Para os analistas de sistemas e ou suporte.

    Autor Mensagem
    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Ed_Vedder


    Digam se nã estou certo. Basicamente, existem 3 tipos de usuários:

    Burros

    Que pode ser, desde aquele sobrinho maconheiro do dono, até aquele que entrou na empresa ha 35 anos, e depois 29, foi promovido a auxiliar administrativo.

    Preguiçosos

    Não são burros, estão longe disso, no entanto, raramente levantam o rabo da cadeira, quando surge um problema. Fazem apenas o trivial, com competencia, é verdade. Mas basta surgir uma janela do Windows Update, para ligarem pra TI.

    Inuteis

    Provavelmente é filho de um pai burro com uma mãe preguiçosa... vive se escondendo, é o primeiro da fila do ponto, não opina, não sugere, não acata ordens, só quer saber do seu dinheiro no final do mes.


    Claro que isso é a grosso modo, existem varias subdivisões em cada categoria, e existem os mega combo vermes, que conseguem unir as tres caracteristicas.




    Ah, e antes que algum burro venha encher o saco, SIM, estou generalizando.

    izzystradlin
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    vice se escondendo

    seu fio de uma eg......

    XD

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    izzystradlin

    =(

    Fail

    Simonetti
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O que eu digo é que sistemas são perfeitos: os usuários é avacalham com eles!

    Agora, convenhamos, tem muito analista por aí que seria melhor que estivesse trabalhando como gari.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Simonetti
    Agora, convenhamos, tem muito analista por aí que seria melhor que estivesse trabalhando como gari.

    De acordo. Alias, valem as mesmas classificações a eles.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Mas basta surgir uma janela do Windows Update, para ligarem pra TI.
    ...
    O que eu digo é que sistemas são perfeitos: os usuários é avacalham com eles!

    (?)

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Aliás, existe algo amis ridicuo do que uma anta que não sabe nem criticar aquilo que faz, colocar a culpa no sistema?

    Tipo, a parada levou anos pra ser desenvolvida, envolveu uma caralhada de gente, que desenvolveu, documentou, testou e etc...

    Pra vir um retardado com um relatorio que não fecha, porque ele, ou outro burro lançou ou parametrizou errado, dizendo que "esse sistema é uma merda!"

    Simonetti
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ed_Vedder
    Pra vir um retardado com um relatorio que não fecha, porque ele, ou outro burro lançou ou parametrizou errado, dizendo que "esse sistema é uma merda!"

    Me aconteceu ontem... e eu é quem tinha desenvolvido o sistema.

    Respondi no ato: Merda é quem está usando, pois não sabe nem ler o que está na tela nem interpretar a documentação.

    Porra! Eu fico puto com isto, com gente que simplesmente tem PREGUIÇA de ler o que está na tela.

    É muito cômodo ligar pra TI e perguntar o óbvio... afinal de contas PENSAR gasta fosfato, ATP, e ainda tem o risco de alguma sinapse dar choque no cérebro do caboclo!

    Alex Supertramp
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Foda mesmo é cair de para-quedas em uma empresa pra dar suporte a um sistema porco que você preferia começar do zero, e ainda vir seu chefe e pedir um relatório impossível, inimaginavel daquele sistema gerar...

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Simonetti

    Esses dias fui no RH pedir o curriculo de um cabeça de lata que contrataram aqui.


    Curso de excel avançado, access e etc...

    Mas até aí tudo bem... fui ver as qualificações pessoais do salame... primeira delas: Pró ativo

    Bicho, esses dias o jumento parou tudo porque ligou a maquina com um disquete na porra do drive.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alex Supertramp

    Eu nem encaro mais essas barcas não. Ja tem uns 7 anos que trabalho sempre com o mesmo ERP. E eu só trabalharia com um que eu tenho certeza que seja superior a ele.

    Alex Supertramp
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ja tem uns 7 anos que trabalho sempre com o mesmo ERP

    Pois é eu estou começando agora... é bom que aprende um monte. Mas que dá raiva dá...

