Sul Africano se julga o inventor da vuvuzela (corneta barulhenta)

    Autor Mensagem
    paulinho pc
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: paulinho pc


    Vcs já devem ter lido ou visto na tv.



    Profissional, criador da vuvuzela cobra por entrevista e aproveita 'boom' da Copa
    Alexandre Sinato
    Em Johanesburgo (África do Sul)CRIADOR DA VUVUZELA "PROFISSIONAL"

    Saddam dá uma demonstração do som da vuvuzela, polêmica corneta sul-africana que estará na Copa


    Bandeiras e cachecol do Brasil também compõem o cenário em que se transformou a casa do criador


    A casa de Saddam em Johanesburgo é decorada com artigos de futebol e, claro, com vuvuzelas

    CONFIRA MAIS IMAGENS DAS VUVUZELAS
    TURISMO E POBREZA NO BAIRRO DO SOWETO
    MAIS NOTÍCIAS SOBRE A COPA DO MUNDO
    A popularidade da vuvuzela cresceu pelo mundo recentemente. Em meio a polêmicas e reclamações que se multiplicaram após a Copa das Confederações, a corneta ganhou destaque em diferentes países. E junto com ela, seu criador. Freddie Maake se profissionalizou. Diz ter um empresário, cobra para dar entrevistas e faz um verdadeiro show para divulgar sua barulhenta cria. Até nota fiscal ele oferece.

    Saddam, como é conhecido o torcedor símbolo do Kaizer Chiefs e da seleção sul-africana, aproveita a proximidade da Copa do Mundo para lucrar com a invenção. Em sua distante casa repleta de cornetas, ele recebe os jornalistas e mostra um bom poder de negociação, além de certa dose de malandragem.

    Nas três conversas prévias com a reportagem do UOL Esporte, Saddam é bastante solícito e aceita um encontro. Em nenhum momento, porém, menciona que seria preciso pagar para ter direito à conversa. Justa ou não, a reivindicação surpreende: há menos de cinco meses, ela não existia.

    Com cara fechada e discurso sério, Saddam abre as portas de sua casa deixando claras as novas regras. Alegando ter sido copiado e se sentindo usado, o criador da vuvuzela lança diferentes indiretas. No começo, não fala em pagamento, mas depois de cinco minutos surgem os primeiros valores.

    "Sempre dei muitas entrevistas e nunca ganhei nada com isso. Agora contratei um agente. Ele me orienta e dá broncas quando faço algo diferente do recomendado. Atendo pessoas de diferentes lugares do mundo, foram sete países recentemente. Já me pagaram até 15 mil rands [cerca de R$ 3,5 mil] por uma entrevista", conta Saddam.

    O valor, obviamente, assusta. Mas em seguida o criador da vuvuzela mostra uma cópia de e-mail recente mencionando os 300 rands pagos por um repórter da Colômbia. "Não estou cobrando de vocês, mas estou sendo generoso em mostrar tudo que tenho aqui e espero algo em troca."

    Saddam cobrou 500 rands, ou R$ 120, para começar logo a conversa sem precisar ligar para seu empresário. Ligação que, se necessária, seria feita por ele mesmo. A reportagem não poderia falar com o misterioso agente que ele diz ter.

    "Pronto. Agora que negociamos, vamos ao que interessa", determina Saddam, antes de começar a produção de sua sala, cenário da entrevista. Agora bem humorado e sorridente, ele se troca, distribui as vuvuzelas pelo sofá, escolhe os bonés e prepara um arsenal de fotos, reportagens e ingressos acumulados em mais de 30 anos de arquibancada.

    CRIADOR MOSTRA OS SONS DA VUVUZELA
    ASSISTA MAIS VÍDEOS DO UOL NA COPA
    Durante os muitos sopros em vuvuzelas, risadas e 50 minutos de conversa, o famoso torcedor faz algumas intervenções. Pede para filmar certa corneta, fotografar um jornal ou esperar a família se reunir para um recado internacional. Age como um verdadeiro produtor.

