Publicar Artigos Acadêmicos- Onde? (Ajuda dos nerds em nivel superior)

    Autor Mensagem
    Rapha_krust...
    Veterano
    # nov/09


    Tipo tem algum site, conceituado lógico que dê para enviar alguns artigos acadêmicos?

    São artigos referentes a área de estudos sociais...História mais precisamente...

    adnz
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Você pode tentar enviá-los para conferências randômicas e ver o que os reviewers te dizem. :-D

    Rapha_krust...
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    up

    Sam Keat
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Rapha_krust...
    esse up ai num é proibido?

    Rapha_krust...
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Sam Keat
    Seria melhor se eu escrevesse ---Ronaldo

    isso pode né?

    kiki
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: kiki
    · votar


    Rapha_krust...
    então cara, deve ter alguns... mas publicação mesmo, pra ser considerada oficialmente, tem que ter algum tipo de registro (não sei como é, ouvi isso esses dias).

    por exemplo, se eu montar um site ou um blog e publicar um texto meu, não conta como publicação no curriculo nem nada. ainda que eu tenha tornado público o texto (acho que é daí que vem o termo, né?).

    deve existir sites que façam isso, pra minha área (arquitetura) eu já vi alguns.

    voce pode procurar sites de revistas e órgão da área.
    ou se informar com professores que sejam pesquisadores das áreas que você está trabalhando. ou eles saberão dizer com precisão, ou mesmo eles terão sites afins.
    mesmo que não sejam sites "oficiais", devem ter algum prestigio por ser ligado ao professor e à instituição.

    tem um professor meu que faz isso, mantém um site ligado às suas disciplinas, onde publica trabalhos dos alunos e textos dele. não vale como publicação oficial, mas torna os textos acessiveis, na prática funciona.

    outra opção, mais comum, é procurar por revistas e congressos.

    depende muito do que voce pretende com isso. simplesmente tornar publico? ou quer que isso valha como algo oficial?

    o grande problema disso tudo, a meu ver, é essa história de "curriculo". como ter um curriculo volumoso virou critério para muitos tipos de seleção, existe uma burocracia em cima dos itens "oficiais" de curriculo.

    espero que ajude...

    Bog
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Rapha_krust...

    Opa, apesar de ser de outra área, tenho uma porção de artigos publicados. O que eu vou dizer é com base na minha área, mas talvez na tua não seja muito diferente.

    Normalmente, você publica em algum journal ou conferência. Existem diversos graus de reconhecimento e dificuldade. Vai desde conferências obscuras, que praticamente são "café-com-leite", até periódicos ou revistas de absoluto reconhecimento internacional, como a Science e a Nature. No meio do caminho, tem dúzias de opções. Dependendo da área ou do enfoque, o trabalho pode ser aceito simplesmente com base em um resumo, com o trabalho sendo então apresentado e defendido, mas os lugares mais conceituados têm peer review - você manda e um certo número de revisores chuta o teu trabalho (mesmo, é f* o nível de críticas pesadas que se recebe).

    Normalmente, existem listas e rankings de conferências e periódicos, montados por universidades e até entidades governamentais. Talvez a CAPES ou o CNPq tenham alguma lista do tipo. Pergunte para um (ex)professor teu que tenha vida acadêmica ativa.

    No mais, já vá aprendendo a responder revisores (quando houver esta possibilidade):

    http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=581

    :)

    Rapha_krust...
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Rapha_krust...
    · votar


    kiki
    Bog

    Grande ajuda voces...

    Acho que o caminho pode ser tentar escrever para um jornal ou algo do tipo...Masdeve ser fods a quantidade de gente que escreve pra jornal...Tipo tenho um professor que escreve sobre ciencias políticas para vários jornais aqui em recife...Folha de PE, Jornal do Comércio...Então ele consegue algum prestígio com isso...

    O objetivo de meus artigos seriam tentar entrar nesse meio, seja através de jornais ou até algum site conceituado na área, obrigatóriamente não precisa ser oficial...Por exemplo, teria que mandar um artigo para a única revista reconhecida oficialmente como Revista de conteúdo Científico no Brasil (no Ramo da história) que é a revista Nossa História...feita por um pessoal de alto nível do Arquivo Nacional...Então imagina-se que nesse nível estou lonnnge ainda...mas não queria deixar de escrever..

    Masvaleu a dica pessoal...brigadão mesmo

    Kensei
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Rapha_krust...
    De história eu não sei viu dude, mas faz um tira gosto aí, conta pra gente sobre o artigo

    kiki
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Rapha_krust...
    revista Nossa História...feita por um pessoal de alto nível do Arquivo Nacional...Então imagina-se que nesse nível estou lonnnge ainda...mas não queria deixar de escrever..

    é legal ter isso como um objetivo, mas tem que ir caçando. começo de carreira é cavar espaço e descobrir onde voce pode ir trabalhando.
    o importante é ir tentando. participar desses congressos "café com leite" por exemplo pode ser bom.

    não sei em que pé da graduação voce tá, mas voce já pensou/fez iniciação científica? é uma coisa que te ajuda a entrar no mundo acadêmico.

    Grande ajuda voces...
    tamos ae!

    Bog
    http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=581
    "The reviewer raises an interesting concern. However..."

    huahuahuaa

    nunca imaginei que existisse isso, site de piadas nerds academicas!

    Rapha_krust...
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    kiki
    não sei em que pé da graduação voce tá, mas voce já pensou/fez iniciação científica? é uma coisa que te ajuda a entrar no mundo acadêmico.


    Estou no início de minha Graduação...indo pro 4° período...por isso que ainda não penso em coisas oficiais...mas já estou pensando no futuro e já ando escrevendo algumas coisas...então seria interessante publica-las...

    Kensei

    Estudo bastante sobre História das Américas...ramo muito pouco estudado no Brasil por motivos óbvios. Então pode ser uma área a ser explorada pela falta de profissionais especializados...

    Tenho alguns trabalhos apresentados ao corpo docente da instituição que estudo... Sobre os povos Ameríndios...então queria continuar escrevendo e publicando em sites que sejam conceituados.

    Bog
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Rapha_krust...

    Viu, quando eu digo "journal", não estou falando exatamente de jornais desses de bancas de revistas, mas de coisas como estas:

    http://www.springer.com/humanities?SGWID=0-40361-0-0-0

    Ao menos na minha área, normalmente o "entry level" para pesquisa acadêmica são workshops em congressos e simpósios nacionais.

    kiki
    participar desses congressos "café com leite" por exemplo pode ser bom.

    Hhehe, o meu primeiro trabalho publicado foi em um desses.

    nunca imaginei que existisse isso, site de piadas nerds academicas!

    Cara, o PHDComics é um dos sites mais engraçados para quem faz/fez mestrado ou doutorado. Especialmente porque as situações que eles mostram são normalmente reais!!! O.o

    Rapha_krust...
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bog
    normalmente o "entry level" para pesquisa acadêmica são workshops em congressos e simpósios nacionais.

    Por enquanto estou no nível na própria academia...depois pretendo ir subindo o nível...já apresentei dois.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Publicar Artigos Acadêmicos- Onde? (Ajuda dos nerds em nivel superior)