Homem precisa se enganar, diz biólogo

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# out/10 · Editado por: Cavaleiro


"Platão, Kant e... Trivers?

Se essa lista parece estranha, Steven Pinker, talvez o mais importante psicólogo contemporâneo, discorda.

O biólogo Robert Trivers, diz, é um dos grandes pensadores da história do Ocidente -provavelmente o único deles que é defensor da maconha, apaixonado pela Jamaica e entusiasta do grupo de radicais negros Panteras Negras (ainda que branco).

Adriano Vizoni/Folhapress

O biologo americano Robert Trivers, durante palestra no auditorio do Instituto de Biociencias da USP
A empolgação com o cientista se deve ao fato de que Trivers, quase sozinho, revolucionou a psicologia, ao propor, nos anos 1970, elos entre o comportamento humano e a teoria da evolução.

Trivers correlacionou, por exemplo, as diferenças entre o comportamento sexual masculino e o feminino ao fato de que homens investem menos em cada filho do que as mulheres (veja abaixo).

Seu tema de interesse atual é o autoengano. Ele defende que os humanos evoluíram para acreditar em mentiras que os façam se sentir melhor e que justifiquem suas atitudes.

O sujeito que, contra todas as evidências, acha que vai se recuperar de uma doença fatal, ou a mulher que se recusa a enxergar que o marido claramente a trai estão, então, apenas sendo humanos.

Apesar da aclamação atual, Trivers, 67, demorou para engrenar como cientista. Quando ainda era aluno da Universidade Harvard, ele trilhou um caminho impressionantemente torto."
Tentativa de imagem

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/780170-homem-precisa-se-enganar-d iz-biologo.shtml

Vocês se enganam em muitas situações?

Dissertem, ou não. O poder é de vocês.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Interessante!

Konrad
Veterano
# out/10 · Editado por: Konrad
· votar


Cavaleiro
Seu tema de interesse atual é o autoengano

Recomendo a leitura de um autor brasileiro que escreveu um livro sobre esse assunto. O livro é surpreendentemente bom.

Eduardo Giannetti. (O auto-engano)

Quanto ao tópico, auto enganar-me é o que mantém vivo.

Edit: O livro saiu pela Companhia de Bolso e é facilmente encontrado em qualquer livraria.

Zep Rose
Veterano
# out/10 · Editado por: Zep Rose
· votar


Seu tema de interesse atual é o autoengano. Ele defende que os humanos evoluíram para acreditar em mentiras que os façam se sentir melhor e que justifiquem suas atitudes.

Concordo, por exemplo, a criação de um ser superior, que seria Deus, pra mim já seria de certa forma um auto-engano. E se o ser humano tiver criado um ser maior, ou superior apenas para se sentir melhor e para ter algo para quem justificar suas atitudes, perder sua culpa? Sim, os humanos já nascem acreditando em mentiras e criando mentiras, e já não é apenas natureza do ser humano, mas de qualquer animal com um pingo de racionalidade...

Guitar_L
Veterano
# out/10
· votar


Muito bem pensada a teoria!


Vocês se enganam em muitas situações?
Eu até tento mas, infelizmente, sempre acabo descobrindo minhas mentiras logo após serem inventadas.
Abraços

Leucocieetus
Veterano
# out/10
· votar


Isso me lembrou algo que o Richard Feynman disse:

"Mas minha abordagem parte do pressuposto de que nunca faço exatamente o mesmo que as outras pessoas. Sempre acho que minha intuição me diz algo mais, sempre experimento outra maneira. E penso que é justamente porque estou testando de outro jeito que vou conseguir. Eles não têm nenhuma chance. É como os africanos quando iam para a batalha batendo tambores e se exaltando. Falo comigo mesmo e me convenço de que o problema pode ser abordado pelos meus métodos e que os outros caras não estão sabendo fazer a coisa direito. Então vou fazê-la de um modo diferente. Fico me dizendo isso e vou me entusiasmando. A questão é que quando existe um problema difícil, é necessário trabalhar por longos períodos e ser persistente. Para ser persistente, é preciso estar convencido de que vale a pena trabalhar tão duro, de que você realmente vai chegar a algum lugar. E isso requer, em certa medida, enganar um pouco a si mesmo."

