Estou tomando café demais. Algum risco?

Autor Mensagem
Grow
Veterano
# nov/09


Ultimamente tenho tomado 1 litro por dia. Em feriados e fins-de-semana acredito chegar aos dois litros por dia. Quais os riscos?

Aced
Veterano
# nov/09
· votar


Estou tomando café demais. Algum risco?

Ultimamente tenho tomado 1 litro por dia


Continue assim e seu fígado vai virar carne moída =]

BastetCat
Veterano
# nov/09
· votar


Eu já ouvi dizer que amarela os dentes.
1 litro? O loco cara. o.O

Horcruxes
Veterano
# nov/09
· votar


Grow
Vc não dorme, né?
Café é ácido, se vc tiver problemas de estômago (gastrites e afins), pode agravar. Pelo menos eu passo mal se tomar mto café.

kiki
Moderador
# nov/09
· votar


bem vindo ao clube

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


Grow
Não é bom pro estômago, velho. Pode causar problemas com refluxo.

kiki
Moderador
# nov/09
· votar


Horcruxes
Vc não dorme, né?
eu as vezes tomo um cafezinho antes de dormir...

-Toolbar-
Veterano
# nov/09 · Editado por: -Toolbar-
· votar


Mais de 100ml diárias aumentam a probabilidade de câncer.


Agora se a pessoa chegou a 1L não sei.

Gui
Veterano
# nov/09
· votar


eu achava que tomava demais tomando 400ml

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


kiki
bem vindo ao clube
Por isso que eu te adoro!


Grow
Eu sempre ouvia que tomar café de mais ia me deixar preta. eheuhue

Recomendam no máximo 4 xíc. por dia.
Mais do que isso pode causar problemas de estômago (gastrite, azia etc), insônia, amarelar os dentes, víciar.

cantVaria
Veterano
# nov/09
· votar


Grow

A bebida preferida dos brasileiros, o café, não é uma unanimidade quando o assunto é o impacto do consumo da bebida sobre a saúde. Quem já não ouviu falar que o consumo de café interfere na absorção do cálcio e pode acelerar a osteoporose? Ou que o café está associado a males do estômago, à agitação e pode causar dependência? O fato é que o café, que já foi símbolo da economia do Brasil, também pode trazer benefícios à saúde. Mas, cabe um alerta: deve se consumido com moderação!
(*) Dr. Fabio Ravaglia


Algumas linhas de pesquisa conduzidas por especialistas de diversos países têm revelado os efeitos positivos do café, entre eles: reduzir o colesterol, auxiliar no combate a doenças coronarianas, proporcionar efeitos antidepressivos, reduzir o risco do mal de Parkinson, proteger contra diabetes do tipo 2, desenvolver ação antioxidante (que atua contra o envelhecimento das células), e auxíliar em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer (cólon e reto). Há estudos recentes, inclusive, que indicam que substâncias presentes no café podem prevenir demências e mal de Alzheimer e que o consumo moderado e regular inibe o alcoolismo e a depressão. No Brasil, a Fundação Zerbini assinou, em 2006, um protocolo com a Associação Brasileira da Indústria do Café para a criação da Unidade de Pesquisa Café-Coração do Incor, que até hoje tem conduzido pesquisas sobre a bebida.

De acordo com o cientista da Vanderbilt University´s Institut for Coffee Studies, Tomas DePaulis, nas últimas décadas foram produzidos 19 mil estudos sobre o impacto do café na saúde, sendo que a maioria das pesquisas mostra que o café traz mais benefícios do que malefícios. Em um artigo, DePaulis cita um estudo realizado no Brasil que atestou que crianças que tomam café com leite uma vez ao dia têm menos chance de desenvolver depressão do que as que não consomem a bebida. O cientista afirma que não há estudos que comprovam impactos negativos do café sobre as crianças.

Apesar de indícios de que o café não causa dependência — desde 2004 a cafeína não consta mais na lista da Agência Mundial Anti-Doping de substâncias que causam doping — há muita controvérsia em torno da cafeína, substância estimulante do sistema nervoso central. Alguns médicos psiquiatras defendem que substâncias como a cafeína são contra-indicadas em casos de depressão, porque alteram o humor das pessoas. Em contrapartida, os especialistas que defendem o cafezinho, afirmam que a cafeína representa entre 1% a 2,5% da composição do café e que os efeitos indesejáveis só ocorrem com o consumo em excesso. Vale lembrar que o café é composto por potássio, zinco, ferro, magnésio, minerais, aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Há, ainda, uma quantidade considerável de polifenóis antioxidantes — os ácidos clorogênicos — que durante o processo de torra do café formam novos compostos bioativos, os quinídeos. Ou seja, há muito mais componentes no café do que imaginamos!

