Mãe convence filhos a ficar sem internet e conta experiência em livro.

Autor Mensagem
Juh_Cruz
Veterano
# jan/11


Maushart diz que seus filhos 'habitavam a mídia eletrônica'

Muitos pais talvez se preocupem com o tempo gasto por seus filhos - e por eles próprios - na internet, mas provavelmente poucos ousariam passar seis meses completamente longe da web, da TV e de smartphones.

Foi o que fez a autora americana-australiana Susan Maushart, 52, que convenceu sua família a passar um semestre 'desplugada' - experiência que foi 'um alívio', diz.

Como resultado, relata Maushart à BBC Brasil, seus filhos aprenderam a fazer 'uma coisa de cada vez', e um deles até mudou seu rumo profissional por causa do experimento.

Escritora e colunista de uma revista australiana, Maushart havia começado a se preocupar com o fato de que seus três filhos adolescentes 'não usavam a mídia eletrônica, eles habitavam a mídia eletrônica'.

'Temia não tanto o cyberbullying e coisas do tipo, mas a quantidade de tempo que eles passavam conectados, o impacto disso nas suas relações, nas suas refeições e no seu sono', diz Maushart. 'As meninas (na época com 14 e 18 anos) passavam todo o tempo olhando fotos no Facebook.'

O experimento

Durante uma conversa com seu filho, então com 15 anos, enquanto ele jogava videogame, Maushart se perguntou como seria a vida se eles não tivessem tantas tecnologias. 'Ele me respondeu que a vida seria uma chatice.'

A partir disso, a escritora teve a ideia do experimento: passar seis meses 'offline'. Pouco depois do Natal de 2008, removeu de sua casa, no oeste da Austrália, todas as TVs, PCs e smartphones. O uso de computadores estava liberado na universidade e no trabalho, e o celular 'simples' também era permitido.

Os adolescentes aceitaram o desafio depois de serem 'subornados' pela mãe, que lhes prometeu parte dos lucros caso conseguisse transformar a experiência em livro (o que de fato ocorreu: The Winter of Our Disconnect - O inverno de nossa desconexão, em tradução livre - ainda é inédito no Brasil).

'Mas depois eu soube que eles toparam porque acharam que eu não seria capaz de levar o projeto adiante', diz a autora.

Isso porque a própria Maushart praticamente mantinha um 'caso' com seu iPhone, admite. 'Levava ele comigo ao banheiro, comprava capinhas para ele e dormia com ele.'

Então, forçar-se a ficar longe de tudo isso não lhe causou angústia? 'Na verdade, senti um grande alívio', diz. 'Foi algo libertador. Não me senti tentada (a usar o iPhone). O que mais senti falta foi de não poder entrar no Google o tempo todo. A experiência me fez desistir da compulsão de querer saber tudo.'

Adolescentes 'offline'

Num primeiro momento, a filha mais nova decidiu ir morar com o pai e só voltou à casa de Maushart após seis semanas do início do projeto. Em momentos de 'desespero', os adolescentes resgataram o Lego e os jogos de tabuleiro do fundo do armário - e gostaram.

Amigos a advertiram que a ausência de computador em casa prejudicaria os estudos de seus filhos, que não poderiam fazer pesquisas na internet.

'Mas, pelo contrário, eles se saíram melhor. Eram mais eficientes, porque não estavam fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Minha filha mais velha usava o computador da universidade e, sem distrações, terminava os trabalhos com mais rapidez.'

Socialmente, 'minha casa passou a atrair os amigos dos meus filhos, porque (o experimento) era uma novidade. Em vez de ficar no Facebook, vi minha filha conversando de verdade com amigas'.

65 horas no mês

No Brasil, dados mais recentes do Ibope/Nielsen calculam em 54,4 milhões o número de usuários da internet em casa e no trabalho. O tempo médio de navegação na web foi de 65 horas e 11 minutos por pessoa durante o mês de novembro.

E pesquisa da consultoria Accenture aponta que o Brasil liderou as compras de celulares e TVs HD em 2010.

