Conheça o RIC, sua nova carteira de identidade

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# out/09


Até 2017 o Governo Federal espera que 150 milhões de pessoas tenham sido recadastrados no RIC, projeto que contempla ainda um documento único e com chip para todos os brasileiros.
O uso de chips para identificação já é bastante comum em cartões de bancos, pois além da praticidade eles também conferem mais segurança às transações bancárias. Essa realidade dos chips parece finalmente ter chegado à identificação civil.

O Governo Federal coloca em prática neste ano de 2009 o RIC – Registro Único de Identificação Civil, um projeto que prestará um registro único para todos os cidadãos brasileiros. Este número ficará registrado em uma central de informações, e será utilizado sempre que for necessário criar um novo documento.

Além disso, o projeto contempla ainda um documento único, a "nova carteira de identidade", no qual estarão presentes o número do seu RIC, bem como de todos seus outros documentos. O documento será semelhante a um cartão de crédito, contando ainda com um chip com diversas informações a seu respeito, como altura, impressões digitais, etc.

O sistema RIC

Este novo documento, instituído pela Lei 9.454 de 7 de abril de 1997, foi criado para facilitar a vida do cidadão brasileiro. Com ele você será cadastrado em uma central nacional de informações, com todas as suas informações datiloscópicas, fotografia 3x4, números de documentos (RG, CPF, título de eleitor, PIS/PASEP, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação) e também dados como altura e cor dos olhos.

RIC só foi viabilizado através de um investimento de 35 milhões de dólares feito pelo Governo Federal em 2004, na aquisição do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (o AFIS, do inglês Automated Fingerprint Identification System). Este sistema foi repassado ao Ministério da Justiça, que é o responsável pela identificação dos cidadãos. Este Ministério planeja que até 2017, 150 milhões de brasileiros façam parte do RIC.

O que muda?

Um registro único confere mais praticidade na confecção de novos documentos e na identificação dos cidadãos. Com ele, você poderá retirar uma nova via de qualquer documento em qualquer estado da Federação, com a garantia de manter os mesmos dados e também o mesmo número de documento.

Através do número do seu Registro de Identificação Civil, dados e informações referentes a todos os seus documentos podem ser acessados rapidamente, o que também deve agilizar o processo de disponibilização de novos documentos. Ou seja, ao invés de ter que informar seu número de CPF, RG, título de eleitor e tantos outros documentos que existem, apenas uma única sequência numérica dará conta de tudo que é preciso saber acerca de sua identidade civil.

Um novo documento?

Também faz parte do projeto RIC a implantação de um documento único (e não somente um registro único). Isso significa que não será mais preciso carregar uma série de documentos para cima e para baixo, mas sim apenas um deles: o RIC, um cartão de policarbonato de alta resistência, semelhante aos de bancos, com um chip contendo informações civis (número de documentos) e de seu biótipo (cor de olhos, altura, impressões digitais, etc.).

o que eu ganho com tudo isso?

Vamos pontuar alguns pontos positivos desta nova carteira de identidade. Talvez a primeira e principal delas seja a praticidade conferida por um registro único, que nos livrará de ter que informar várias sequências de números toda vez em que um cadastro for realizado, ou então tirar várias cópias de vários documentos diferentes para motivo semelhante. Depois do RIC, apenas um documento, uma sequência numérica será o suficiente.

Outro ponto interessante é a praticidade para retirar novas vias. Se você mora fora de seu estado de origem e já precisou retirar novas vias de seus documentos, já sentiu na pele esta burocracia para conseguir alguns deles, como RG e título de eleitor. Com o RIC, por meio do número, será possível fazer isso em qualquer estado brasileiro sem maiores dificuldades.

A segurança também é ponto-chave deste novo projeto. Com a novidade, ficará ainda mais difícil falsificar documentos, pois um chip presente no cartão garantirá a autenticidade das informações ali prestadas. Além disso, no verso do cartão estarão presentes uma série de códigos e também uma pequena reprodução da foto do cidadão, mais dois obstáculos contra falsificadores.

Por fim, a impressão a laser em um cartão de policarbonato preparado especialmente para isso evitará que o cartão se desgaste ou se quebre com facilidade. Este tipo de impressão não é removido com produtos químicos, e além de ajudar a proteger contra fraudes, garante ainda a durabilidade e a legibilidade do documento. É o Brasil um passo adiante de outras nações quando o assunto é identificação civil.


interessante ..

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# out/09
· votar


Fonte?

Rato
Veterano
# out/09
· votar


modelo

http://danielsantos.org/images//2008/09/ric_frente.jpg

:)

maggie
Veterana
# out/09
· votar


Cadê aquele email antigão sobre o CU.
[Cadastro Único]

Rato
Veterano
# out/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock
eu mesmo.

