Albert Einstein; um farsante?

Autor Mensagem
cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma


Segundo o grande físico brasileiro Cesar Lattes, Einstein foi um farsante e plagiou a relatividade de Poincare. Segundo ele, a relatividade já é conhecida desde a renascença, e que Poincare fez seus calculos corretos (e Einstein só o plagiou). Bem esta é a fonte, http://tilesexperts.com/wordpress/os-illuminati/a-face-oculta-de-einst ein/


Hoje é plenamente reconhecido que a Relatividade Restrita já estava implícita nas chamadas equações de Maxwell e nos trabalhos de Lorentz e Poincaré, o que Einstein fez foi apresentar as idéias com maior clareza.

"Albert Einstein é uma farsa"

Entrevista com César Lattes em 05/08/96 no jornal Diário do Povo, Campinas.

César Lattes é o maior físico brasileiro deste século. Por duas vezes, esteve a um passo de ganhar o Prêmio Nobel. Na primeira vez, em 1947, com apenas 23 anos pela descoberta de uma partícula que integra o núcleo do átomo: o méson pi. Na segunda vez, em 1948, por haver produzido artificialmente o méson pi, a mesma partícula que descobriu em laboratório.

César Lattes, nascido Cesare, em 1924, Curitiba-PR, filho de pais judeus-italianos, encarna um pouco aquele estilo de gênio polêmico e excêntrico.

Cesare Mansueto Giulio Lattes
Além de seus méritos como cientista, Lattes tem em seu currículo o fato de ter sido um dos co-fundadores da Unicamp em 1962. Desde 63, Lattes vive em Campinas, próximo à universidade.

E foi em sua casa que César Lattes recebeu a reportagem do Diário para a entrevista. Uma casa branca, ao estilo antigo, com vários quadros, diversos discos de vinil, estatuetas de santos e, obviamente, livros.

O cientista dispõe de uma página dedicada a ele na Internet, produzida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. A seguir, os principais trechos da entrevista.

A Entrevista

Professor, o que vem a ser exatamente o méson pi?

César Lattes: O méson pi é uma particula integrante do núcleo do átomo. Ela é apontada como uma das principais responsáveis pela integridade do núcleo, impedindo-o de desintegrar-se.

Há alguma aplicação tecnológica para essa descoberta atualmente?

César Lattes: No momento, não, mas há a possibilidade de usar o méson pi no tratamento radioterápico contra o câncer. Existe um estudo neste sentido na Inglaterra. Os raios gama produzem um estrago muito grande não só no tumor como na região em volta. E o méson pi seria mais eficiente no combate à doença, porque concentra-se praticamente só no tumor. É uma tecnologia ainda em estudos. Há também a possibilidade da produção de raios-X de maior precisão, que poderia ser aplicado na análise de ligas metálicas.

O senhor quase ganhou por duas vezes o Prêmio Nobel, não é mesmo?

César Lattes: O inglês Cecil Frank Powell ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1950. Ele levou o prêmio pelo método de revelação fotográfica da partícula do meson pi. Era mais o velho de nós e era também inglês. Havia também o italiano Guiseppe Occhialini. Eu tinha 23 anos quando participei da descoberta, em 1947. Era muito novo. Ele era o professor residente em Bristol e nós pesquisadores associados. O prêmio acabou ficando para ele...

Em 1950, o senhor tinha 26 anos, um ano a mais que Einstein quando ele recebeu o Nobel...

César Lattes: Já imaginou que problema eu teria? Iria passar o resto da vida fazendo cartinhas de recomendação como o Einstein. Graças a ele, muitos maus cientistas conseguiram bons cargos em universidades.

E a segunda vez?

César Lattes: A segunda vez está relacionada à produção artificial de mésons. Isso foi no ano seguinte à descoberta do méson pi, em 1948. Essa pesquisa eu desenvolvi com o físico norte-americano Eugene Gardner. Na época, a comissão do Prêmio Nobel se interessou, e chegou a enviar uma carta para mim por meio da Universidade do Brasil, atual Universidade do Rio de Janeiro. Só que a burocracia interna fez com que a carta só fosse entregue a mim um ano depois. Neste período, meu parceiro de pesquisa morreu. E como não se dá prêmio póstumo, perdi a oportunidade.

O senhor é tido como um crítico de Einstein, não é mesmo?

César Lattes: Einstein é uma fraude, uma besta! Ele não sabia a diferença entre uma grandeza física e uma medida de grandeza, uma falha elementar.