(O Arco-íris de Feynman, Leonard Mlodinow)

Leucocieetus
Veterano
# out/10
· votar


por exemplo, a criação de um ser superior, que seria Deus

oi

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
O biólogo Robert Trivers, diz, é um dos grandes pensadores da história do Ocidente

Ele sofreu, em minha opinião, o maior bombardeio de calúnias e infâmias da históra do pensamento Ocidental. Nunca alguém foi tão mal-compreendido em vida.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Evito ao máximo me enganar, na verdade sou um grande desmotivador de mim mesmo, o que é necessario, visto que minha natureza é de fácil empolgação

O que o mano leucócito postou explica o fato de um ter dificuldade em me engajar em projetos ou ''coisas'' que requerem trabalho duro e persistência

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Para ser persistente, é preciso estar convencido de que vale a pena trabalhar tão duro, de que você realmente vai chegar a algum lugar.

No resto eu sou como ele, mas é nesse ponto aí que eu me fodo bonito.
Aí fico na mediocridade.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


o ot é muito mais divertido a noite.

Sheev
Veterano
# out/10
· votar


Vocês se enganam em muitas situações?

Sim. Às vezes por ingenuidade, às vezes por covardia de acreditar na verdade e sofrer tudo o que vem com ela.

Scrutinizer
Veterano
# out/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Evito ao máximo me enganar, na verdade sou um grande desmotivador de mim mesmo, o que é necessario, visto que minha natureza é de fácil empolgação (2)

Tenho que aprender a ser de outro jeito senão tô muito fodido. Se eu não começar a me deixar terminar projetos eu nunca produzirei nada.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


e já não é apenas natureza do ser humano, mas de qualquer animal com um pingo de racionalidade...

quem mais?

Bizet
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
Acho que ele quis dizer que é consequência da racionalidade, em vez de só característica humana.

Bizet
Veterano
# out/10 · Editado por: Bizet
· votar


Espero que eu não tenha falado merda, to meio beubo. Segue um vídeo pra enriquecer o tópico.



Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Bizet
você beudo e eu com sono..

quer discutir o que?

renansena777
Veterano
# out/10
· votar


nem guento ler isso aí =/

Bizet
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
Discutir, eu? Non, eu sou voyeur de discussão, adoro, mas só assisto.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Engraçado que o auto engano até parece um processo dogmático, normalmente ele serve de desculpa para deixarmos de fazer algo ou sermos altamente hedonistas.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Konrad

Obrigado pela indicação, irei procurar pelo livro.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Vocês se enganam em muitas situações?

Não, pois eu sou o Sherlock Holmes.

Dogs2
Veterano
# out/10 · Editado por: Dogs2
· votar


relendo

TWT ICE
Veterano
# out/10
· votar


legal


sim

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Interessant!

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro

O biólogo Robert Trivers... provavelmente o único deles que é defensor da maconha, apaixonado pela Jamaica e entusiasta do grupo de radicais negros Panteras Negras (ainda que branco).
É louvável a atitude de Trivers, assumindo uma posição política, coisa que não é muito comum, excluindo o ambientalismo, entre biólogos. Fora as alvíssaras do mundo acadêmico.

Trivers, quase sozinho, revolucionou a psicologia, ao propor, nos anos 1970, elos entre o comportamento humano e a teoria da evolução.
Sempre tive um pé atrás com esses objetivos da psicologia de sistematizar quase que algoritmicamente o comportamento humano. Sempre haverão exceções às teorias da psicologia, muitas até. Essas teorias são anunciadas, dentro da validez duvidosa de uma teoria das ciências humanas, arrogantemente como grandes conquistas definitivas.
Tenho certo receio de psicólogo, pra mim eles são parecidos com advogados, sobretudo os que exercem profissão.

