Pesquisa da Unicamp sugere coleta de energia do ar

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Cavaleiro


    "Pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) dizem ter encontrado um mecanismo para coletar energia elétrica do ar úmido.

    O que a equipe descobriu é que os metais acumularam carga elétrica - em variadas quantidades, com carga positiva ou negativa. Os metais poderiam ser ligados periodicamente a um circuito para criar eletricidade que pudesse ser utilizada.

    O efeito é muito pequeno - coletando uma quantidade de eletricidade equivalente a 0,000001% da produzida em uma mesma área por uma célula de energia solar -, mas parece representar uma forma de acumulação de carga que até agora era ignorada.

    Galembeck sugere que com mais desenvolvimento, o princípio poderia ser estendido para se tornar uma fonte de energia renovável em áreas úmidas do planeta, como os trópicos.

    Debate

    Apesar de a ideia de tirar energia do ar ser tentadora, a perspectiva de se conseguir coletar uma quantidade suficiente para tornar o processo viável ainda é uma questão de debate."

    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/pesquisa-da-unicam p-sugere-coleta-de-energia-do-ar.html

    Vocês acreditam que essa mudança de paradigma na matriz energética mundial ocorrerá? Dissertem, ou não.

    Abraços para o Bog, Root of the all Sciences, Codinome "Jones" Beija Flor, Coltrane, brunohardrocker e a trupe.

    paranauê
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Caso haja um aprofundamento nessa pesquisa, de aumento na eficiência, daqui a muito tempo pode se tornar interessante.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eita escolinha foda.. :D


    \bairrismo rlz

    paranauê
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Machine Gun Man

    :D

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Caso haja um aprofundamento nessa pesquisa, de aumento na eficiência, daqui a muito tempo pode se tornar interessante.

    Isso iria revolucionar o mundo, e iria quebrar as pernas de diversos paises como EUA e até mesmo o Brasil com a Petrobras.

    Se for parar pra pensar nas conseqüências, pode dar uma viajada boa.

    ghostbastard
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    interesses mercadologicos nunca permitiriam o avanço disso para niveis praticos.

    Gui
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    interesses mercadologicos nunca permitiriam o avanço disso para niveis praticos.

    (2)

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ou o contrário os interesses mercadológicos permitiriam, caso houvesse o interesse no pioneirismo.

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Só eu gosto desses assuntos chato =/

    HAUSHSAUHU

    Codinome Jones
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    abraço.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cavaleiro

    Porra, molto foda!
    Tá menos que engatinhando ainda essa parada aí, mas seria irada.

    Pena que em matéria de energia (wat?), tem muitas questões de poderes envolvidas.


    ps: JURO pra vocês que já imaginei uma parada deste tipo, de tirar energia do ar, só que não tinha embsamento físico quase nenhum só com o que a gente aprende do ensino médio. Obviamente era só viagem.

    edu ROCK
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Cavaleiro

    Uma vez eu li um livro (infanto-juvenil, se eu não me engano era até da série vaga-lume) em que um cientista havia descoberto uma forma de se fazer um combustível com água...

    E então, ele passa a ser ameaçado pelas indústrias petrolíferas e tals.

    Tá certo que é só um livrinho pra criança, mas...
    acho que é justamente isso que aconteceria na vida real.

    Grandes corporações do ramo da energia fariam de tudo para impedir o avanço desse projeto, uma vez que isso afetaria diretamente seus interesses.

    Concordo com o que foi dito:
    interesses mercadologicos nunca permitiriam o avanço disso para niveis praticos.

    Bog
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cavaleiro
    Vocês acreditam que essa mudança de paradigma na matriz energética mundial ocorrerá? Dissertem, ou não.

    Não tão cedo...

    O lugar onde eu trabalhava no Brasil tinha como uma de suas principais linhas de pesquisa as energias alternativas. Tinha de tudo: placas que se movem com a força das ondas, chaminés solares, fora as manjadas células fotovoltaicas e o escambau. Nunca trabalhei diretamente com isso, mas TODAS as promessas que apareciam estavam longe de encontrar uma aplicação em larga escala que realmente pudesse fazer cócegas em mamutes como as hidrelétricas.

    Aí eu também lembro que muitas vezes a imprensa de divulgação científica coloca as coisas como se estivessem "quase prontas para usar", sendo que isso costuma envolver DÉCADAS de pesquisa e aperfeiçoamento, muitas vezes com inviabilidades que só são descobertas depois de muitas tentativas frustradas.

    Enfim, pode vir a ser algo aplicável um dia, mas acho que esse dia não é hoje e nem amanhã. =P

    Machine Gun Man
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bog
    fora as manjadas células fotovoltaicas

    É, mó clichê, mano.

    Dogs2
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Vou inventar a energia a peido, ninguém usa o peido pra nada, e rola uns mó potentes, dá uns 4 kW brincando, dá pra acender um incenso sem botar tanta força.
    E vc ainda colabora contra o aquecimento global, usando o metano flatulante com outras finalidades

    Zandor
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    É uma pena que nunca vai servir pra nada.

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    The Root Of All Evil

    Pena que em matéria de energia (wat?), tem muitas questões de poderes envolvidas.

    Pois é cara, é triste viver em sociedade, às vezes penso que não seria má idéia eleger o Enéias como Presidente haha.

    ps: JURO pra vocês que já imaginei uma parada deste tipo, de tirar energia do ar, só que não tinha embsamento físico quase nenhum só com o que a gente aprende do ensino médio. Obviamente era só viagem.


    Podias ficar famoso agora, só estudar desde a época do ensino médio em cima da sua idéia.

    Eu tenho um misto de impotência e raiva quando alguém inventa algo que eu já imaginei, ainda mais relacionado a negócios.

    edu ROCK

    E então, ele passa a ser ameaçado pelas indústrias petrolíferas e tals.

    Isso é verdade, tenho um amigo que fez uma nova modalidade para compra de livros pela internet, onde qualquer um pode publicar um livro e recebeu diversas ameaças anônimas, imagina algo tão grande quanto a indústria petrolífera.


    Bog
    TODAS as promessas que apareciam estavam longe de encontrar uma aplicação em larga escala que realmente pudesse fazer cócegas em mamutes como as hidrelétricas.

    Concordo com você que isso é longo prazo mesmo, mas eu acredito numa configuração tal qual a indústria de refrigerantes, com as pequenas fontes de energia eólica, solar e outras mais sobrevivendo e atendendo nichos específicos de mercado para que futuramente sejam utilizadas em larga escala.

    Bog
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Machine Gun Man
    É, mó clichê, mano.

    Opa, do barulho.

    -Dan
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    A nokia estava com um projeto de celular que se carregava pelo ar, aproveitando ondas eletromagneticas. VOu ver se acha algo mais sobre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pesquisa da Unicamp sugere coleta de energia do ar