    Ele também aproveita para defender com convicção a presença das vuvuzelas nos estádios durante a Copa do Mundo, entre junho e julho de 2010. Algumas seleções pedem que a corneta seja proibida. "A vuvuzela é um símbolo sul-africano. Quem vem ao nosso país tem que conhecer e sentir nossa cultura. Não aceito que queiram mudar nossas características."

    Terminado o encontro, Saddam agradece e dá um CD com músicas envolvendo suas vuvuzelas. E como bom comerciante, emite uma "nota fiscal" dos 500 rands. Simpático, ele faz questão de dar o recibo. Afinal, agora o negócio é sério. Coisa de profissional.



    O lance é o seguinte...quando eu estava com cinco anos de idade,no ano de 1980,meu irmão já tinha uma dessas,era azul. Hoje ví em um programa que ele a inventou em 1975.
    Será pepisse do nosso amigo Saddam,que tem nome de gente que morre enforcada?
    Ou será que foi ele mesmo quem inventou essa corneta barulhenta?


    EDIT - fonte

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Todo mundo querendo levar um dim-dim.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/10
    · votar


    Deviam dar um tiro na cabeça desse cara, isso sim.

    Ian Anderson
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O Saddam não morreu, O Saddam não morreu!!!!

    \0/

    Ian Anderson
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Se o Brasileiro que inventou a placa eletronica que faz a substituições [não lembro se tem nome isso] nunca viu algum $$ do que inventou

    acho que esse cara q dizque inventou a corneta também não leva

    paulinho pc
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Black Fire
    Ian Anderson


    Tbém acho que é pepisse dele. As emissoras de tv ainda noticiam isso como sendo ele a suposta pessoa que inventou de fato a corneta. Se eles fazem isso,de duas uma: ou o cara é mesmo o pai da criança,ou não é possível saber quem é o inventor...contudo,Saddam continua levando a fama com certeza algum dim dim.

    Sedank
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Enfia a vuvuzela no cu dele!

    Leucocieetus
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pensei que fosse algo relacionado a vulva.

    TWT ICE
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    o cara ta assumindo a culpa

    Anderson Eslie
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Black Fire
    Deviam dar um tiro na cabeça desse cara, isso sim.

    Concordo em gênero, número e grau.
    Esse maldito.
    O pior é tentar se concentrar no jogo e abstrair o zumbido maldito dessa corneta do cão.

    Chespirito
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ultimamente a vuvuzela tirou totalmente o brilho do torcedor. Agora ñ se vê mais a emoção, é sempre o mesmo barulho (horrível, ainda) sem parar.

    Perdemos o "uhhh" ou "ahhh" tão tradicional da torcida quando a bola passa perto do gol. Perdemos até mesmo as canções nos estádios.

    Tomara q ñ vira moda na próxima Copa, q aliás vai ser por aqui!!!

    Bizet
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ultimamente a vuvuzela tirou totalmente o brilho do torcedor. Agora ñ se vê mais a emoção, é sempre o mesmo barulho (horrível, ainda) sem parar.

    Perdemos o "uhhh" ou "ahhh" tão tradicional da torcida quando a bola passa perto do gol. Perdemos até mesmo as canções nos estádios.


    Fato. Tomara que tirem mesmo essa bosta.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Chespirito

    Verdade Sandra!


    /Evaristo Costa

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Perdemos o "uhhh" ou "ahhh" tão tradicional da torcida quando a bola passa perto do gol.

    Até o "Globo a gente se vê por aqui!" é encoberto!

    GiulianoB
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    caralho essas bostas sao muito chatas, da uma dor de cabeça imagina quem ta no estadio, tinha que proibir usar isso ai é crime contra o ouvido dos outros!

    GiulianoB
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    pior que tava andando na rua a poco passou um otario de carro e outro babaca buzino na minha orelha com um trem desses ai levei um puta susto aff

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Não sei como tem gente que acha isso legal.


    ps: Gente, não crianças.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sul Africano se julga o inventor da vuvuzela (corneta barulhenta)