Sobre métodos de memorização

Autor Mensagem
Lucy.ana
Veterano
# jan/10


Galerinha...

Queria saber, acerca de quem estuda pra concursos ou vestibulares, quais são os métodos de estudo e memorização que são usados pelos nobres colegas? E qual é a efetividade de tais métodos?

Sei que cada tem o seu jeito de estudar e memorizar, mas vamos compartilhar disso, pois deve ser de interesse de outros usuários daqui também!

(dessa vez não achei a palavra memorização nos "tópicos relacionados", não é possível!)

MiguiM
Veterano
# jan/10
· votar


Quando estudo, eu costumo resumir a matéria por partes, depois estudo o que resumi. Também é legal tu fazer marcações com marca texto ou até mesmo lembretes.

[/nerd detected]

thaicovsky
Veterano
# jan/10 · Editado por: thaicovsky
· votar


Eu acho que o segredo do estudo não é decorar, mas entender. E focar bastante na interpretação de texto, porque é importante em praticamente todas as matérias. Portanto, ler bastante, para saber interpretar textos.
Edit: Um livro que me ajudou muito em relação a métodos de estudo foi esse. Procura dar uma lida nele, ajuda demais, é um livro super.
Abs

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


Tenho boa memorização, então não faço nada de especial.

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


memorização? o que ser isso?

eu conheço duas coisas: aprender e decorar.

aprender é aprender. uma vez aprendido, nunca mais se esquece. são conceitos, lógicas, funcionamentos.

decorar é decoreba, sempre pode esquecer. entao usa algum artificio, pra ver se lembra na hora.

pra mim funciona duas coisas pra decorar:
- uma é usar o visual. eu lembro da aula, da lousa do professor; lembro de ver no livro, no caderno. entao eu fico escrevendo (tipo uma formula) varias vezes, no caderno, com letras grandes, pequenas, etc.
- outra é a sonora. eu fico falando, repetindo. por exemplo a formula do volume da esfera, é quatro terços de pi erre ao cubo (4/3.pi.r³). repeti isso como uma mantra mil vezes, e no dia da prova do vestibular consegui lembrar, quase no finalzinho, quando já tava desistindo. veio a frase na minha cabeça, inteira: quatroterçosdepierreaocubo.
hoje, 8 anos depois, ainda lembro, com algum esforço. mas eu nao aprendi a fórmula, não sei deduzir ela, não sei de onde ela veio.

Lucy.ana
Veterano
# jan/10
· votar


kiki

Pois é, pra mim pouco importa, por exemplo de onde veio a lei; na situação de estudo que estou eu devo decorá-la; não tenho tempo para aprender sobre a doutrina, sobre as origens, e a filosofia daquilo, então tenho que decorá-la! o método de reescrever eu já uso, queria saber sobre mais coisas! Valeu!

Tripa-Seca
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana

Pra decorar eu associo a coisas ridiculas, é fácil de lembrar! HAUEHUAHHAEUHA
Como decorar família de elemento por exemplo:
2A- Bela Mgrela Casou-se com o Sr BaRata

thiaguinhu
Veterano
# jan/10
· votar


vale lembrar que aquela parte que a gente não entende muito bem, sempre cai na prova!

mas respondendo ao tópico, eu costumo resumir as matérias em forma de diagramas...

The_man_without_name
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana

Tenho boa memorização
gosto de associar as coisas
funciona pra mim

teve uma vez que eu e mais um amigo nos propusemos de decorar a tabela periodica
no inicio foi dificil mas com alguns minutos parece que acostumou lia uma vez e ate agora eu me lembro ou seja eu aprendi

a questao nao é decorar e sim aprender
mas me diga qual o interesse??concurso??

luis_loko
Veterano
# jan/10
· votar


thiaguinhu
mas respondendo ao tópico, eu costumo resumir as matérias em forma de diagramas...

explique melhor a parte dos diagramas, minha ignorancia não foi capaz de produzir um diagrama enquanto estudo!! =P

Lucy.ana
Veterano
# jan/10
· votar


The_man_without_name

Yes, man; concurso público! Já estou na área, porém quero passar em um melhor. E querendo ou não, em concurso não tem muita essa de aprender... e bla bla bla bla, ou você sabe a merda da lei ou não sabe! E só hoje tive a idéia genial de perguntar pra vocês sobre isso... Lembrando que aqui temos vestibulandos, universitários e concurseiros, ou seja>>> nerds rsrs

