But there is nothing like the sight of an amputated spirit. (Perfume de Mulher)

    Autor Mensagem
    Leucocieetus
    Veterano
    # nov/10


    "(...)There was a time I could see. And I have seen. Boys like these, younger than these, their arms torn out, their legs ripped off. But there is nothing like the sight... of an amputated spirit. "There is no prosthetic for that. You think you're merely sending this splendid foot soldier... back home to Oregon with his tail between his legs, but I say you are... executing his soul! And why? Because he's not a Baird man. Baird men."

    "As I came in here, I heard those words: "cradle of leadership." Well, when the bough breaks, the cradle will fall, and it has fallen here. It has fallen. Makers of men, creators of leaders. Be careful what kind of leaders you're producing here. I don't know if Charlie's silence here today... is right or wrong; I'm not a judge or jury. But I can tell you this: he won't sell anybody out... to buy his future! And that, my friends, is called integrity. That's called courage. Now that's the stuff leaders should be made of. Now I have come to the crossroads in my life. I always knew what the right path was. Without exception, I knew, but I never took it. You know why? It was too damn hard. Now here's Charlie. He's come to the crossroads. He has chosen a path. It's the right path. It's a path made of principle... that leads to character.(...)

    "Well, gentlemen, when the shit hits the fan, some guys run... and some guys stay."



    A qualidade está ruim, mas... tá valendo.

    Pótico em homenagem a esse belíssimo filme. E levanto a discussão retratada nessa memorável e comovente cena final: o que pensar de delatores de colegas? Vocês concordam que nos é incentivada desde o colégio a mentalidade de garantir-nos por mais que custe nossa integridade? Como manter sua firmeza moral, levantar-se pelo que é certo, num mundo que nos grita que manter isso é coisa de imbecis? Quais as consequências dessa falta de valores morais? O Al Pacino tá tão lindo nesse filme, né?

    Brainstormem suas opiniões, idéias, desabafos. Quero saber como vocês pensam a respeito do tema. E cruzemos os dedos para que os mods não enxerguem aqui algo digno de close ou pra min dar ban. =]

    Amplexos.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Adoro esse filme.

    - Haven't you heard? Conscience is dead.
    - No, I haven't heard.
    - Well, then, take the fuckin' wax outta your ears! Grow up! It's fuck your buddy, cheat on your wife, call your mother on Mother's Day! Charlie, it's all shit.

    Vocês concordam que nos é incentivada desde o colégio a mentalidade de garantir-nos por mais que custe nossa integridade?

    Não sei... se sim, eu andei faltando nessas aulas. =P
    Queria me desprender de certos valores que só são úteis mesmo ao sentimento de satisfação da "consciência". E essa não me é útil pra nada. =/

    Leucocieetus
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Leucocieetus
    · votar


    Machine Gun Man

    Quando eu tinha 5 anos, minha professorinha lá do jardim certa vez teve que se ausentar da sala e me pôs pra "cuidar" da sala e anotar o nome dos que bagunçassem e depois passar a lista pra ela. Ninguém bagunçou nem nada. Mas chegando em casa eu fui todo orgulhoso contar pros meus pais aquilo. Afinal, eu fui o escolhido, o queridinho.

    Meu pai faltou brigar comigo, e eu fiquei por muito tempo meio revoltado com aquilo... pois ao mesmo tempo que me sentia impulsionado a seguir o certo que ele me mostrava, que é não dedurar os colegas, eu não entendia aquilo e não sabia pq devia me sentir culpado por ter o feito, senti que tive que engolir ser censurado, sem conseguir me situar no meio daquilo tudo.

    Hoje me sinto de certa forma agradecido pela criação moral que recebi.

    TaylorBass
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Hoje me sinto de certa forma agradecido pela criação moral que recebi.

    i´m backin up backin up baaackin up

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    filme muito loco

    Quais as consequências dessa falta de valores morais?

    não é uma falta, mas outra moral. Eu sou contra todas de qualquer modo, é tudo uma farsa mesmo.

