Ciência e Política, duas vocações

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/11


    Estava lendo esse livro de Max Weber ontem e mudou um pouco a forma como eu vejo a ciência.

    Ele tira todo o romantismo da ciência como detentora da verdade absoluta e trata como um nível de especialização onde não se pretende responder perguntas e a intuição e "paixão" características obrigatórias ao profissional.

    O cientista sempre quer que sua teoria seja ultrapassada, pois ela é temporal, de uma forma simplista é o maior ponto que o difere do artista, onde sua obra nunca é ultrapassada, pois até mesmo o artista deve seguir certos padrões em sua música, pintura e ambos utilizam-se largamente da intuição e criatividade.

    A religião e o líder para Weber são antagônicos a ciência.

    O político por sua vez deve tomar uma posição clara do que defende, ser um líder (o que Weber critica em alguns professores universitários e cientistas, que constituem fama não pela ciência em si, mas pela liderança).

    A honra do líder está numa responsabilidade pessoal exclusiva pelo que ele faz e que ele não pode e não deve rejeitar ou transferir. Weber fala sobre o importante papel do líder, pois ele deve tomar responsabilidade dos seus atos que serviram como base para outras pessoas "na medida em que isso é válido, uma ética de fins últimos e uma ética de responsabilidade não são contrastes absolutos, mas antes suplementos, sendo que só em uníssono um homem, genuíno – pode ter a 'vocação para a política".


    Vocês já leram o livro? Compartilhe sua opinião sobre ciência, política, arte e religião.

    Dissertem ou não, o poder é de vocês.

    Bassist_rsl
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vocês já leram o livro?
    Não.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vocês já leram o livro?
    Não.

    Mr. Joe
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vocês já leram o livro?
    Não.

    Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vocês já leram o livro?
    Não.

    southbass
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vocês já leram o livro?
    Sim.

    Mentira.

    Não.

    Konrad
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cavaleiro
    O político por sua vez deve tomar uma posição clara do que defende, ser um líder (o que Weber critica em alguns professores universitários e cientistas, que constituem fama não pela ciência em si, mas pela liderança).

    Eu sempre achei que nesse ponto toda a genialidade do Weber se aproxima de uma fé nas coisas tão ingênua quanto inesperada em alguém que escreveu sobre e descreveu tão bem as relações de poder entre os seres humanos! heheh

    Gourmet Erótico
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    que merda, mais um tópico sobre ciência!

    (se fosse de religião, reclamavam)

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Konrad

    Você diz em relação ao professor universitário ou ao líder?

    Quanto ao professor, eu concordo com você, mas é característico de alemães.

    Provavelmente ele foi contra devido ao que ocorrera nos Estados Unidos que ele tomava como base, o ensino era demasiadamente pragmático e constituía como alicerce principal uma relação comercial, diferente do que ocorria na Alemanha.

    Dylan Thomas
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cavaleiro

    Acho que o romantismo na ciência só existe na literatura. Afinal, não é uma idéia das mais sedutoras Fausto vendendo a alma ao Diabo em troca do conhecimento e do amor? É belo, mas não há relação alguma com a realidade.

    Quanto ao contraste entre o cientista e o artista que você argumenta, creio que em relação ao artista o processo ocorra justamente da forma inversa. Ainda que ao analisar as obras de determinado artista, subdividir seus conteúdos esteticamente, historicamente, holisticamente e essa baboseira toda, na concepção daquele que as cria, há sempre uma vertigem a ser expurgada, uma busca pela forma mais elevada, uma espécie de espelho, retrato do estado mental do indivíduo. Dostoiévski, se não me engano, referia-se ao processo de criação como uma agonia dilacerante e prazerosa (ou algo símile a isso). Enfim, pelo menos na concepção do artista, sua obra sempre deve ser ultrapassada. Talvez por que ela não reflete mais um estado mental ou de espírito ou simplesmente por que não significa absolutamente mais nada para o seu criador; ainda que o espectador a perceba como uma obra atemporal, intacta e demasiadamente humana.

    Quanto à religião e política, quero que vão para o inferno!

    hehe... Buenas, como vão as coisas aqui no OT?

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Postei só para marcar presença.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Dylan Thomas

    Quanto tempo Dylan.

    Eu fiquei fora um tempo também, voltei esses dias, mas pelo visto está um pouco mais chato mas tudo tranquilo.

    O que tem feito?

    Talvez por que ela não reflete mais um estado mental ou de espírito ou simplesmente por que não significa absolutamente mais nada para o seu criador; ainda que o espectador a perceba como uma obra atemporal, intacta e demasiadamente humana.

    Faz sentido.

    maspn
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vocês já leram o livro?
    Não.

    maspn
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cavaleiro

    escreve ele no word e posta pra gente, abraços.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    maspn

    Ele é de domínio público devido ao tempo de publicação.

    http://www.lusosofia.net/textos/weber_a_ciencia_como_vocacao.pdf

    southbass
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    maspn
    quero ver ler agora, hein!

    Anderson Eslie
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cavaleiro
    Li uma vez esse livro tem um certo tempo, mas as críticas que ele faz à ciência são pertinentes até hoje.
    Vou lê-lo novamente. É um belo livro pra quebrar certos romantismos, principalmente pro pessoal que tá entrando agora na universidade achando que vai mudar o mundo ou que a universidade tem esse poder.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Anderson Eslie

    Muito útil.

    Já leu A Teoria da Burocracia?

    Vale a pena.

    Anderson Eslie
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cavaleiro
    Já leu A Teoria da Burocracia?

    Vale a pena.

    Conheço a teoria da burocracia de Weber de tanto ter que Lê-lo. No Economia e Sociedade tbm fala bastante sobre...
    Por sinal a leitura da burocracia feita por ele é reveladora e ao mesmo tempo nos deixa com aquela sensação de "fudeu" uhashusahuasuhas... Sensacional.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mas o melhor é A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo apesar do mimimi dos Marxistas.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Dylan Thomas
    Seu nick tem algo a ver com Bukowski?

    Dylan Thomas
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cavaleiro
    O que tem feito?

    Tenho levado uma existência beatnik em festas de rockabilly bebendo Jack Daniel's entre as coxas de belas pin-ups ruivas.

    Codinome Jones

    Não. Ambos bebiam muito, mas na minha hipotética velhice não trocarei whisky por vinho como Bokowski fez.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Dylan Thomas
    Curioso, estava lendo um conto entitulado: "Foi isso que matou Dylan Thomas"

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    Codinome Jones

    Foi a bebida compulsiva que matou Dylan Thomas.

    Ele é bastante famoso, embora eu só tenha lido sobre ele depois da referência do Dylan Thomas do OT, nada de estranho em Bukowski escrever um título desses.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cavaleiro
    Não sabia que era uma personalidade conhecida. Ato falho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ciência e Política, duas vocações