Ouvi em uma palestra e transcrevi para vcs

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# out/09
· votar


Ahn, pedi fonte justamente pra ver como seria. Interessante, e melhorou bem, esteticamente falando, inclusive.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# out/09 · Editado por: L.A.M_Hard_Rock
· votar


Rato
Bacana mano Mouse. Legal a iniciativa. =)

[edit] ... de criar o tópico.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Eita, os brasileiros serão os primeiros a ter dois cu's.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


RIC

Que sem graça, preferia o CU.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Mas e aí, qual vai ser a taxa? $$$

Rato
Veterano
# out/09 · Editado por: Rato
· votar


L.A.M_Hard_Rock
Boa guras



alguém por aí já foi tirar documentos no Poupatempo?

Fastturtle
Veterano
# out/09 · Editado por: Fastturtle
· votar


Rato
ja tirei a carteira de trabalho(poupa tempo eh aqueles busoes q faz documentos?, se for tirei nele)

james_the_bronson
Veterano
# out/09
· votar


Rato
modelo



Ela é modelo? Não que seja feia, mas já vi melhores, e muito :D !!!

/<//dand/

Rato
Veterano
# out/09
· votar


Fastturtle
aa sim.
esse aí é o poupatempo móvel :)

Rato
Veterano
# out/09
· votar


james_the_bronson
haha

pensei na mesma coisa quando vi a foto.

Meio róia =/

janick
Veterano
# out/09
· votar


Achava que a galera já ia falar "ferro na róia" :P

Po, vai transformar a identidade num cartão de crédito...

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


Utopia/UT

hshaishsiushuias

lula_molusco
Veterano
# out/09
· votar


Utopia/UT

Fica no Acre.

Machine Gun Man
Veterano
# out/09
· votar


Rato
alguém por aí já foi tirar documentos no Poupatempo?


Carteira de Identidade.

qew
Veterano
# out/09
· votar


Rato
alguém por aí já foi tirar documentos no Poupatempo?

Minha mae renovou a carteira de motorista =D

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


Rato
alguém por aí já foi tirar documentos no Poupatempo?
segunda via do RG /dand/

Ricardo_Bill
Veterano
# out/09
· votar


Rato
RIC? o que tem eu? =P rsrsrsrsrs

alguém por aí já foi tirar documentos no Poupatempo?
renovei a minha CNH. (me livrei da provisória e peguei a definitiva, pra ser mais exato)

james_the_bronson
Veterano
# out/09
· votar


Mila Turunen
/dand/

:*

Simonetti
Veterano
# abr/10
· votar


Eu ia postar sobre isto.... ainda bem que pesquisei antes:

http://conversadigital.blogspot.com/2009/01/saiba-mais-sobre-o-ric-reg istro-de-nico.html

No site da DPF tem uma chamada sobre isto mas o link tá quebrado.

A emissão era para ter sido iniciada em 2009, mas, como tudo no país, o projeto está atrasado.

Acho interessante algumas das propostas do projeto: integração com AFIS, uso como certificado digital, etc.

Será mais fácil achar marginais baseado em impressões digitais, se a polícia forense (vulgo perícia) souber trabalhar sem contaminar provas. o problema é que esbarramos em uma polícia inapta e despreparada.

ghostbastard
Veterano
# abr/10
· votar


pfff

vai ser igual o CPF. Nunca usei aquela tarja magnetica, e ainda ta todo quebrado.

ghostbastard
Veterano
# abr/10
· votar


no modelo:

"estado de utopia"

hauhaua

Devil Boy
Veterano
# abr/10
· votar


Sou contra.

Se algum dia eu voltar a declarar imposto de renda no Brasil e acabar sonegando tanto quanto eu acho que vou, com um cliquezinho lá em Brasília eles podem cancelar a minha carteira de habilitação e ainda me tornar um indigente.

Sem essa.

Ian Anderson
Veterano
# abr/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar


"poupa tempo" aqui iczo non ecziste aqui eh "tudo fácil".

Estado de utopia - tem certeza q isso não eh fake

se a polícia forense (vulgo perícia) souber trabalhar sem contaminar provas. o problema é que esbarramos em uma polícia inapta e despreparada.
"e quem atirou a Isabela pela janela foi o perito pois continha as impressoes dele na.... mesmo ele estando junto com nós na hora do crime...felizmente a provas no local não falham"
[/chefe wiggum] 8P

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# abr/10
· votar


RIC? o que tem eu? =P rsrsrsrsrs

RIC Martin

Toalhinha
Veterano
# abr/10
· votar


como alguem pode achar isso bom?
se me pedem identidade, pq tenho que passar meu cfp e endereço junto? quem garante que eu confio todas as minhas informações a qualquer um que precisar de qualquer informação minha? O.o



falta cada vez menos pra isso ser transformado em microchip, injetado e rastreado por satélite _hm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conheça o RIC, sua nova carteira de identidade