    Kensei
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ed_Vedder
    Mas até aí tudo bem... fui ver as qualificações pessoais do salame... primeira delas: Pró ativo

    Bicho, esses dias o jumento parou tudo porque ligou a maquina com um disquete na porra do drive.



    lol

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alex Supertramp

    Nem sei se é o seu caso, mas na maioria das vezes, os geniais gerentes querem um relatório que bata com os numeros que eles "acham" que são os corretos, quando a a base de dados está uma verdadeira zorra total.

    Alex Supertramp
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ed_Vedder
    ahuahuahuahuahuah bem dessa cara. Tipo, mal entreguei o relatório pra Gerente e ela, "a mas não tá bem certo isso aqui". Como se a culpa de terem contratado um salame para fazer o sistema fosse minha.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alex Supertramp

    A resposta padrão para essas situações é:

    O meu relatório eu sei explicar detalhe por detalhe, como cheguei nesses numeros. E o seu?

    NightHill
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    claro que isso é a grosso modo, existem varias subdivisões em cada categoria, e existem os mega combo vermes, que conseguem unir as tres caracteristicas.

    Realmente ser suporte é foda...

    Alex Supertramp
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ed_Vedder

    Boa resposta, mas por enquanto é melhor eu ir mais suave. Outra clássica que sempre soltam é: "não era bem isso que eu queria".

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alex Supertramp


    saca essa imagem


    nao achei ela maior.. mas da um zoom aí que vale a pena

    http://www.faculdademental.com.br/imgnoticias/6574.jpg

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alex Supertramp

    esquece o zoom, fica uma merda haha vou ver se acho uma maior

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alex Supertramp

    agora sim

    http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/intro/projeto.jpg

    Guilherme 90
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ed_Vedder

    Quem é você ?

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    guilherme_90

    Sou o seu pior pesadelo.

    Alex Supertramp
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ed_Vedder

    Eu to ligado essa imagem... os meus professores falam dela desde o primeiro periodo. Mas ela é bem real.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    É verdade... Normalmente viro fã dos usuários inteligentes e proativos, são tão difíceis de encontrar.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    Eu trabalhei em uma empresa, onde o setor de contabilidade era todo assim cara... uma maravilha mesmo...

    Pra vc ter ideia, uma das meninas tinha até a senha para a ferramenta que acessava as tabelas do sistema, direto no banco, tal era a confiança.

    Simonetti
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ed_Vedder
    Pra vc ter ideia, uma das meninas tinha até a senha para a ferramenta que acessava as tabelas do sistema, direto no banco, tal era a confiança.


    Pois é, velho!

    Pra que sistema se tudo que vc precisa pode ser feito com queries SQL???? Pra mim ninguém deveria ter sistema nenhum: só um bando de dados, a documentação do modelo e o Query Analyzer instalado!

    No pior dos casos, uma trigger ou uma stored procedure resolvem o problema!!!

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Simonetti

    Seria o cenario ideal, pelo menos as pessoas necessariamente teriam de saber o que estavam fazendo, e no que implicaria cada operação. O que é quase impossivel de se conseguir, com esses softwares de getsão atuais.

    Normalmente os caras não fazem ideia do que acontece com a informação errada que ele passa adiante...

    ROTTA
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Ed_Vedder
    Ah, e antes que algum burro venha encher o saco, SIM, estou generalizando.

    Adoro generalizações... =P

    Digam se nã estou certo. Basicamente, existem 3 tipos de usuários: Burros Preguiçosos Inúteis

    O interessante é que já me deparei com vários exemplos das três categorias acima em equipes do suporte. Resumindo: gente burra e/ou preguiçosa e/ou inútil existe em todo carreira.

    Hoje mesmo conversava com algumas pessoas da qualidade na empresa (que também tem contato com clientes), e citei um exemplo que vez ou outra acontece comigo. Falando de suporte técnico (infra), sou um usuário experiente (espero não me enquadrar em nenhumas das três acima, mas não garanto!), e infelizmente para 80% das coisas que recorro ao suporte eu mesmo resolveria se tivesse acesso e ferramentas.

    Geralmente quando recorro é porque esgotei as alternativas a que tenho acesso. Triste é ser interpelado com perguntas básicas, do tipo "já reiniciou?" ou "só acontece com o seu usuário?" mesmo deixando claro que já isolou o problema. Suporte não pode presumir que todo usuário é burro... porque neste caso quem passa por inútil é ele.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para os analistas de sistemas e ou suporte.