E onde exatamente ele cometeu a falha a qual o senhor está falando?

César Lattes: Quando ele plagiou a Teoria da Relatividade do físico e matemático francês Henri Poincaré, em 1905. A Teoria da Relatividade não é invenção dele. Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno. Ele não inventou a relatividade. Quem realizou os cálculos corretos para a relatividade foi Poincaré. A fama de Einstein é mais fruto do lobby dele na física do que de seus méritos como cientista. Ele plagiou a Teoria da Relatividade. Se você pegar o livro de história da física de Whittaker, você verá que a Teoria da Relatividade é atribuída a Henri Poincaré e Hawdrik Lawrence. Na primeira edição da Teoria da Relatividade de Einstein, que ele chamou de Teoria da Relatividade Restrita, Ele confundiu medida com grandeza. Na segunda edição, a Teoria da Relatividade Geral, ele confundiu o número com a medida. Uma grande bobagem. Einstein sempre foi uma pessoa dúbia. Ele foi o pacifista que influenciou Roosevelt a fazer a bomba atômica. Além disso, ele não gostava de tomar banho...

Então o senhor considera a Teoria da Relatividade errada? Aquela famosa equação E=mc² está errada?

César Lattes: A equação está certa. É do Henri Poincaré. Já a teoria da relatividade do Einstein está errada. E há vários indícios que comprovam esse ponto de vista

Mas, professor, periodicamente lemos que mais uma teoria de Einstein foi comprovada...

César Lattes: É coisa da galera dele, do lobby dele, que alimenta essa lenda. Ele não era tudo isso. Tem muita gente ganhando a vida ensinando as teorias do Einstein.

Mas, e o Prêmio Nobel que ele ganhou por sua pesquisa sobre o efeito fotoelétrico em 1921?

César Lattes: Foi uma teoria furada. A luz é principalmente onda. Ele disse que a luz viajava como partícula. Está errado, é somente na hora da emissão da luz que ela se apresenta como partícula. E essa constatação já tinha sido feita por Max Planck.

Qual sua avaliação da qualidade atual de nossas universidades?

César Lattes: Bem, a USP hoje em dia para mim está fossilizada. Deitou na fama e acomodou-se. Não há criatividade lá, como houve no passado. O caso da Unicamp não é muito diferente. Hoje em dia, valorizam-se mais os títulos e cargos do que a pesquisa pura nas universidades. Há papéis e computadores demais e reflexão e criatividade de menos. Outro problema, principalmente no caso da Unicamp, que conheço mais, é o inchaço do corpo burocrático, que consome a maior parte das verbas destinadas à universidade.

Qual problema o senhor vê com os computadores?

César Lattes: O computador trouxe uma certa preguiça intelectual para alguns cientistas. Pensa-se menos hoje em dia. Eu chegaria a dizer que alguns cientistas nem sequer pensam. Ficam dependentes do computador e deixam de lado a criatividade.

Estive notando, o senhor fuma muito, e ainda por cima cigarro sem filtro...

César Lattes: Nem tanto assim. Fumo os sem filtro porque os de filtro fazem mal à saúde e, com os sem filtro, termino fumando só a metade do cigarro. Eu acabo por fumar um maço e pouco, no máximo dois. Além disso, o fumo e o café são estimulantes intelectuais.

Mas o fumo não faz mal à saúde?

César Lattes: Há muita estatística. Eu costumo dizer que, quando há muita estatística, é porque Deus ainda não se decidiu.

Estava notando a sua coleção de discos. O senhor não tem cd?

César Lattes: A gravação em cd é uma porcaria. Não registra direito graves e agudos. Então, procuro em sebos e compro um monte de discos de vinil de Vivaldi e Beethoven por R$ 1 e R$ 2.

Nota: O antissemitismo não se aplicaria ao Prof. César Lattes uma vez que o mesmo era filho de judeus italianos imigrantes.

Infelizmente, César Lattes por ser brasileiro, nunca teve o reconhecimento internacional por suas descobertas e criações, tendo, porém, sido convidado diversas vezes para participar de equipes de pesquisas físicas das mais conceituadas. Seus estudos sobre a luz o levaram a formular as bases do raio laser, fato também sem reconhecimento internacional. Algo assim como acontece com Santos Dumont, que vai aos poucos sendo retirado dos livros internacionais de História em favor dos americanos irmãos Wright.

