Risco de contrair HIV em transfusão é maior no Brasil que nos EUA

    Autor Mensagem
    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # jan/11


    Uma em cada 100 mil bolsas de sangue pode estar contaminada.
    Nos EUA, a relação é de 1 para cada 2 milhões de bolsas.


    Uma pesquisa feita em três hemocentros brasileiros no período entre 2007 e 2008 indica que o risco de contrair HIV em transfusões de sangue no Brasil é 20 vezes maior do que nos Estados Unidos.

    O trabalho, feito por estimativa, calcula que 1 em cada 100 mil bolsas de sangue do País pode estar contaminada pelo vírus causador da Aids. Nos EUA, a relação é de 1 para cada 2 milhões de bolsas.

    Embora muito mais elevados do que norte-americanos e de alguns países europeus, os índices brasileiros melhoraram. Versão anterior da pesquisa, de 2006, indicava que 1 em cada 60 mil bolsas poderia estar contaminada pelo HIV. "Precisamos avançar na segurança. Mas não há dúvida de que muito já foi feito", afirma a coordenadora do trabalho, Ester Sabino, da Fundação Pró-Sangue de São Paulo. Com números atuais, entre 30 e 60 pessoas por ano podem ser contaminadas por sangue doado. Na versão de 2006, a estimativa era de que entre 50 e 100 pessoas pudessem se infectar.

    Financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH, em inglês), o estudo coordenado por Ester foi feito a partir da análise de bolsas de sangue coletadas nos hemocentros de São Paulo, Minas e Pernambuco. Durante a apresentação do trabalho, em Congresso da Associação Americana de Bancos de Sangue, Ester classificou como "alto" o risco residual para HIV durante transfusões no Brasil.

    Continua... Fonte

    russobass
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Levantar qual o principal motivo.

    Negligência?

    Falta de Segurança?

    Técnica destatualizada comparada com a dos EUA ?

    simples assim...

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    aqui no Brasil, a mentira faz parte da cultura.

    janela imunológica + mentira na hora da entrevista = possivel bolsa contaminada..

    não é um e nem dois que vão ao hemocentro querendo fazer exame...também num é um nem dois que mentem na entrevista.

    aqui em SP, se identificamos que a pessoa quer fazer exame, recomendamos os CTA, que teste de HIV sai BEM mais rápido que no hemocentro (não pela rapidez do teste, mas sim, pela entrega dos resultados)...

    fora as pessoas que vão doar só pra pegar o atestado...que num tão nem ai pro destino do seu sangue.

    Arcanjo Lúcifer
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    a pessoa saber que tem aids e ir doar sangue está entre as maiores filhadaputagens que existe

    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    A minha mãe já contraiu hepatite por transfusão de sangue, não consigo descrever a intensidade da minha indignação quando fiquei sabendo, tem que haver realmente muito despreparo pra deixar isso acontecer.

    fill.zanchez
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Arcanjo Lúcifer
    a pessoa saber que tem aids e ir doar sangue está entre as maiores filhadaputagens que existe

    Isso é coisa sua.

    fill.zanchez
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Creio que quem doa sanque e tem HIV não sabe que é soropositivo. o.o
    O ideal seria fazerem uma análise do sangue antes de dar ao paciente...

    BokuWa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Que bom, hein?

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Arcanjo Lúcifer
    a pessoa saber que tem aids e ir doar sangue está entre as maiores filhadaputagens que existe

    e é crime!

    hard rock and roll
    A minha mãe já contraiu hepatite por transfusão de sangue, não consigo descrever a intensidade da minha indignação quando fiquei sabendo, tem que haver realmente muito despreparo pra deixar isso acontecer.

    não é despreparo, é janela imunológica + mentira na hora da entrevista = possivel bolsa contaminada..

    fill.zanchez
    Creio que quem doa sanque e tem HIV não sabe que é soropositivo. o.o
    O ideal seria fazerem uma análise do sangue antes de dar ao paciente...

    fazem análise do Sangue, mas existe a janela imunológica...o pessoal tenta filtrar na entrevista, mas como já disse, há muita mentira só pra fazer o teste..

