O que é música boa?

Autor Mensagem
Lucas Borlini
Veterano
# set/10


Por que ficamos tão acostumados a julgar o valor da música, apontar seus defeitos e qualidades simplesmente por conta do nosso gosto pessoal? Toda essa história chega a ter consequências absurdas, transformando o gosto de alguns numa regra, ou lei, que somos obrigados a seguir sob pena de sermos ridicularizados, colocados de lado se não seguirmos os padrões criados por estes manipuladores de desejos.

A música é natural, viva, de alguma forma ela tem o poder de conectar os humanos com outras dimensões, trazer sentimentos dormentes à tona, nos faz chorar, rir, ter medo, coragem. Enfim, ela nos completa, nos ajudando a encontrar o caminho verdadeiro, sem a imposição de livros sagrados, templos ou outras histórias que parecem ser mais contos da Carochinha do que uma descrição histórica da realidade.

Em muitas culturas, principalmente em várias tribos africanas, o conceito de música boa ou ruim não existe, a música é simplesmente música, eles não entedem o conceito de julgar o seu valor. Primeiro porque eles não a comercializam e segundo porque ela é usada em momentos importantes da vida tribal, como nascimentos, casamentos, puberdade e outras cerimônias, onde o dinheiro não exerce o seu poder corrupto. Ela faz parte da vida, do crescimento e do auto-conhecimento de cada um de nós, você sendo músico ou não.

Muita gente se acha superior porque gosta de certo estilo musical, principalmente os amantes do jazz e da música clássica e nem mesmo consideram música aquilo que não gostam. Isso é arrogância pura. São músicos que não se misturam por se sentirem superiores, até humilhando as pessoas por causa desta suposta superioridade. Pior ainda são os pseudo fãs musicais que não tocam "porra" nenhuma, escutam música por causa de valores nacionalistas, ou por qualquer outro motivo patético como este, e se sentem no direito de julgar tudo, mesmo não sabendo nada. Com isto foi criada uma profissão muito estranha, a do crítico musical, ou seja, a lei quando se fala em "qualidade" musical. Estes "Cardeais" da qualidade musical são de dar pena, apesar de alguns se limitarem a dar a sua opinião pura e sincera, mas mesmo assim é muito estranho que muita gente dependa de um crítico para escutar algo de novo.

Precisamos disso realmente? Será que a gente não tem capacidade de escolher as coisas de que a gente nescessita? O que seria de Hermeto Pascoal, Igor Stravinski, Frank Zappa ou o Calypso – sim o Calypso aqui do Brasil – se eles fossem se guiar pelos "Cardeais" da opinião musical, acatando suas leis de como deve ser feita uma música?

Outra consequência deste julgamento sem sentido são os prêmios musicais. A gente vê que não existe um prêmio que é unânime, simplesmente porque esta unanimidade não existe na música. O voto da maioria é considerada como "o melhor", mas isso é uma imposição, uma ilusão. É como acontece em todas as eleições. Apesar de ser uma ferramenta fundamental para a Democracia, a gente tem o exemplo aqui mesmo no Brasil onde a maioria elege o que não é nescessariamente a melhor opção. Inclusive as pesquisas eleitorais já elegeram o nosso próximo presidente, muito antes das urnas serem usadas. É assim que encontramos o ideal, o melhor?

São constantes os ataques dos "Cardeais" musicais àquilo que eles não gostam, principalmente os mais velhos, que tem na sua juventude as melhores lembranças da vida, transformando o presente num lixo, pobre, sem inspiração, fazendo com que o crítico ataque de maneira vulgar e desrespeitosa a música que ele não entende. Por isso estes prêmios não têm nada a ver com a música em si, tem mais a ver com a política, moda, com o momento atual das coisas, abusando do poder dos rítmos e harmonias para fins egoístas e narcisistas.

Livre-se de preconceitos e respeite a música, respeite você mesmo, cada um de nós tem o poder – mas talvez ainda não tenhamos a capacidade – para decidir o que nescessitamos para viver. Se certo estilo de música existe, ela é digna de respeito, goste você ou não.

Abraço, play it loud!

Andreas Kisser


Fonte:
http://colunistas.yahoo.net/posts/4687.html

MiguiM
Veterano
# set/10
· votar


O que é música boa?

Pink Floyd.

TWT ICE
Veterano
# set/10
· votar


Pink Floyd.

TWT ICE
Veterano
# set/10
· votar


MiguiM
roubou meu post

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Aquela que te agrada.

MiguiM
Veterano
# set/10
· votar


TWT ICE

MiguiM
roubou meu post


Não roubei, cheguei antes!

:D

L.K.R
Veterano
# set/10
· votar


O que é música boa?
Qualquer metal violento e satânico a mais de 230 bpm


-n

Bassist_rsl
Veterano
# set/10
· votar


O que é música boa?
Isso depende.
Se você perguntar pra mim, eu vou falar uma coisa, se você pergunta pro Fulano, ele fala outra coisa.
Mas no fim, música boa é aquela que agrada ao cérebro.

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Pink Floyd.

Entrei no tópico pra postar essas duas palavras, mas já tinham postado antes. Li o texto.

Bizet
Veterano
# set/10
· votar


Tá, li o texto inteiro, falou bastante, falou umas coisas certas, mas Pink Floyd continua sendo melhor que Calypso.

Bizet
Veterano
# set/10
· votar


E Led Zeppelin também.

