Dados sobre turismo

    Autor Mensagem
    ghostbastard
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: ghostbastard


    Em especial sobre turismo histórico, cultural ou rural.

    Alguem sabe como conseguir?

    Já procurei no site do IBGE, só encontrei dados sobre a Organização Mundial de Turismo, mas aí os dados são em escala muito grande.

    Tambem procurei no site do IPARDES mas não achei.

    Semana que vem iremos apresentar uma proposta para uma prefeitura e alguma entidades sobre a importancia de se conseguir montar um museu sobreagricultura familiar na região, e acho que é importante colocar alguns dados estatísticos sobre os beneficios economicos para a região onde o museu se encontrará.

    se alguem puder me dar uma luz, agradeço imensamente.








    --------------------------------------
    pra quem não entendeu:


    Eu faço parte de uma equipe de um projeto, dentro de um ONG, que se dedica a criar um museu sobre a Agricultura Familiar em duas regiões, chamadas de Territórios da Cidadania, aqui no Paraná.

    Até semana passada nosso objetivo era a criação de um site que funcionasse como um museu virtual, já que não temos verba para a construção de espaço físico. Porém, surgiu a possibilidade de conseguirmos recurso para a construção de um museu fisico, desde que seja numa cidade com menos de 50 mil hab.

    Escolhemos então uma cidade aqui perto, e semana que vem teremos um encontro com algumas entidades regionais e com a prefeitura municipal para tratar sobre a viabilidade de construirmos esse museu.

    Acho importante que façamos uma análise de dados sobre turismo ecologico, cultural e histórico para justificar a ideia de que construir o museu e manter ele posteriormente, já que duvido muito que somente as importancias culturais sejam suficientemente motivadoras.

    Por isso dados como movimentação financeira derivada das Atividades Turísticas, indice de empregos e tal poderiam me ajudar bastante.

    mas Já procurei no site do IBGE, só encontrei dados sobre a Organização Mundial de Turismo, mas aí os dados são em escala muito grande.

    Tambem procurei no site do IPARDES mas não achei.


    Vou dar uma olhada nesse link aí, valeu.

    MiguiM
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: MiguiM
    · votar


    ghostbastard

    Tem jeito de você ser um pouquinho mais claro com sua idéia?

    Não entendi direito.

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Dava pra você ser um pouquinho mais claro com sua idéia?
    daria..

    Pah_harket
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Não sei se entendi direito tbm uahesuhsa
    Mas vê se aqui tem o que vc quer..

    ghostbastard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    foi mal, editei lá, explicando melhor

    ghostbastard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    droga, ninguem tem ='(

    ghostbastard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ok, depois de muito sofrimento encontrei e vou disponibilizar os links caso alguem precise no futuro:

    site do SEBRAE, com diversos estudos, não só sobre turismo, ótimo para conseguir dados para embasar projetos:
    http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPA L2009/BUSCA_TEXTO2009?_dad=portal&codigo=1160

    observatório de turismo. Layout feio, mas com bastante informação:

    http://www.obsturpr.ufpr.br/estatisticas.html

    secretaria de estado do turismo:

    http://www.setu.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=85

    oiio
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    nossa, mals ai... podia ter te ajudado! mas só vi o topico agora =(

    e ai, como é q ficou??

    oiio
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: oiio
    · votar


    post duplo

    ghostbastard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    oiio


    haha, deu certo, consegui dados relevantes sobre aumento do numero de empresas e entidades que trabalham com as diferentes atividades turisticas entre os periodos de 2000-2006, o quanto isso representou em postos de trabalho, numero medio de funcionarios por empresa, qual a porcentagem de mão-de-obra local empregada por elas e tambem dados sobre comunicação.

    Era o que eu precisava. Estava com medo de levar apenas os beneficios culturais de se ter um museu e acabar sendo suplantado por pessoas, que talvez, estivessem mais interessadas nas vantagens economicas.


    achei interessante o fato de que apenas uma quarto das empresas investe em divulgação.

    oiio
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: oiio
    · votar


    ghostbastard

    Caralho. Parabens ai! Sucesso o/
    ce é formado em que?

    E o museu é de que?

    uma pergunta: a cidade que escolheu tem mais algum atrativo turístico?

    ghostbastard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Valeu =D

    Sou formado em publicidade.

    O museu será sobre agricultura familiar campesina (muito importante esse 'campesina' no final). O objetivo fazer um resgate de toda história dos grupos que se relacionam dentro dessa classificação de agricultura familiar (campesinos, faxinalenses, posseiros, quilombolas, agricultores familiares, pequenos agricultores, etc), coletando bens materiais e imateriais.

    Por enquanto temos outro projeto, chamado de Memoria da Agricultura Familiar, que tem o mesmo o objetivo, só que documentando tudo num museu virtual, um site que eu venho sofrendo pra fazer haha

    Nossa pesquisa atualmente tem se baseado na história oral, entrevistando os agricultores, e ao mesmo tempo que visitamos as propriedades para as entrevistas, sondamos à procura de algum bem antigo que o proprietário queira doar. Os materiais coletados são restaurados e por enquanto ficam na sede da ONG esperando um destino melhor.

    Em algumas propriedades, quando vamos visitar, percebemos que o local possui peças que não podem ser removidas, máquinas grandes e antigas que perderiam a caracterização se montadas em outro lugar, então talvez exista a possibilidade de se fazer uma rota turistica, baseado em turismo rural.

    ghostbastard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ahh, eu disse que o 'campesina'é importante porque o termo agricultura familiar é controverso, veio importado da europa pra descrever um fenomeno brasileiro. Por duas vezes esqueci de dizer essa palavra quando estava me referindo ao grupo e acabei tendo que ouvir uma hora de indignações haha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dados sobre turismo