Um bom texto grande que merece alguma reflexão.

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10


    Há tanta coisa a queter ser a minha causa! A começar pela boa causa, depois a causa de Deus, a causa da humanidade, da verdade, da liberdade, do humanitarismo, da justiça; para além disso, a causa do meu povo, do meu príncipe, da minha pátria, e finalmente até a causa do espírito e milhares de outras. A única coisa que não está prevista é que a minha causa seja a causa de mim mesmo! «Que vergonha, a deste egoísmo que só pensa em si!»
    Vejamos então como se comportam com a sua causa aqueles para cuja causa se espera que nós trabalhemos, nos sacrifiquemos e nos entusiasmemos.
    Vós, que sabeis dizer tanta coisa profunda sobre Deus e durante milénios haveis «sondado os enigmas da divindade» e lhes perscrutastes o âmago, vós sabereis decerto dizer-nos como é que o próprio Deus trata a «causa de Deus», que nós estamos destinados a servir. E de facto vós não fazeis mistério nenhum do modo como o Senhor se comporta. Qual é então a sua causa? Terá ele, como de nós se espera, feito de uma causa estranha, da causa da verdade e do amor, a sua própria causal A vós, este mal-entendido causa-vos indignação, e pretendeis ensinar-nos que a causa de Deus é sem dúvida a causa da verdade e do amor, mas que não se pode dizer que esta causa lhe seja estranha, já que Deus é, ele mesmo, a verdade e o amor; a vós, indigna-vos a suposição de que Deus possa, como nós, pobres vermes, apoiar uma causa estranha como se sua fosse. «Como poderia Deus assumir a causa da verdade se ele próprio não fosse a verdade?» Ele só se preocupa com a ma causa, mas como é tudo em tudo, também tudo éa sua causa! Nós, porém, não somos tudo em tudo, e a nossa é bem pequena e desprezível: é por isso que temos de «servir uma causa superio[». Do exposto fica claro que Deus só se preocupa com o que é seu, só se ocupa de si mesmo, só pensa em si e só se vê a si -e ai de tudo aquilo que não caia nas suas graças! Ele não serve nenhuma instância superior e só a si se satisfaz. A sua causa é uma causa... puramente egoísta.
    t «Ich hab' mein Sach' auf nichts gestellt», literalmente «Fundei a minha causa sobre nada», é a primeira linha do poema de Goethe intitulado VanitaJ! VanitatumvarzitaJ!, de 1806.

    E que se passa com a humanidade, cuja causa nos dizem que devemos assumir como nossa? Será a sua causa a de um outro, e serve a humanidade uma causa superior? Não, a humanidade só olha para si própria, a humanidade só quer incentivar o progresso da humanidade, a humanidade tem em si mesma a sua causa. Para que ela se desenvolva, os povos e os indivíduos têm de sofrer por sua causa, e depois de terem realizado aquilo de que a humanidade precisa, ela, por gratidão, atira-os para a estrumeira da história. Não será a causa da humanidade uma causa... puramente egoísta?
    Nem preciso de demonstrar a todos aqueles que nos querem impingir a sua causa que o que os move são apenas eles mesmos, e não nós, o seu bem-estar, e não o nosso. Olhem só para o resto do lote. Será que a verdade, a liberdade, o humanitarismo, a justiça desejam outra coisa que não seja o vosso entusiasmo para os servir?
    Por isso todos se sentem nas suas sete quintas quando zelosamente lhes são prestadas honras. Veja-se o que se passa com o povo, protegido por dedicados patriotas. Os patriotas tombam em sangrentos combates, ou lutando contra a fome e a miséria. E acham que o povo quer saber disso? O povo «floresce» com o estrume dos seus cadáveres! Os indivíduos morreram «pela grande causa do povo», o povo despede-se deles com umas palavras de agradecimento e... tira daí proveito. É o que se chama um egoísmo rentável.
    Mas vejam só aquele sultão que tão dedicadamente se ocupa dos «seus». Não será isto o altruísmo em estado puro, não se sacrifica ele hora a hora pelos seus? Exactamente, pelos «seus». Tenta tu mostrar-te uma vez, não como seu, mas como teu, e vais parar às masmorras por teres fugido ao seu egoísmo. A causa do sultão não é outra senão ele próprio: ele é para si tudo em tudo, é único, e não tolera ninguém que ouse não ser um dos «seus».
    E todos estes brilhantes exemplos não chegam para vos convencer de que o egoísta leva sempre a melhor? Por mim, extraio daqui uma lição: em vez de continuar a servir com altruísmo aqueles grandes egoístas, sou eu próprio o egoísta.
    Nada é a causa de Deus e da humanidade, nada a não ser eles próprios. Do mesmo modo, Eu sou a minha causa, eu que, como Deus, sou o nada de tudo o resto, eu que sou o meu tudo, eu que sou o único.
    Se Deus e a humanidade, como vós assegurais, têm em si mesmos substância suficiente para serem, em si, tudo em tudo, então eu sinto que a mim me faltará muito menos, e que não terei de me lamentar pela minha «vacuidade». O nada que eu sou não o é no sentido da vacuidade, mas antes o nada criador, o nada a partir do qual eu próprio, como criador, tudo crio.
    Por isso: nada de causas que não sejam unica e exclusivamente a minha causa! Vocês dirão que a minha causa deveria, então, ao menos ser a «boa causa». Qual bom, qual mau! Eu próprio sou a minha causa, e eu não sou nem bom nem mau. Nem uma nem outra coisa fazem para mim qualquer sentido