Café & osteoporose
A crença de que a cafeína pode acelerar processos de osteoporose, difundida popularmente, deve ser avaliada mediante algumas considerações. A cafeína não tem o poder de interferir na absorção de cálcio, que é controlado por uma série de hormônios e vitamina (vitamina D), ou seja, a cada 1.200 mg ingeridas ao dia, apenas 300 mg são absorvidos. Há pesquisas que indicam que falta de consumo diário de leite pode estar relacionada com a incidência de osteoporose em idosos. Fatores como sedentarismo e tabagismo também influem significativamente. Entretanto, estudos apontam que o risco de fratura do quadril, originada por osteoporose, apresenta uma pequena relação com o consumo de doses elevadas de cafeína — superiores a cinco xícaras diárias, o equivalente a 700 mg de cafeína por dia.

Médicos e fisiatras da Universidade Trakya, Turquia, conduziram um estudo para avaliar o impacto do tabagismo e do consumo de café em mulheres durante o estágio de pré-menopausa. O objetivo era investigar se o tabagismo e o consumo de café podem alterar os valores de densidade mineral óssea no pós-menopausa. Após acompanhar 200 mulheres pesquisadores não encontraram qualquer relação entre a quantidade de café consumida e os níveis de densidade mineral. No entanto, idade avançada, duração da menopausa e tabagismo foram identificados como fatores de risco para desenvolvimento de osteoporose.

De toda forma, os estudos sobre o impacto do consumo do café na saúde têm avançado e muitos deles comprovam — ou tendem a comprovar — que as propriedades do café podem ajudar na saúde. Entre esses estudos, destaco:

Menor risco de diabetes
Análise sistemática publicada no The Journal of the American Medical Association cita que o cafezinho está associado a um menor risco do desenvolvimento da diabetes tipo 2. Entre as possibilidades, o café contém anti-oxidantes que ajudam a controlar o dano causado às células que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Uma das conclusões é que quantidades maiores de café são úteis na prevenção da diabetes. Em nota que reúne dados estatísticos de vários estudos, pesquisadores apuraram que pessoas que bebiam de quatro a seis xícaras de café por dia tinham 28% menos chances de desenvolver a doença, enquanto as que consumiam uma ou duas xícaras tinham maiores chances de desenvolver a doença. A redução do risco entre os que beberam seis xícaras foi de 35%.

Prevenção à cirrose alcóolica
O Kaiser Permanente, instituto norte-americano localizado na Califórnia, apontou que o café ajuda a prevenir a cirrose alcoólica, doença crônica do fígado que destrói seu tecido e é causada pelo alcoolismo. O estudo reuniu informações de 125.580 pacientes sobre o consumo de café, álcool e chá, entre 1978 e 1985, e as comparou com registros de casos de cirrose nesses pacientes, o que demostrou que quanto maior a quantidade de café ingerida, menores as probabilidades de desenvolvimento da doença.


Retarda a deterioração mental
Pesquisa publicada na revista médica norte-americana Neurology indicou que a cafeína pode retardar a deterioração mental em idosas. O efeito foi observado em mulheres com mais de 65 anos que consumiam mais de três xícaras de café por dia. A substância não teve o mesmo resultado nos homens. Os efeitos benéficos da bebida sobre a memória de portadores de doenças degenerativas ocorre porque a cafeína age no sistema nervoso central como um estímulo.


Mal de Parkinson
Os pesquisadores do Centro de Transtornos Motores, ligado ao Centro Médico da Duke University da Carolina do Norte (EUA), afirmaram que membros de famílias afetadas pelo mal de Parkinson que fumam e bebem café em grandes quantidades têm menos probabilidades de desenvolver a doença, apesar de correrem outros riscos ao adotar esses hábitos.


Diminuição do risco cardiovascular
Estudos mostram que o risco cardiovascular pode diminuir com o consumo de café. Após acompanhar, por 15 anos, mais de 27 mil mulheres com idades entre 55 e 69 anos, pesquisadores noruegueses descobriram que as mulheres que bebiam de uma a três xícaras de café ao dia reduziam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em 24% em relação àquelas que não bebiam café. No entanto, à medida que a quantidade de ingestão do café aumentava, o benefício decrescia. Com mais de seis xícaras ao dia, o risco não era reduzido de forma significativa. Ainda sim, depois de um filtro de controle por idade, consumo de cigarros e de álcool, as mulheres que bebiam de uma a cinco xícaras de café ao dia reduziram o risco de morte por qualquer uma das causas em 15% a 19%.
Esses são apenas alguns dos estudos de uma ampla gama de linhas de pesquisas que têm por objetivo avaliar os efeitos do café sobre a saúde. O interesse crescente de pesquisadores de diversas áreas médicas pelos efeitos da bebida mostram que ainda há muito mais por estudar. No momento, colocado na balança, o impacto positivo do café parece superar os eventuais impactos negativos, o que nos anima a continuar saboreando a tradicional bebida. Mas, sempre, com moderação!
*O Dr. Fabio Ravaglia é ortopedista, formado pela Unifesp, com especialização em Ortopedia Reumatológica no Royal College of Surgeons of England e presidente presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (www.ortopediaesaude.org.br).