Para pais que compartilhem com Maushart a preocupação com o excesso de tempo 'plugado', ela sugere que eles organizem um dia por semana em que a família deve se desconectar. 'Mas é preciso fazer disso um evento especial, não um castigo.'

Há um ano e meio, a família da escritora voltou a habitar o mundo das telas de computador e TV.

'Às vezes eu olho para meus filhos e penso que nada mudou', confessa ela. 'Mas houve mudanças permanentes, sim. Durante o experimento, meu filho começou a tocar saxofone e agora estuda (o instrumento) profissionalmente. Minha filha mais velha redescobriu seu amor pela leitura e aprendeu a fazer uma coisa de cada vez. E a mais nova, bem, eu ainda tenho que pedir que ela saia do Facebook.'

Maushart voltou a morar nos EUA, após 25 anos na Austrália. Seus dois filhos mais velhos continuam na Austrália, onde cursam a universidade.

'Todos sentimos nostalgia dos tempos do 'experimento' e acho que o faríamos de novo. Mas não neste momento. Meus filhos estão longe e eu me comunico com eles pela internet. No momento, eu sou grata à tecnologia.'

Fonte: http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=2714962 9
_______________________________________________


Acho que eu não conseguiria ficar 6 meses sem net
eita vício <o>
mas deve ser uma boa experiência
relatem ou não!
Boa noite! =D

J. S. Coltrane
Veterano
# jan/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


"passei por uma experiência bizarra qualquer e vou escrever um livro sobre ela para os otários que não conseguem vivenciar as coisas e preferem ficar lendo sobre elas."

que inspirador

Arthur T.
Veterano
# jan/11
· votar


Nossa 6 meses sem net...eu nem consigo 6 horas,imagina 6 meses,eu me matava!

J. S. Coltrane
Veterano
# jan/11
· votar


vou relatar os meus anos passados em um fórum povoado por trolls, salames, nerds e desajustados em geral e ganhar o prêmio pulitzer

Christina Amaral
Veterano
# jan/11
· votar


ficar sem internet

O que é isso?

Trololo
Veterano
# jan/11
· votar


Divide os lucros comigo que eu também fico sem pc oras.

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


ficaria tranquilamente sem internet e telefone /celular :)

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Vou escrever um livro relatando o meu antigo vício por sal e como ele acabou!

Mas ficar sem internet eu não consigo! Uma vez eu consegui no máximo ficar 1 semana sem usar os serviços google (foi horrível, eu odeio o bing e o sistema de emails do hotmail)

Lucas.Kb
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl
ficaria tranquilamente sem internet e telefone /celular :)

MENTIROSA E CALUNIADORA, CALUNIADORA E MENTIROSA!

Brinks
=D

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl
ficaria tranquilamente sem internet e telefone /celular :)

Será? acredite, isso é mais difícil do que seguir dieta!

_FrEd_
Veterano
# jan/11
· votar


Pelo menos o lucro deu pra pagar o tanto de Lan house que essa mulecada deve ter gasto

faith_girl
Veterano
# jan/11 · Editado por: faith_girl
· votar


Lucas.Kb
MENTIROSA E CALUNIADORA, CALUNIADORA E MENTIROSA!
meu de boa se fico na internet em casa é pq prefiro fica no meu quarto na boa do q a família enchendo meu saco e no trabalho é qdo tem nada p fazer.

Viciado em Guarana
ahahah nem pra mim dieta é a morte,minhas lumbrigas não permitem.


Esse ano fiquei uns 8 meses sem internet em casa usando somente no trabalho ( e era pouco coisa 1hr por dia) foi a epoca q mais assisti filmes,coloquei a minha leitura em dia e meu relogio biologico funcionava perfeitamente a ponto de n precisar de despertador e isso pra mim é muita coisa .

BruRoma
Veterano
# jan/11
· votar


A um ano atras eu conseguiria..depois de ter cel com 3G nunca mais vivi sem internet..eh 24h por dia..
É serio essa noite acordei abri o twitter no meio da noite encontrei meu pai twittando as 4 horas da manha..=X (detalhe que meu pai usa um twitter fake ahha modernidades..)

