a economia, idiota) que o Bill Clinton falou nas eleições de presidente contra o Al Gore.
    Ele quis dizer que não perdeu a eleição pq a economia estava em uma fase muito boa. O que é completamente mentira ja que todo mundo sabe que o Al Gore não ganhou pq a eleição foi fraudada .

    Kensei
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    BruRoma
    Excelente adendo, obrigado pelo esclarecimento

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Estou trampando um Ensino técnico de informática integrado ao ensino médio, e vou deixar a vida me levar, pois não faço idéia do que fazer o futuro.

    Só que ter um emprego que pague bem, sonhos e objetivos eu deixo pra pensar em algum quando já estiver na minha "área de segurança".

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Se você fizer algo que gosta e fica feliz em fazer, conseguirá o resto.

    É mais fácil você ganhar dinheiro com o que gosta. Não adianta eu me dedicar 16 anos adquirindo conhecimento em uma área que não me deixa feliz. Posso ganhar muito dinheiro? Sim. Mas por quanto tempo? Terá realmente valido a pena?

    ROTTA
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    raf.pp
    Eu concordo com tudo, mas acho bem dificil sairmos de uma situação mais comoda e nos arriscarmos no mercado onde vemos tantos falharem...

    Muito difícil, e exige um ingrediente chamado coragem. São raras as histórias de sucesso pessoal/profissional que conheço, e que não tenham tido um lance de coragem.

    Abraços.

    Kensei
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Coragem: tomar risco. E a verdade é uma só, poucos são educados à tomarem risco, a maioria é doutrinado para ser um aplicador de poupança!

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Acho que existem pessoas que tem como maior objetivo na vida ganhar dinheiro, e fazem isso muito bem, mas são pontos fora da curva. A maioria que quer só ganhar dinheiro fica na merda.

    raf.pp
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ROTTA
    Kensei

    É verdade o que vocês disseram, mas o problema maior no meu ver não é simplismente a coragem de tomar riscos... acredito que a ansiedade supere isso e acabe lhe atrapalhando no futuro.

    Acho que a melhor qualidade que você tem que ter para fazer um projeto seu dar certo é a persistencia. Muitos vão criticar, você vai levar várias quedas... mas enfim se continuar e aprender com seus erros, acredito que um dia conseguira fazer o que você sonhou.

    ROTTA
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: ROTTA
    · votar


    raf.pp

    Exato. Mas eu destaco mesmo a frase a seguir: "Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido ou um grande canalha."

    Acho que isso ainda é a origem do que eu considero um dos grandes defeitos das novas gerações: a futilidade.

    Abraços.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Kensei

    sim, algo do gênero. A cabala entrou meio por acaso, vou editar o post e tirar essa parte.

    http://www.templozulai.org.br/
    ^
    ^
    403 forbidden

    Gui
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    prefiro um ambiente de trampo a algumas pilas na minha conta...nao que o $$$$ nao importe..mas ter um ambiente de trabalho bom..conta muito mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não é o dinheiro, estúpido