Em tempo: nunca se saberá o exato contexto das afirmações feitas naquela entrevista de 1996: o Prof. Cesar Lattes faleceu em 2005, em Campinas, no Hospital da Universidade que ajudou a ser a principal em tecnologia no Brasil.

O interessante deste debate é que vem mais uma vez demonstrar que ninguém faznada sozinho, seja um Arquimedes, um Newton ou um Einstein.



Existe um site na internet, do Sr. Rebigsol, que oferece U$50.000,00 para quem provar que Einstein está certo, (tente:http://members.aol.com/crebigsol/awards.htm) Albert Einstein era péssimo aluno de matemática, foi reprovado no colegial justamente nesta disciplina. Os gênios são geniais desde crianças. Embuido em sua presunção Einstein tentou explicar o universo e limitou a velocidade maxíma no universo com a velocidade da luz.

( É dito por alguns físicos e biografos de Newton que quando criança nada tinha de genial, apenas fazia aluguns aparelhos movidos a ratos e coisas do tipo.) E aos 25 fez o terror de todos da área das exatas, o calculo diferencial/integral. e tambem fez outras descobertas interessantes, como a divisão da luz branca, o telescopio refletor ( é o Hubble é graças á ele ) e gravitação universal, a formalisação do conceito de força entre outras coisas.

Dissertem, reflitam, á vontade.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


http://tilesexperts.com/wordpress/os-illuminati/a-face-oculta-de-ei nst ein/


Tá.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Os caras não entendem que nem 10% das pessoas leem textos grandes na internet.

Vou aguardar o resumo da obra.


/analfabetofuncionalmodeon

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker

Não entendi.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Parece-me que o cara ficou recalcado porque não ganhou nenhum Nobel e quis aparecer atacando Einstein.

cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma
· votar


dibass

Lêia a entrevista do Cesar Lattes então, tá pequena.

Cavaleiro

Eu nao creio muito no que esse cara fala, tem uma entrevista do Marcelo Gleiser no Jo soares em que ele mesmo falou da loucura do Cesar Lattes no fim da vida. Mas vou dar uma olhada nas equações de Maxwell e ver oque eu posso crer, se Einstein plagiou ou não ( acho que toda essa polemica é porque a maioria dos físicos ficam p**** poruqe o Einstein não tinha curso superior e descobriu oque ninguem maginava.)

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

Deixa pra lá. Só acho que o tópico vai dar o que falar (não que isso seja ruim) e eu que não manjo de física vou ficar só assistindo de camarote.

Ps: espero que haja discussão sobre o tema proposto, ou seja, sobre se Einsten está ou não errado, se plagiou ou não o cara. Física, e não idolatria a Einsten.

Gui
Veterano
# nov/10
· votar


Cesar Lattes foi um fodão de marca maior.

cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma
· votar


brunohardrocker

Claro man, mas se quiser citar sua opinião, fique a vontade que todos ouviremos. E idolatria jamais, todos estamos aptos ao erro, aqui é pensar criticament e fisicamente rsrs, afinal, tem algumas coisas que eu não concordo em várias teorias que estão aí e são ensinadas nas escolas e até nas faculdades.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

Vou ler também, o assunto é interessante, mas a tarde porque antes do meio dia meu cérebro não funciona.

Sammy Page
Gata OT 2011
# nov/10
· votar


acho que toda essa polemica é porque a maioria dos físicos ficam p**** poruqe o Einstein não tinha curso superior e descobriu oque ninguem maginava ²

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

Minha opinião resume-se a que a fonte é fraquíssima e duvidosa. Mas o assunto está aberto, cita nomes e é possível o debate. Agora eu espero pelo pessoal da física.

cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma
· votar


brunohardrocker


Mas essa entrevista do Cesar Lattes é verdadeira, tem numa pá de sites.Muitos professores tambem pensam o mesmo sobre Einstein. E o pessoal das engenharias/ matematica tambem podem descer o malho, ou no Einstein ou no Lattes.

Crazy Batera
Veterano
# nov/10
· votar


Nossa, quanta merda este cara fala. É puro recalque!
Não me darei o trabalho nem de escrever mais.
Toda resposta em qual seja a pergunta ele dá um jeitinho de querer ser o diferente! Uma banana pra ele.

Fui... pra nunca mais voltar!

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Sammy Page

É a diferença que um título, uma graduação, a faculdade em q se formou fazem na vida. Isso é pura hipocrisia, mas é nossa realidade.

toty
Veterano
# nov/10
· votar


Sim...certeza, eu conhecia ele, ele mentia pá caralho, gostava de contas umas histórias de pescador....