Seu tema de interesse atual é o autoengano. Ele defende que os humanos evoluíram para acreditar em mentiras que os façam se sentir melhor e que justifiquem suas atitudes.
Rá! Metafísica detected.
Somos todos pecadores condenados à morte. Penitenciemo-nos do nascer pelo viver, e do viver pelo morrer. Como disse o mestre Schopenhauer.

O sujeito que, contra todas as evidências, acha que vai se recuperar de uma doença fatal
Exemplo infeliz de Trivers. Isso é mais um ato de bravura do que uma forma de autoengano. Esse sujeito hipotético deve sustentar-se numa fé metafísica, que o possibilitaria acreditar na cura. Tal coisa não se aplica a um sujeito que não se baseie nessa fé metafísica. Ainda que ele tenha a certeza da morte, ergueria altivamente seu rosto e sem lamentações encararia o fato. Diferente do pobre dogmático. Mas obviamente, esses estereótipos não são uma regra geral. Deve haver sujeitos que são livres ou não do dogmatismo, e ambos completos imbecis.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas

Esse sujeito hipotético deve sustentar-se numa fé metafísica, que o possibilitaria acreditar na cura.

E isso não é um autoengano?

Ainda que ele tenha a certeza da morte, ergueria altivamente seu rosto e sem lamentações encararia o fato. Diferente do pobre dogmático. Mas obviamente, esses estereótipos não são uma regra geral. Deve haver sujeitos que são livres ou não do dogmatismo, e ambos completos imbecis.

Eu discordo, mesmo o dogmático se autoengana com relação a entidades superiores pedindo auxilio.

Muitas doenças autoimunes são curadas assim.

Sempre tive um pé atrás com esses objetivos da psicologia de sistematizar quase que algoritmicamente o comportamento humano.

Depende de qual área da psicologia você está se referindo.

Gestalt e psicanálise concordo com você, mas behaviorismo é encarado quase algoritmicamente com fundamento e validade científica.

Machine Gun Man
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
E isso não é um autoengano?

Não... é uma consequência lógica se a fé metafísica for genuína.
Eu vejo assim, pelo menos.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10 · Editado por: Dylan Thomas
· votar


Cavaleiro
Esse sujeito hipotético deve sustentar-se numa fé metafísica, que o possibilitaria acreditar na cura.

E isso não é um autoengano?


Sim, quando relacionado ao dogmático. Pois o dogmático se apoiaria nessa fé metafísica. Quanto ao outro sujeito que especifiquei, aquele que não se fundamentaria na metafísica, esse simplesmente aceitaria altivamente a morte, sem lamentações ou esperanças de cura.
Mas obviamente que isso não é uma regra geral.


Eu discordo, mesmo o dogmático se autoengana com relação a entidades superiores pedindo auxilio.

Muitas doenças autoimunes são curadas assim.


O enunciado ficou um tanto confuso mesmo. Especifiquei dois tipos de sujeito, o dogmático e o não dogmático, dando preferência ao não dogmático. Quando disse: "Ainda que ele tenha a certeza da morte, ergueria altivamente seu rosto e sem lamentações encararia o fato", referia-me ao não dogmático, dizendo que ele sequer vislumbraria a possibilidade de cura pela fé metafísica. Mas isso também não é uma propriedade axiomática do sujeito não dogmático.


Depende de qual área da psicologia você está se referindo.

Gestalt e psicanálise concordo com você, mas behaviorismo é encarado quase algoritmicamente com fundamento e validade científica.


Refiro-me de uma forma geral a todas, ainda que o behaviorismo seja a mais, ou única, racional e fundamente-se no método científico.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Não sei quem é mais mala, o dylan tomas com a M, o coltrane com a técnica ou o bassist.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Homem precisa se enganar, diz biólogo