33 anos da venda do primeiro computador pessoal

    Autor Mensagem
    highvoltage
    Veterano
    # jun/10


    Em 05 de junho de 1977, era colocado à venda o primeiro computador pessoal.

    O primeiro Apple II foi vendido em 5 de Junho de 1977, equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, um interface para cassetes áudio e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC. O controlador de vídeo apresentava 24 linhas com 40 colunas de carateres (apenas letras maiúsculas), com saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão. Os utilizadores podiam gravar e carregar os programas a partir de um gravador de cassetes áudio. O preço de venda variava entre USD $1298 (com 4KB RAM) e USD $2638 (com 48KB RAM).


    \m\

    Sumerrew
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    a professora que tá me orientando no tcc já era "Doutor" em 1981

    velha desgraçada, meus diagramas nunca estão corretos -.-"

    Gianyny
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM

    huahuahauhau, 4 K de RAM

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Gianyny

    Hoje você ri, né? Vai ver o que seus netos dirão do que você usa agora.

    qew
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    4 KB de memória RAM

    Eu ri haha

    Gostaria de ter um desses.

    Gianyny
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    brunohardrocker

    :/

    Is true.

    Nem digo netos, até filhos.

    Atomic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    o altair nao foi antes?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    haha. Lembrou minha história...

    No início, tive um TK-85 (antes do 90x). Os programas eram armazenados em fita K7 comum e usava um gravador comum pra passar dados pro micro! heuhe Se a fita desse qualquer problema na transmissão... já era. Quando um programa carregava, era uma festa!!!

    Mais tarde, tive um Apple II Plus, depois um Apple II E, que tinha 64K de memória eu acho...

    Alguns amigos tinham o MSX e eu babava!

    Anos depois, a revolução... hehe Comprei um Amiga 2000. Com ele aprendi bastante sobre fazer música no computador.

    Depois disso o PCs reinaram... hehe

    Atomic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    MauricioBahia

    vc ainda tem os bichinhos? ia ser foda ter uns desses na minha coleçao uaHauahuAHaAUah

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Meu primeiro foi um AMD Duron 1.1 GHz, com 128 mb RAM e windows 98.

    Alguém aí lembra da última vez que usou um disquete?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Atomic: vc ainda tem os bichinhos? ia ser foda ter uns desses na minha coleçao uaHauahuAHaAUah


    Eu acho que o TK-85 tá na casa de uma amigo de infância há mais de 10 anos. Bom, provavelmente não está mais!

    Cara, nem sei o que aconteceu com os Apples. Devo ter dado pra um primo ou coisa parecida. Só sei que o Amiga 2000 (meu xodó eterno! hehe) vendi pra um músico que nem me lembro o nome. Ele era muito bom pra música.

    Abs

    JP AWAY
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: JP AWAY
    · votar


    Meu primeio foi 60MHz
    56MB RAM
    Windows 98
    3GB de HD
    e meu segundo
    pentium III 233MHz
    Windows ME
    56MB RAM
    4GB HD

    poutz esse ultimo virava madrgadas instalando XP sem formata hehe' pelo menos uma vez por mês, e com minha idiotice nem preocupava com, alias nem sabiao que era, drivers. E no outro dia ficaa ligando o dia inteiro pro meu primo trazer pra eu os "negocios" que precisava para entrar na net discada. Eu sofri porcausa daquele pc ^^'

    DarkMakerX
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    brunohardrocker
    Alguém aí lembra da última vez que usou um disquete?

    Faz alguns anos que eu ia na lan house com meus disquetes para baixar músicas e vídeos lá, compactava e dividia. Daí era só pedir para o carinha passar pra lá.

    O problema é quando aparecia que não estava formatado.

    JP AWAY
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    brunohardrocker
    Alguém aí lembra da última vez que usou um disquete?
    o ultimo que vi foi a malomenos um ano atráz. tava num cursinho meia-boca de informatica pra passar o tempo, ai a professora mandou que levassem disquetes pra gravar o que fizer-mos caso desse algum pau nos pc's (win95, e mais lerdos q tartaruga). sai do curso pq eu tva vendo as config do pc e ela falo q eu ia desonfigurar tudo, e ela queria saber mais que eu e deixei o disquete lá.. devia te enchido ele de virus (66'

    Atomic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    JP AWAY

    Meu primeio foi um pentium II 50MHz
    56MB RAM
    Windows 98
    3GB de HD
    e meu segundo
    pentium III 120MHz
    56MB RAM
    4GB HD


    tem certeza disso? meu primeiro era um pentium (I) 233 MHz

    JP AWAY
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Atomic
    tem certeza disso?
    naao =/
    tva vindo editar aq.. tva falando com meu primo e ele me lembro q meu primeiro tinha 60MHz e nao sei qual processador e o segundo era pentium I 233MHz tbm.. memoria ruim =/

    Guilherme 90
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Naquela época era luxo, só os ricos tinham..