_Dio
Veterano
# nov/10
· votar


Mas o Nobel do Einstein não foi por conta do Efeito Fotoelétrico?

Dogs2
Veterano
# nov/10
· votar


só sei que o Poincaré era foda

Rodrigo_Iron
Veterano
# nov/10
· votar


Mas é claro que o caminho já estava traçado pra alguém descobrir a relatividade, mas foi Einstein que juntou tudo e documentou, pronto, qual o problema ?
A física evolui em passos não em saltos.



Além do mais, é inegável que ele era um gênio

se fosse assim pq não vai esse cara tentar roubar a idéia de outros hoje em dia e melhorá-las ? Quero ver ficar famoso como Einstein

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/10
· votar


Ok, talvez ele consiga polemizar por alguns dias ou conseguir uma meia dúzia de seguidores, mas em poucos dias isso cairá no esquecimento e nada mudará na história, nesse sentido.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


_Dio

.Mas o Nobel do Einstein não foi por conta do Efeito Fotoelétrico?


Foi sim e o Cesar Lattes diz ser uma teoria furada. Se Einstein estivesse enganado, ou medicos não estariam fasendo cirurgias com laser. Se estivesse errado na relatividade, não teriamos GPS nem ada que dependesse de satélites, para informações de localidades, porque os erros na medida no tempo alterariam todos os outros padrões de espaço

BokuWa
Veterano
# nov/10
· votar


Lattes ficou revoltado por não ter ganho o Nobel.
Sim a relatividade restrita já existia, mas ninguém consegui provar, Einstein se livrou da idéia de ter um experimento real, e fez os experimentos imaginários chegando assim a uma conclusão. Já a relatividade geral foi tirada do cu por ele.

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


Já a relatividade geral foi tirada do cu por ele.

hehehe

Thiago Yoshiki
Veterano
# nov/10
· votar


Albert Einstein era péssimo aluno de matemática, foi reprovado no colegial justamente nesta disciplina.

Pelo que eu sei ele nunca foi reprovado em matemática, e tinha as melhores notas.

Gansinho
Veterano
# nov/10
· votar


Thiago Yoshiki
Reza a lenda que ele foi reprovado em matemática sim, mas não porque ele não sabia a matéria, e sim porque ele não frequentava as aulas e não fazia as provas.

Johnny Favorite
Veterano
# nov/10
· votar


César Lattes: Nem tanto assim. Fumo os sem filtro porque os de filtro fazem mal à saúde e

claramente completamente gagá sem sombra de dúvidas.

Excelion
Veterano
# nov/10
· votar


Estive notando, o senhor fuma muito, e ainda por cima cigarro sem filtro...

César Lattes: Nem tanto assim. Fumo os sem filtro porque os de filtro fazem mal à saúde e, com os sem filtro, termino fumando só a metade do cigarro. Eu acabo por fumar um maço e pouco, no máximo dois. Além disso, o fumo e o café são estimulantes intelectuais.

Mas o fumo não faz mal à saúde?

César Lattes: Há muita estatística. Eu costumo dizer que, quando há muita estatística, é porque Deus ainda não se decidiu.

Estava notando a sua coleção de discos. O senhor não tem cd?

César Lattes: A gravação em cd é uma porcaria. Não registra direito graves e agudos. Então, procuro em sebos e compro um monte de discos de vinil de Vivaldi e Beethoven por R$ 1 e R$ 2.


Mimimi sou cult.

Thiago Yoshiki
Veterano
# nov/10
· votar


Excelion

Soube dessa lenda, mas uma possível lenda que também ouvi é que o sistema de ensino na época dele tinha como 4 a nota máxima, daí as pessoas achavam que ele era burro e não conseguia tirar 10.

Não sei como fica a conversão de nota em números (1,2,3...10) para letras (A+,A-,B-... etc).


Mimimi sou cult.

Poxa tio, realmente tem diferença do vinil pro cd. :(

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Thiago Yoshiki


Vi em um video do Discovery channel declarações que dizem que ele dominava ainda crinça a geometria euclidiana todinha. E adolescente já dominava tambem integral/diferencial.

Ian Anderson
Veterano
# nov/10
· votar


q bosta? plagiando ou não, ajudou em muitas outras coisas além da teoria da retividade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Albert Einstein; um farsante?