Dúvida com conexão EDGE e 3G em aparelhos móveis.

    Autor Mensagem
    Minow
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Minow


    Galerë, seguintchy.
    Eu tenho um minimodem 3G (aqueles tipo pendrive). Eu queria botar um plano de dados no telefone, que aceita 3G e EDGE.
    Eu posso usar o chip do minimodem, que é só 3G, pra usar só a internet no meu celular? Quando eu tento fazer isso, fica aparecendo 3G lá em cima, mas só se eu habilitar "cellular data" também, que é o EDGE. Se eu botar só o 3G fica sem sinal. Afinal, tou conectado com 3G mesmo?

    Outra coisa, cada atendente me fala uma coisa diferente.
    Uma me disse que era R$2,70 por mb na conexão EDGE sem plano. Um plano de 12 mb seria R$20. Faz sentido.

    Outra me disse que era R$0,1 centavo por kb. Ou seja, 1 Real por mb.
    Só que o plano de 12 mb custaria 39,90, aonde que isso faz sentido?!
    Já o 3G custaria R$20 o mais barato.

    Uma me disse que eu posso usar o chip do 3G no celular pra usar só a internet. A outra me disse que não.

    Quero pegar um plano bem barato, de EDGE mesmo (que imagino ser mais barato que o 3G) pra usar só coisas como GPS, e-mail, o ocasional Google e serviços bobos, nada que precise de uma conexão boa.

    Alguma idéia? Alguém usa e sabe o real preço das coisas?

    Obs: tanto o 3G quanto o celular são da Oi.

    Jio-kun
    Veterano
    # set/10
    · votar



    Outra me disse que era R$0,1 centavo por mb. Ou seja, 1 Real por mb.


    comofas/

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Jio-kun
    Já arrumei.

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ninguém saca disso?

    Gui
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Minow
    saco não véi! eu sei que a tim tava cobrando 50 centavos por dia..se não me engano..

    o meu 3g é oi e é um lixo.

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gui
    50 cents pra usar o que quiser? Pô, ta bom... Dá uns 15 reais por mês. Mas isso é edge né?

    Gui
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Minow
    tá até na inicial deles!
    http://tim.com.br/portal/site/PortalWeb/menuitem.06243559e24e67a19a132 910703016a0?wfe_url_requested=%2Fportal%2Fsite%2FPortalWeb

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gui
    Porra, e só quando usar!! Mas parece que é só pré pago. De qualquer jeito o meu tá numa conta com outros telefones, nem rola mudar só por uma internet.

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Alguém sabe explicar porque um plano de 12mb EDGE é mais caro que um de 200mb 3G?

    Gui
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Minow
    porque 12mb no EDGE leva muito mais tempo que 200mb no 3g.

    é facil constatar isso quando tem 3g no minimoden..
    onde funciona 2g..demora seculos pra abrir o forum...que é consideravelmente leve.

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gui
    Mas se eu só for usar pra GPS, google, coisas leves... Qual a vantagem do edge?

    Gui
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Minow
    nenhuma.

    outra coisa, o EDGE nunca foi carro chefe..sempre houve o GPRS e agora o 3G..provavelmente o EDGE não é barato para manter operação...

    fora que eles tão ganhando ainda com o celular com 3g que é caro..com EDGE não foram muitos celulares que sairam..

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gui
    Parece que EDGE é um pouco melhor que o GPRS, é mais novo e tal. O meu vem com a opção de EDGE e 3G, mas eu queria falar com alguém que usa justamente pra saber porque ele só funciona quando eu habilito os dois. Fica mostrando lá em cima 3G bem grande, mas sei lá, do jeito que eles são, eu queria me garantir que não tou sendo cobrado de sei lá mais o quê por fora. Veremos a conta.

    Gui
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Minow
    se a net for pos-paga tu nem paga a mais..já liguei lá.

    aqui no meu fim de mundo só pega o 2g...que é EDGE...e nunca fui cobrado a mais.

