Autor |
Mensagem |
Cavaleiro Veterano |
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
"Nicholas Carr cutucou a onça da internet com um argumento longo e bem-desenvolvido no livro "The Shallows What the Internet is Doing to Our Brains" (que poderia ser traduzido como "No Raso O que a Internet Está Fazendo como Nossos Cérebros" e será lançado no Brasil pela Agir). Em poucas palavras, a facilidade para achar coisas novas na rede e se distrair com elas estaria nos tornando estúpidos.
Era o que estava implícito no título de um artigo de Carr em 2008 (ele prefere o qualificativo de "superficiais") que deu origem a uma controvérsia acesa. E, também, ao livro, que já vendeu mais de 40 mil cópias nos Estados Unidos e está sendo traduzido em 15 línguas.
Carr recusa a pecha de alarmista, mas sua preocupação com os efeitos não pretendidos das "tecnologias de tela" é tanta que ele recomenda a restrição do acesso de alunos à internet nas escolas. Não descarta que a rede possa evoluir para a veiculação de ideias menos superficiais, mas tampouco vê indícios de que irá nessa direção. "A internet, sendo um sistema multimídia baseado em mensagens e interrupções, tem uma ética intelectual que valoriza certos tipos de pensamento utilitários", lamenta o jornalista. Ele já foi assinante de Facebook e Twitter, mas abandonou esses serviços para manter a concentração e a capacidade de refletir em profundidade.
Leia abaixo trechos da entrevista telefônica dada por Carr da casa de parentes em Evergreen, Colorado, onde se refugiou depois de evacuado em consequência de incêndios florestais que se aproximavam de sua casa nas montanhas Rochosas. "
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/801267-internet-obriga-a-pensar-d e-forma-ligeira-e-utilitaria-diz-nicholas-carr.shtml
Vocês concordam com o autor do livro em relação ao aumento da "estupidez" com o avanço da internet na sociedade e a restrição para uso escolar?
Recomendo ler a entrevista da folha com o autor integralmente, não coloquei porque o tópico ficaria gigante.
|
J. S. Coltrane Veterano |
# set/10
· votar
Cavaleiro já vi cara falar que net só com 16 anos, pela falta de discernimento, e concordei. Mas eu mesmo tô nessa desde os 12 anos, e acho que acrescentou tanto quanto tirou. Acho meio difícil estudar um processo enquanto ele ainda ocorre, tendemos a encaixar tudo nas caixas que já não existem e nem existirão.
Para a educação é o mais complicado, pois acaba com a proteção à infância, com o mundo próprio da criança que é [era?] sistematicamente criado a parte.
|
EternoRocker Veterano |
# set/10
· votar
Depois vou dar uma lida...
Mas de plano concordo com que o cara falou...
Hj em dia qq dúvida que surge... tome-lhe google... e do mesmo jeito que a informação vem, ela vai...
Sempre penso que são informações descartáveis... muito faceis de serem obtidas e muito faceis de serem esquecidas.
Pra mulecada então é pior... sabem pouco sobre tudo... e muitos ficam com uma opinião cheia de buracos sobre as coisas.
A internet é excelente fonte de conhecimento... mas até pra obter conhecimento dela é preciso saber pesquisar, saber diferenciar os bons artigos dos maus... Tem gente que se contenta com o Wikipédia... ou com o primeiro resultado encontrado nos sites de busca.
Acho meio perigoso pra mulecada.
|
Dogs2 Veterano |
# set/10
· votar
hauahua todo mundo querendo ser profundo nas análises aqui no tópico
|
Codinome Jones Veterano |
# set/10
· votar
A estupidez ficou mais evidente apenas.
|
Cavaleiro Veterano |
# set/10
· votar
J. S. Coltrane
Eu comecei pelos 12 também.
Estava esperando que você ligasse a utilização da internet com algo burguês utilitarista, aproveitando o próprio título do tópico.
Dogs2 HUASHUSA
Quando eu criei, eu pensei que talvez desse esse efeito, acho que não vai fazer muito sucesso o tópico.
Codinome Jones
Todos somos um pouco estúpidos, mas acho que quem nasceu com a internet é mais.
Vide esses emos coloridos hedonistas.
|
# set/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar
Cavaleiro pensei nisso, seria por demais óbvio. Além disso, o sentido utilitário-burguês não é exatamente esse. Ainda acho qualquer biblioteca fulera mais organizada que a net, mas não está muito na moda.
|
Codinome Jones Veterano |
# set/10
· votar
Acho que a intenet (e seu anonimato) emana o troll que existe em cada um de nós.
Cavaleiro Não posso afirmar categoricamente isso, acho que a acessibilidade da estupidez pode ser facilmente confundida com o aumento da própria. E vice-versa.
|
brunohardrocker Veterano |
# set/10
· votar
Em poucas palavras, a facilidade para achar coisas novas na rede e se distrair com elas estaria nos tornando estúpidos.
Exato.
Mas as vezes vale a pena ser estúpido.
|
Cavaleiro Veterano |
# set/10
· votar
Codinome Jones
acho que a acessibilidade da estupidez pode ser facilmente confundida com o aumento da própria. E vice-versa.
Genial. Faz bastante sentido. +1
|
_JCM_ Veterano |
# set/10
· votar
Acho que devemos ter um equilíbrio em tudo que fazemos.
Se somos nerds, a ponto de dormir em cima do teclado, acho que algo tem que ser corrigido.
|
adnz Veterano |
# set/10
· votar
rabble rabble rabble
|
Cavaleiro Veterano |
# set/10
· votar
_JCM_
Menos em sexo e música.
|
_JCM_ Veterano |
# set/10
· votar
Cavaleiro
\m/
|
F.BankZ Veterano |
# set/10
· votar
Quem sabe usar tira bom proveito.
|
The Root Of All Evil Veterano
 |
# set/10
· votar
Acho que isso vale para a vida.
|
# set/10
· votar
com um quarto 3 x 3m e vários livros eu faço um banco de dados mais confiável e organizado que a internet. Olharemos para trás e perguntaremos como nos encontrávamos nessa bagunça.
|
brunohardrocker Veterano |
# set/10
· votar
J. S. Coltrane Olharemos para trás e perguntaremos como nos encontrávamos nessa bagunça.
Google
|
LeD_HaleN Veterano |
# set/10
· votar
|