The_man_without_name
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana
qdo???

thiaguinhu
Veterano
# jan/10
· votar


luis_loko
Putz ..por aqui não consigo explicar. Me lembra a próxima vez q a gente se ver de eu te explicar. Aprendi em um curso de leitura dinâmica e memorização =]

Tripa-Seca
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana
Lembrando que aqui temos vestibulandos, universitários e concurseiros, ou seja>>> nerds rsrs

Não necessariamente --'

Lucy.ana
Veterano
# jan/10
· votar


Tripa-Seca

não necessariamente...

então interprete que eu só quero saber da opinião de quem estuda, ok?

acho que não precisamos entrar nos detalhes.

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Lucy.ana
ou você sabe a merda da lei ou não sabe!
odeio leis...

Lucy.ana
Veterano
# jan/10
· votar


kiki

ou você sabe a merda da lei ou não sabe!
odeio leis...


Também =/

Mas, no meu caso preciso decorá-las..... =(

shoyoninja
Veterano
# jan/10
· votar


Para concursos mais importante do que estudar a matéria é verificar as provas anteriores e tentar entender bem o "estilo" delas.

Feito isso, estude.

Tripa-Seca
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana

Parece que você não entendeu o que eu disse.
Você associa vestibulandos, universitários e concurseiros todos a nerds, e não é bem assim que a banda toca.
Nerd é uma coisa, se esforçar e dar o sangue estudando pra conseguir um bom emprego é outra totalmente diferente.

Lucy.ana
Veterano
# jan/10
· votar


Tripa-Seca

ok, filhinho.... o ponto do tópico não é diferenciar nerds de outras coisas afins; é somente falar sobre estudos e memorização. Se eu falei que são nerds, foi um modo de falar, somente isso.

Tripa-Seca
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana

Ok, mamãe.
Abraço.

The_man_without_name
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana
Tripa-Seca
---

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


Pra mim, a melhor forma de fixação do conteúdo é a prática. Infelizmente não vai servir muito pra você. hahaha

Outra forma é se aprofundar mais na matéria. Você acaba tendo que ter um bom domínio dos conceitos pra seguir em frente.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lucy.ana

Eu tinha um método muito legal. Era um curso em MP3. Funciona mesmo viu, mas tem que treinar pra caramba! Tem umas regras básica lá.

Lembro que uma das técnicas deste método era a associação pra estimular o cérebro. Associações absurdas, pra ficar marcado mesmo.

Então se vc está estudando uma lei, imagina aquela Lei sendo aplicada de uma forma absurda. Sei lá... essa lei seca. Pra cada frase ou parágrafo, vc escolhe uma palavra chave do parágrafo e extrapola esta palavra ao extremo numa situação maluca. Desta forma o seu cérebro vai acabar associando o que foi lido.

O cerne da questão é estimular o cérebro.

Bom, eu não lembro bem. Deve ter pelo Google a fora... São 10 capítulos eu acho.

Abs

Lucy.ana
Veterano
# jan/10
· votar


MajorKong

Pra mim, a melhor forma de fixação do conteúdo é a prática. Infelizmente não vai servir muito pra você. hahaha

Como?

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


Para mim até hoje só encontrei duas técnicas infalíveis...

Repetição e Associação.

São incríveis!

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Criar mneumônicos com imagens e situações é ótimo.

Pra decorar os pares de nervos cranianos, usei o percurso da faculdade pra casa. Pra cada marco do caminho, eu fiz uma associação ridícula com a função do nervo.

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana

Pra mim, a melhor forma de fixação do conteúdo é a prática. Infelizmente não vai servir muito pra você. hahaha


Você vai ter que passar no concurso antes de ter contato com o trabalho.

Lucy.ana
Veterano
# jan/10
· votar


MajorKong

Você nem precisa fazer associação ridícula, você já é ridículo mesmo!

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


Lucy.ana

Pode me dar um pouco de atenção?

Se quer encontrar a informação eu a tenho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre métodos de memorização