    Dogs2
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    finalmente vc viu hein

    Dogs2
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    só pra constar

    Al Pacino >>>>>> Nietszche

    Dogs2
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    que bosta, sempre erro a ordem do "z" e do "s"

    Paul Simon
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Al Pacino


    O Advogado do diabo, Poderoso Chefão...


    /o\

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Não vi o filme.

    Mas não acredito em um "caminho certo", não acredito que existe um código moral absoluto. E o mundo hoje cria suas crianças no meio dessa confusão, inundando suas mentes de contradições. No fim é realmente impossível distinguir o certo do errado.

    Dogs2
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Dogs2
    · votar


    editado

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Verei.

    Grow
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Leucocieetus
    amg, mto bom esse filme

    o discurso final realmente é de se pensar, o problema é q para manter sua integridade, o personagem defendido pelo coronel slade deveria recusar a delação premiada, pq se ele não dissesse quem eram os responsáveis pelo ato contra o diretor, perderia sua bolsa...

    mesmo se não houvesse tal chantagem imposta pelo diretor, o certo era não deletar e manter-se integro...

    o foda é q o mundo é cheio de abutres e os ricos sempre se dão bem, não fosse o discurso do coronel, o aluno rico (q tb tinha visto os guris aprontando) não seria expulso... o aluno pobre seria expulso

    mas o coronel é um sujeito errante tb, ficou cego brincando com uma granada quando estava bêbado...

    acho q há uma lei de "é nóis q voa bruxão, me defende ae" meio intríseca no ambiente escolar

    vale lembrar q o filme narra um fim de semana em q o coronel aproveitaria todos os prazeres da vida para, enfim, cometer suicídio... a convivência com o personagem do chris, q não lembro o nome, é q impede q ele se mate...

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Dogmatismo social.

    russobass
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Prefiro "Sociedade dos Poetas Mortos"

    Grow
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    russobass
    tb é bão

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Verei em alguns instantes.

    Leucocieetus
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Leucocieetus
    · votar


    finalmente vc viu hein

    Já conhecia. ^^

    E... quanto ao lance de que não existem valores absolutos e etc, é compreensível, em meio a tanto tiroteiro de opiniões e tanto relativismo e intelectualização do que é moral, ou simplesmente um posicionamento materialista em detrimento ao que é visto como espiritual e idealista. E embora eu reconheça (entendo como um "sintoma" dos nossos tempos, e faço eu também parte dessa época, obviamente) o valor desse lado, tenho bem claro pra mim que o não justificar-se perante sua consciência - coisa que vê-se sabotada perante toda essa racionalização, objetivização e relativização - nos leva apenas a um comportamento errante e auto-destrutivo, preso a um cinismo crônico e natureza ironizadora. E com o tempo aquela consciência vai se tornando algo deixado de lado... toma a forma de angústia, e então nos esquecemos de onde que ela veio e o que ela é. Até que passamos a nomeá-la de simplesmente um mal, uma doença sem muita explicação.

    O homem torna-se um escravo de suas incertezas e relativizações. Não dá mais ouvidos a si.

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Hoo-rah!!!

    Leucocieetus
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    =X- ...

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Leucocieetus

    Corremos esse risco, por isso é muito importante tomar consciência desse mal-estar, e saber que não podemos fugir dele pela ironia ou pelo hedonismo.

    Sephiro
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Sephiro
    · votar


    Leucocieetus
    E embora eu reconheça (entendo como um "sintoma" dos nossos tempos, e faço eu também parte dessa época, obviamente) o valor desse lado, tenho bem claro pra mim que o não justificar-se perante sua consciência - coisa que vê-se sabotada perante toda essa racionalização, objetivização e relativização - nos leva apenas a um comportamento errante e auto-destrutivo, preso a um cinismo crônico e natureza ironizadora.

    Alguem se salva nesse fórum.

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Leucocieetus
    como justificar-se perante sua consciência ?

    Codinome Jones
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    baita topico, retomemos

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Leucocieetus
    =X- ...

    Estou rindo...

    SODAPOP
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    haeuhaueauahuahua tópico propenso a mil piadas internas

    TWT ICE
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    filme massa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a But there is nothing like the sight of an amputated spirit. (Perfume de Mulher)