    o divino é a causa de Deus, o humano a causa «do homem». A minha causa não é nem o divino nem o humano, não é o verdadeiro, o bom, o justo, o livre, etc., mas exclusivamente ü que é meu. E esta não é uma causa universaL mas sim... única, tal como eu.
    Para mim, nada está acima de mim!


    Deus abençoe Max Stirner.

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Há tanta coisa a queter ser a minha causa! A começar pela boa causa, depois a causa de Deus

    É, nem vou ler o resto.
    Abrass

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10
    · votar


    ¬¬ burro.

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Briga, briga, briga

    Tamehiro
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Parei no "Deus".

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10
    · votar


    Nem, eu amo o mano Minow. *=

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10
    · votar


    Por que todo imbecil se orgulha de ser imbecil e nção ter capacidade de ler um texto?

    Dogs2
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Black Fire
    porque o tópico é seu \o\

    Minow
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Minow
    · votar


    Black Fire
    Porque eu acabei de chegar do trabalho e me reservo o direito de passar o resto do dia com meu cérebro em estado de pasta de amendoim.

    Abrass

    E por que todo imbecil acha que os outros devem ser imbecis e discutir com eles em fóruns de internet sobre assuntos que são questão de ponto de vista e sempre serão?

    Não que eu não goste de discutir, só não tou com saco pra isso agora. Burro eu posso te garantir que não sou. Cansado sim.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10
    · votar


    Mas precisa postar no tópico?

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Black Fire
    Claro que preciso.
    Você acha que eu vou deixar passar alguma oportunidade de ser chato?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Um bom texto grande que merece alguma reflexão.

    Pode até merecer, mas quem falou que eu pratico leitura meritocrática?

    Scrutinizer
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Você acha que eu vou deixar passar alguma oportunidade de ser chato?
    Claro que não! Você nunca deixa.

    brinks ;*

    Se você deixasse claro de que se trata o texto no título talvez me fizesse ler.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10
    · votar


    Hoje é um dia difícil. Vou continuar bebendo até esses posts ficarem agradáveis.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10
    · votar


    Scrutinizer

    o divino é a causa de Deus, o humano a causa «do homem». A minha causa não é nem o divino nem o humano, não é o verdadeiro, o bom, o justo, o livre, etc., mas exclusivamente ü que é meu. E esta não é uma causa universaL mas sim... única, tal como eu.
    Para mim, nada está acima de mim!


    Isso resume.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/10
    · votar


    até esses posts ficarem agradáveis.

    Em instantes: Coma alcoólico no FCC.

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/10 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Levei um cansaço de tanto ler a palavra "causa" repetida no texto.

    Mas, enfim, o texto pra mim nem fedeu e nem cheirou. Faço pouco de caras que dizem ser o seu próprio deus mas fazem questão de angariar seguidores e se tornarem ídolos.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/10
    · votar


    pra mim nem fodeu nem saiu de cima.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10
    · votar



    Mas, enfim, o texto pra mim nem fedeu e nem cheirou.


    O que evidencia que você não é sinesteta.

    faith_girl
    Veterano
    # set/10
    · votar


    convenhamos que sábado a tarde não é o melhor horario pra se refletir... :P

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Nem matou e nem tirou a faca de dentro

    White G3
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bah cara na boa,deixa de se chato!

    Teus ultimos topicos são tudo desse tipo ai...

    Codinome Jones
    Veterano
    # set/10
    · votar


    digníssimo.

    Quando tiver saco, lerei decerto.

    Codinome Jones
    Veterano
    # set/10
    · votar


    li.

    Tudo se resume ao egoísmo. Prefiro assistir dr. House

    F.BankZ
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Parei no "Deus" +1

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um bom texto grande que merece alguma reflexão.