    Pra quem quiser saber mais sobre janela imunológica (lembrando que não é só com HIV, outras DST também funcionam no mesmo esquema.

    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Gui

    Então poderia haver mais rigor na seleção, por exemplo, a exigência de dois testes pra soropositivos com intervalos de 2 meses entre cada um. O problema é jsutamente que diminuiria ainda mais o número de doadores, que já é pequeno.

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    hard rock and roll
    O problema é que nem todos os componentes sanguineos duram esse tempo todo, no maximo o Plasma dura isso.
    Plaquetas num duram nem uma semana e as Hemácias duram até dois meses..mas nem todas.

    e nem é só com soropositivos..se não me engano..a janela imunológica de hepatite tipo B é a maior...

    como não sou da área (saúde/biológicas) não sei se há outra coisa pra melhorar essa seleção..mas te digo que a legislação atual é bem rigida..e consideravelmente atual (2004)...pra tu ter ideia..os homossexuais homens não podem doar...tá na legislação.

    ai pergunto: a propria legislação brasileira é inconstitucional? (ok, discussão pra outro tópico)

    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Gui

    Então o método estaria no conjunto da obra (melhorias na área da saúde como um todo), já que a legislação é bem desenvolvida?

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Fazer exame no ato da doação e fazer o exame no ato da transfusão ao paciente.

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    hard rock and roll
    exato! na verdade, a legislação é até antiquada em alguns pontos, como restringir a doação dos homossexuais homens....

    mas acho que melhor do que as melhorias, seria uma massiva divulgação sobre a janela imunológica e outros centros de testagem (como os CTA e os COAS em SP.)

    muita gente acha que serão maltratados nos CTA e COAS, vão doar sangue..e não é bem assim...isso que é foda.

    brunohardrocker
    possibilidade muito remota de alguma coisa ser diferente...visto que o tempo que uma bolsa fica estocada é mínimo...dificilmente há grande intervalo entre a doação e a transfusão..questão de dias mesmo!

    fill.zanchez
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Gui
    Saquei. Vlw.

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    toda vez que eu vou tomar vacina eu fico com um cagaço do caralho de contrair uma porra dessas.....

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fill.zanchez
    por nada!

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Shredder_De_Cavaquinho
    vacinas e doações de sangue são TODAS as agulhas descartaveis.

    tu só vai pegar, se o fabricante reciclar e não esterilizar corretamente...e não temos registro nenhum disso no brasil.

    heartOnBass
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Aids/ sida é muito complicado fogo :/

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    a legislação é até antiquada em alguns pontos, como restringir a doação dos homossexuais homens....


    uma colocação interessante:

    Essa lei se deve que antigamente o número de pessoas com AIDS era predominantemente maior entre os homossexuais (principalmente homens)! E para evitar possíveis falhas e consequentemente passar um número maior de bolsas contaminadas, eles proibiram a doação de sangue dessa classe de pessoas, isso antigamente!

    Acho que hoje isso não procede, pois o número de héteros infectados é equivalente ou até maior que o número de homossexuais infectados, porém como as leis aqui no Brasil são desatualizadas (temos leis da época de Vargas no nosso sistema prisional) a coisa fica como está.

    Nosso Brasil é um país desatualizado legislativamente! Fato!

    mr.moretti
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Fazer exame no ato da doação e fazer o exame no ato da transfusão ao paciente.

    Não dá tempo de fazer na hora da transfusão. Por exemplo: O paciente foi vítima de atropelamento, perdeu muito sangue. Não dá tempo de fazer exame pra checar a qualidade do sangue. O caminho é uma verificação pesada na hora da doação, ou os filhas da puta que sabem que tem HIV pararem de doar sangue.

    Abç

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    isso!! exatamente....só que essa lei é de 2004 e não era pra ser tão antiquada.

    mr.moretti
    eu disse exatamente isso...

    mr.moretti
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Gui

    Ah, me desculpe. Eu não li tudo.

    Abç

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/11
    · votar


    Imagina no México, que eles furam a pessoa na rua e põe o sangue numa latinha da cruz vermelha que tem um buraco pra por dinheiro.

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Black Fire
    anda assistindo muito Chaves

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Risco de contrair HIV em transfusão é maior no Brasil que nos EUA