    Ian Anderson
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Atomic
    o altair nao foi antes?

    Sim foi antes, +- em 1975, ou seja 35 anos da venda do 1º PC

    Mas a invenção era tão brilhante, que o unido defeito eh que faltava saber o "aquela coisa" fazia. Até que fizeram uma "reunião" pra descobrir o que o objeto fazia.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O primeiro computador que usei foi um Sistema 700 e PC-XT. O primeiro que tive foi um 486 DX4-100. Já tive outros 7 PCs depois dele...

    Abraços.

    TWT ICE
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    33 anos da venda do primeiro computador pessoal


    amém

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    o MSX

    Acho que aqui em casa tinha um desses. Acho não, acabo de confirmar no youtube que era nele que eu jogava o Hero:



    Depois veio o Pentium 100MHz, acho que 2MB RAM, 1,2GB de HD...

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    10cls
    20print"o meu primeiro micro foi um pentum 100"
    30go to 10

    Fiz um cursinho de Basic em 1984, acho que era num TX200, nem lembro.

    Ian Anderson
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    1,2GB de HD
    Tava bem de HD, jah vi um de 400 MB e 800 MB

    O mais antigo que eu mexi foi um 286 com 4 Mb (turbinei com os chaveiros dos professores) de ram e com desses Hds de cima.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    meu primeiro foi um
    pentium 60
    16 mb de ram
    Cd 2X creative
    modem de 2400 kbs
    disquete de 5 1/4 e 3.5
    monitor sansung sync master III

    Córtex Frontal
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    highvoltage
    equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, um interface para cassetes áudio e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC. O controlador de vídeo apresentava 24 linhas com 40 colunas de carateres (apenas letras maiúsculas), com saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão. Os utilizadores podiam gravar e carregar os programas a partir de um gravador de cassetes áudio. O preço de venda variava entre USD $1298 (com 4KB RAM) e USD $2638 (com 48KB RAM).


    MELHOR QUE O MEU \Õ;

    highvoltage
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Córtex Frontal
    Nossa, seu PC é pré-histórico.

    Atomic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    pra galera q curte essas coisas eu recomendo muito dois filmes:
    -pirates of silicon valley (historia romantizada do steve jobs e alguma coisa do bill gates)
    -triumph of the nerds (documentario sobre o inicio da historia do pc)


    Ian Anderson
    O mais antigo que eu mexi foi um 286 com 4 Mb (turbinei com os chaveiros dos professores) de ram e com desses Hds de cima.

    nuuuu paguei pau! rodava que sistema?

    qew
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pensar que meu primeiro computador eu comprei em 2006... =/

    Na verdade não, o primeiro foi em 1999, rodava windows 95 e nao tenho a minima ideia de quanto de ram e HD ele possuia, só sei que era o maximo rodar paciencia! huehuaheuauha

    Fodi ele, quando ele deu pau e eu desliguei o botão da CPU, qdo liguei de novo aparecia mais nada, só um tela colorida tipo do setup da placa mae... Uma vez ainda mandaram arrumar, na outra ele ficou largado... e fui ter outro pc só em 2006. E agora tou com o meu atual, ao todo três pcs ja tive.

    E só pra constar, só o primeiro tinha drive de diquete.

    Ian Anderson
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Atomic

    Nenhum, não tinha nada no HD, e nunhum SO em drivers floppy 5¼-inch

    O bizarro foi na hora de ligar, qualquer coisa tava meu colega com um extintor na mão.

    8-P

    Minow
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Minow
    · votar


    MauricioBahia
    Caramba, você teve um Amiga! Muito legal!!!


    Meu primeiro PC (meus pais que compraram) foi um Mac Performa, só em 95. Era uma MÁQUINA, não me lembro da configuração, um dia eu ligo ele pra ver, mas o HD tinha 300 mb. Eu jogava Sim Farm, Sim City 2000, Lode Runner, Return to Zork e NA18 Hornet. Uma coisa bem legal desse pc é que ele tinha uma placa de captura onboard, muito legal.

    Eu usava pcs antes, meu tio tinha um Mac Quadra e eu brilhava muito no Desert Strike no 386 da minha avó. Meu outro tio tinha um PC XT, o bagulho ligava à chave, muito true.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 33 anos da venda do primeiro computador pessoal