Dogs2
Veterano
# set/10 · Editado por: Dogs2
· votar


Muita gente se acha superior porque gosta de certo estilo musical, principalmente os amantes do jazz e da música clássica e nem mesmo consideram música aquilo que não gostam. Isso é arrogância pura. São músicos que não se misturam por se sentirem superiores, até humilhando as pessoas por causa desta suposta superioridade.

Todo mundo tem esse "momento Andreas Kisser" de se achar o iluminado, só acho uma pena que ele tenha se achado iluminado já numa fase da vida que espera-se que a pessoa seja mais madura. Pra fim de conversa, eu vi um showzinho dele tocando com uma orquestra, foi uma tristeza. Deve pensar que "é tudo música, então eu vou tocar do jeito que der na telha". Com essa mentalidade, é esperado que ele tenha tais posicionamentos e não entenda que música erudita é música igual a todas SIM, tudo é música, MAS a forma de apreciá-la, compô-la e etc é um tanto peculiar e rigoroso. E não descarto que exista arrogância demais nos músicos eru-brazucas, inclusive acho essa arrogância um motivo de risos e não de raiva. É igual se irritar com os bagunceiros do fórum: só os noobs ficam nervosinhos.
No geral ele falou o óbvio e o que todo mundo gosta de ouvir, com um ar de irritação.

Renando
Veterano
# set/10
· votar


led zeppelin

Chespirito
Veterano
# set/10
· votar


É uma música de qualidade, é aquela que nos faz lembrar de algo ou alguém especial, uma frase, um momento, um lugar, uma coisa engraçada ou mesmo a que nos faça sentir uma vontade doida de sair dançando, mesmo que a pista de dança seja o tapete da sala.

Música é combustível da vida, e sendo assim, não cabem rótulos nem marcar. ;)

leo2505
Veterano
# set/10
· votar


e AC/DC

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


...ou mesmo a que nos faça sentir uma vontade doida de sair dançando, mesmo que a pista de dança seja o tapete da sala.

Que coisa mais gay

Gui
Veterano
# set/10
· votar


aquela que me dá prazer

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Slash

Jack Bauer
Veterano
# set/10
· votar


O que é música boa?

Essa aqui:


Jéeeh_du_MaL_
Veterano
# set/10
· votar


aquela que me faz lembrar daqueles momentos bons , me faz esquecer dos problemas e etc...

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


se pink floyd nao estivesse entre os dois primeiros posts eu daria logout..

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


na minha humilde opinião, música boa é a que não é ruim!

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Jack Bauer
Um dos melhores clipes já feitos.

TaylorBass
Veterano
# set/10
· votar


Tô com o Headstock invertido e não abro.
Já ele..

Gourmet Erótico
Veterano
# set/10
· votar


Metallica
Iron Maiden
Dream Theater
Avenged Sevenfold
Megadeth
Pink Floyd
Deep Purple
Rainbow
Guns N' Roses
Black Sabbath
Ozzy
Lynyrd Skynyrd
Symphony X
Charlie Brown Jr.
Led Zeppelin
Raimundos
Rodox
Rush
Ac/DC
AlterBridge
Paramore
Angra
Anthrax
Audioslave
Axel Rudi Pell
Ayreon
BLS
Black Tide
Chikenfoot
Whitesnake
Coverdale
Van Halen
Cream
Eric Clapton
Beatles
Rolling Stones
Aerosmith
Epica
Exodus
Extreme
Fates Warning
Foo Fighters
Pearl Jam
Gov't Mule
Green Day
Hinder
Haste The Day
Iced Earth
In Flames
Jethro Tull
Joe Satriani
John Frusciante
John Petrucci
Jeff Loomis
Chris Broderick
Judas Priest
Kings Of Leon
John Mayer
Lamb Of God
LP
Muse
Motorhead
MAB
Nevermore
Nickelback
Nile
Narnia
OPeth
Pain Of Salvation
Pantera
Rammstein
Slash
SoulFly
Shadowside
Testament
Three Days Grace
U2
Velvet Revolver
Zakk Wylde

Gourmet Erótico
Veterano
# set/10
· votar


E Nirvana é ruim pra k7

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


TaylorBass
Só abro em dias especiais

Índio_DT
Veterano
# set/10
· votar


Dizem que música boa é aquela que consegue expressar sentimentos ou ideais. Entao imagino que musica boa pra mim sao aquelas que conseguem me fazer entender quais seriam esses sentimentos ou ideais que tal cantor tentou passar.

Tem vários exemplos, independente do estilo.
Vemos como o SOAD reclama do sistema. É perceptível como as musicas do Guns, principalmente "November Rain", me fizeram chorar com um piano, uma guitarra e uma letra interessante , da mesma forma que Joe Satriani me fez chorar ouvindo "flying in a blue dream" sem precisar dizer uma única palavra. Tem o exemplo do ForFun, que fez uma critica bacana sobre o mundo com a música Gruvi Quantico, ou como Zé Ramalho mostra o que é um destino com a música "Chão de Giz". Tem o exemplo da música "Lagrimas", que é um funk proibidão do morro do Rio de Janeiro, falando sobre a saudade da família enquanto está na cadeia, ou então do Alceu Valença e o forró inteligente de "Anunciação".

Te muitos exemplos...

TWT ICE
Veterano
# set/10
· votar


Gourmet Erótico
Dream Theater

tem várias que nao gosto na lista, mas por citar essa ja foi um fail, tão falando de musica boa

Gourmet Erótico
Veterano
# set/10 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


TWT ICE
fail pra vc, fã preconceituoso de Pink Floyd, que considera o seu gosto acima do dos outros, achando q o David Gilmour é o ser supremo do seu mundinho fantasioso e psicodélico loko de dorgas true from bolívia

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é música boa?