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gui
    O_O
    Qual a sua operadora?
    Um atendente me falou que o que passar do plano (ou sem ter plano) custa R$2,90 por mb.
    Mas o mais comum é ter um preço do excedente por plano, quanto maior a capacidade, menor o valor do excedente.

    Gui
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Minow
    Oi.

    não excedi nada..meu plano é de 5gb a 600kbps..não consumi todo..

    o EDGE não é cobrado a mais apenas por ser EDGE.

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gui
    Como não?
    Então se eu tiver um plano de 3G e estiver num lugar que não pega direito, posso usar a EDGE que não vai ser cobrado (se eu não exceder o limite do plano de 3G)?

    EternoRocker
    Veterano
    # set/10
    · votar


    EDGE

    É problema no campo harmônico man... tente:

    E D A E

    É o mesmo campo harmônico de Sympathy For the Devil dos Stones.

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Minow
    Então se eu tiver um plano de 3G e estiver num lugar que não pega direito, posso usar a EDGE que não vai ser cobrado (se eu não exceder o limite do plano de 3G)?

    Também não manjo muito não, mas não vejo o pq não cobrar. Tem que ver mesmo é no contrato com a operadora.

    A propósito, o EGDE é só um fallback pra quando o sinal da rede 3G é péssimo ou inexistente. Não vale a pena pegar um plano EDGE. Apesar da taxa de down ser relativamente alta, a latência é horrenda e o resultado final é praticamente o mesmo que uma conexão discada.

    Sam Keat
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Dúvida com conexão EDGE e 3G em aparelhos móveis.


    li isso aqui e ja me deu dó do mano Minow
    naum li o resto por medo
    tomara que naum seja da claro

    King of Terror
    Veterano
    # set/10 · Editado por: King of Terror
    · votar


    EDGE é uma evolução do GPRS, ambos são features de GSM para ter maior velocidade no acesso a dados.

    Geralmente não tem distinção de plano para 3G e EDGE, pois GSM já tem cobertura em todo teritório e 3G ainda não, então na falta de um o outro cobre no planos de dados. Além disso, quando a rede tá congestionada (muita gente usando ou sinal ruim) o sistema pode te jogar para 2G automaticamente.

    Aqui mesmo tá conectado em EDGE agora. Pode parecer ruim, mas ambas tecnologias tem seus prós e contras. A taxa de EDGE é de até 384kbps, pouco mais que 6 vezes a discada. Já a 3G pode variar muito dependendo de vários fatores como qualidade do sinal e sobrecarga da rede, nem mesmo se a Anatel exigir, o sistema como é construido não pode garantir taxa alguma.

    Agora com esse lance de limite tem que ficar esperto mesmo. Quando comprei meu smartphone e coloquei meu chip ele já se conectou e começou a sincronizar contas e baixar atualizações, sem eu ter plano de dados. Paguei uns 200 reais de conta porque tirei logo que percebi, usou alguns poucos megas, se tivesse deixado dias eu estaria ferrado. :P

    O GPS que pretende usar é no Google Maps? Se for, vai precisar de um plano com limite razoável, pois consome bastante já que carrega todos os mapas online. Você poderia usar um programa de GPS com mapas offline, tipo o NDrive ou iGo, que é igual a esses que vem em aparelhos veiculares.

    Eu posso usar o chip do minimodem, que é só 3G, pra usar só a internet no meu celular?

    Pode sim, seu celular vai fazer a conexão como um mini-modem normal e vai usar seu plano de dados. Só tem que verificar as configurações 3G no seu aparelho com a sua operadora, se já não detectar automaticamente.

    Gui
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Minow
    Então se eu tiver um plano de 3G e estiver num lugar que não pega direito, posso usar a EDGE que não vai ser cobrado (se eu não exceder o limite do plano de 3G)?

    exato!!

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    King of Terror
    Opa, valeu! O mapa é o da Google mesmo, o Maps. Já tou usando um offline (offmaps), mas ele não é dos melhores, vou ver esses que vc falou. Acho que vou morrer numa grana por causa do edge também. Veremos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com conexão EDGE e 3G em aparelhos móveis.