BruRoma
Veterano
# jan/11
· votar


_FrEd_
haha é por ai mesmo.

Zep Rose
Veterano
# jan/11
· votar


na verdade pra mim seria otimo ficar 6 meses sem net... [/larga de mim vicio maldito!

Juh_Cruz
Veterano
# jan/11
· votar


Arthur T.
acho q eu tbm me matava!
hauehuahuhuah
[tá, não é pra tanto]

Christina Amaral
auhauhauhauhau \,,/

faith_girl
ficaria tranquilamente sem internet e telefone /celular :)
Nossa.. como vc consegue?!
uaheuaheuaehuaheau
sério, bom pra vc!

eu tava MUITO, mas muito viciada na internet né.. passava horas e horas no pc
aí resolvi excluir canal do youtube [era o q mais roubava meu tempo], fotolog, e tentei ficar um tempo sem entrar no FCC e no MSN.. Confesso q não foi fácil nos primeiros dias, HAUHAUHAUAH, mas isso foi muito bom para mim :)
quero fazer isso mais vezes, não excluir as contas q tenho, mas me desprender um pouco... tipo que nem vc, vc parece q é sossegada, ficou 8 meses sem net em casa Oo
[ainda quero saber o segredo] hauhauhauha

Viciado em Guarana
Uma vez eu consegui no máximo ficar 1 semana sem usar os serviços google (foi horrível)

é, é horrível
Viciado em Internet

_FrEd_
uhauhauhauha é!

BruRoma
eita pai modernoso
huaehuaehuaeheuhae
meu pai já é bem ao contrário do seu, ele nem liga pra internet, por ele eu nem tinha computador, que dirá internet.. ele já até quis jogar meu pc fora =D
auhuhauhauhaua

Zep Rose
seria ótimo mas seria dificil né?
hauehaeuhaeuha

Christina Amaral
Veterano
# jan/11
· votar


Juh_Cruz
Pior que é sério. Não consigo me ver sem essa coisa! hahaha
Fiquei com inveja da faith_girl... 8 meses sem net? Seria ótimo se eu conseguisse...

BruRoma
Veterano
# jan/11
· votar


Christina Amaral
E sem tv ou cel rola ?
Acho mais facil dai..

Christina Amaral
Veterano
# jan/11
· votar


BruRoma
Eu não assisto TV \o/
Não é blablabla de nada presta, não tenho paciência =\
Celular eu uso como relógio, faz falta... hehe

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Juh_Cruz
Nossa.. como vc consegue?!
Eu sou boa na arte do ócio :D
Sério curto demais fica quietinha escutando alguma música (instrumental de preferencia) pensando em algo q me aflinge ou como foi o dia,se poderia ser melhor,q tipo de atitude eu tive e n foi legal,se trabalhei direito etc. infelizmente nós mulheres não temos a caixa do nada então fica foda mesmo kkkkkk

Apesar de quase sempre meu msn ta ligado fica no 'ocupado' justamente pq a coisa mais fácil é eu fica c preguiça e deitar na cama ...ZzZZzz

quero fazer isso mais vezes, não excluir as contas q tenho, mas me desprender um pouco... tipo que nem vc, vc parece q é sossegada, ficou 8 meses sem net em casa Oo
Não sei se isso ajuda,eu gosto de ter várias coisas p olha na internet senão fico entediada fácil...n tenho saco pra procurar,ir no ueba é muito.


Christina Amaral
Fiquei com inveja da faith_girl... 8 meses sem net? Seria ótimo se eu conseguisse...
sem internet é fácil,celular então vixxee nem sei pq tenho :P telefone uso o minimo ,o q seria foda é sem tv pq sou quase uma cinéfila e fica sem meus seriadinhos (n gosto de assistir no pc).

Juh_Cruz
Veterano
# jan/11
· votar


Christina Amaral
aehuehuaehueahau tbm fiquei com inveja!
acho q eu tbm não conseguiria :|

BruRoma
E sem tv ou cel rola ?
Acho mais facil dai..