Fonte: http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php?option=com_content&task=vi ew&id=313&Itemid=51

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09
· votar


Pelo menos você vai anular suas chances de ter alzheimer e sua memória vai ficar fodona.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


Café é ácido, se vc tiver problemas de estômago (gastrites e afins), pode agravar. Pelo menos eu passo mal se tomar mto café.

Ta explicado o pq das minhas azias constantes...


Causas

A principal causa da pirose é a alimentação inadequada, ou seja, a ingestão de comida excessivamente temperada, gordurosa (p. ex., derivados do leite, chocolate, etc.), cafeinada (café, refrigerantes de cola, guaraná), além de excessivo consumo de frutas cítricas e outros hortifrutigranjeiros, além do uso habitual de substâncias tóxicas, como o álcool, fumo e outras drogas, como o ácido acetil-salicílico.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirose

http://www.ohgizmo.com/wp-content/uploads/2009/05/thanks_wikipedia.jpg

kiki
Moderador
# nov/09
· votar


maggie
S2

Eu sempre ouvia que tomar café de mais ia me deixar preta
Por isso que voce é d'a cor do pecado hoje....

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


kiki
Por isso que voce é d'a cor do pecado hoje....
ahuahuahuahuahuahuahuahuahuahau

Morri.

Grow
Veterano
# nov/09
· votar


Eu sempre ouvia que tomar café de mais ia me deixar preta. eheuhue
acreditem, já fui albino =O

Eric Clapton
Veterano
# nov/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


café + cigarro = Murillo Wendel (Segunda a Quinta)

alcool + cigarro = Murillo Wendel (Sexta a noite até Domingo de manhã)

café preto sem açucar = Murillo Wendel (domingo o dia inteiro)

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


Por isso que voce é d'a cor do pecado hoje....

http://api.ning.com/files/XT2Ka95IVbXFCtxoRxTkxJofJrhi9f4zwT3Vc6rKOoDL ir-4rGeVi*N7slOmpE46tYeBfCjcBOEN1YflH4Rs6gpeAYOVxPDz/satan.jpg


???

kiki
Moderador
# nov/09
· votar


Grow

Edu_Duck
Veterano
# nov/09 · Editado por: Edu_Duck
· votar


Grow
Eu sempre ouvia que tomar café de mais ia me deixar preta. eheuhue
acreditem, já fui albino =O



aUhAUHAUHUhAUhauHuahUahuh


1L por dia???? se vai morrer, besta!

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
Não tenho barbixa.

Mas o café também tem benefícios.
Alguns estudos apontam que ajuda a emagrecer, retarda o envelhecimento e até ajuda a prevenir o Alzheimer.

Pseudonimum
Veterano
# nov/09
· votar


*tomando café*

Edu_Duck
Veterano
# nov/09
· votar


maggie
Alguns estudos apontam que ajuda a emagrecer, retarda o envelhecimento e até ajuda a prevenir o Alzheimer.



acho que nâo "funfou" comigo... :(

Excelion
Veterano
# nov/09
· votar


Estou tomando café demais. Algum risco?

Sim. Perder o pinto.


Do jeito que adoram inventar 1000 e 1 coisas sobre o cafe, eu nao duvido nada sair uma reportagem falando que cafe demais fas o penis cair...

Falando serio, alguma coisa ruim acontece com certeza, mas que se foda, nao aguento mais tudo bom nessa vida (excetuando sexo) ter que ser consumido com moderacao. Somos 2. E eu vou continuar com os 2 litros por dia.

oiio
Veterano
# nov/09
· votar


q vicio mew, para c isso =(

Excelion
Veterano
# nov/09 · Editado por: Excelion
· votar


Falando serio, alguma coisa ruim acontece com certeza, mas que se foda, nao aguento mais tudo bom nessa vida (excetuando sexo) ter que ser consumido com moderacao. Somos 2. E eu vou continuar com os 2 litros por dia.

oiio

q vicio mew, para c isso =(


Cafe mano! IARIARAIRARIARIRAI

E um vicio mesmo...

Sedank
Veterano
# nov/09
· votar


Café é irado.

_Dio
Veterano
# nov/09
· votar


Grow
nenhum problema, só vai ficar ligadão =)

Café ruleia a lot

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/09
· votar


O que leva um sujeito a tomar 1 litro de café por dia?

Carol_line
Veterano
# nov/09
· votar


Experimente tomar descafeinado. Nao vai te fazer tao mal (relacao ao estomago) e pode ter o efeito placebo de te deixar acordado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Estou tomando café demais. Algum risco?