Eu tbm não assisto TV, muitooo difícil, e celular até pouco tempo eu estava sem..
meu negócio é só a internet msmo :/

Christina Amaral
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl
sem internet é fácil,celular então vixxee nem sei pq tenho :P telefone uso o minimo ,o q seria foda é sem tv pq sou quase uma cinéfila e fica sem meus seriadinhos (n gosto de assistir no pc).

Comigo é o contrário... Prefiro assistir no Pc! hhehehe
Só telefone que se pudesse não usaria...


Juh_Cruz
Que tal fazermos um jejum de internet? ehaiuehaiuea

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Christina Amaral
ahaha
me incomoda num nível assistir qualquer coisa mais q 15min no pc,quase um martírio! pior q esses dias queria mto assistir um filme tailanes (Necromancer- recomendo mto foda) e pra baixar dá mto trabalho *se mata* e vi q tinha no youtube,resultado: quase o dia todo pra ver 2 hrs de filme

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


Celular eu uso como relógio

Depois que descobri um camelo que vende relogio de pulso aqui perto, nem de relogio meu celular serve mais...
Agora ficar sem internet eu nem tento, ja era o estrago ja esta feito

Juh_Cruz
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl
Sério curto demais fica quietinha escutando alguma música (instrumental de preferencia) pensando em algo q me aflinge ou como foi o dia,se poderia ser melhor,q tipo de atitude eu tive e n foi legal,se trabalhei direito etc

Olhaaa.. legal isso!
aí q eu invejei msmo
aheuhaeuhaeuhaeu
se eu ficar assim quietinha e ainda ouvindo música instrumental eu DURMO em 2 minutos!
kkkkkkkkkkkkkk

Não sei se isso ajuda,eu gosto de ter várias coisas p olha na internet senão fico entediada fácil
ahh, eu tbm sou assim, eu abro váriasssss coisas pra ver
por isso esse negócio 'internet' me prende tanto!
ahuhuahuahuaha

Christina Amaral
EU JÁ FIZ uma vez!
é sério! hauhauhauhua
foi de 1 semana msmo!
Mas na época nem foi tão difícil, afinal eu ainda nem conhecia o FCC, e outras coisas q hj me prendem tanto aki! =S

Christina Amaral
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl
Que horror!!
Eu sei como é isso com e-books.. hehe


Juh_Cruz
Uau *-*
Um mega galardão pra vc!! ehaiuehiaueha
Eu to precisndo fazer tbm.. me faria bem em todos os sentidos...

faith_girl
Veterano
# jan/11 · Editado por: faith_girl
· votar


Juh_Cruz
se eu ficar assim quietinha e ainda ouvindo música instrumental eu DURMO em 2 minutos!
é q se n for instrumental eu começo a cantar junto e perde toda a objetivadade da coisa kkkkkkkk mais n é música clássica é tipo sei lá *errr* umas coisa alternativa(explosions in the sky,ulver,ars nova,dead combo)
eu preciso desses tempos aí p racicionar pq sou lerda pacaralho.


Christina Amaral
Eu sei como é isso com e-books.. hehe
ahahha se for uma leitura q exija mais de 30 min por dia incomoda demais
gosto da internet p estudar :) tem um monte de coisa explicadinha q passei a entender.

Juh_Cruz
Veterano
# jan/11
· votar


Christina Amaral
Um mega galardão pra vc!
AMÉM!!! =D
hauehuaehauhauhaeuh
ahh faz bem mesmo!
eu to precisando fazer isso de novo, mas tá difícil! hauhauhauaha

faith_girl
eu entendi! hauheauhauhaeuhaeu
mas certa vc, isso é bom msmo.

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


gosto da internet p estudar :) tem um monte de coisa explicadinha .

É isso que ferra tudo! hahahaha

Christina Amaral
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl
Verdade... O complicado é ter disciplina pra se concentrar só em estudar. Essa tal de internet tem conteúdo do bom se a gente procurar.


Juh_Cruz
Nossa, e como tá difícil! ehaiuehaiuea
Apesar que se fosse fácil num seria sacrifício, né? =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mãe convence filhos a ficar sem internet e conta experiência em livro.