Lucas Borlini Veterano |
# ago/09
Por Andreas Kisser, colunista do Yahoo! Brasil
"Caetano Veloso acaba de lançar um novo trabalho e, com isso, começa a fazer os shows de divulgação em todo o território nacional. Eu não tive a oportunidade de assistir ao show, mas o que eu quero comentar aqui não tem a ver com a minha opinião sobre o disco ou o show de Caetano, mas sim sobre os comentários que os críticos musicais, de diversos meios de comunicação, publicaram nestas últimas semanas.
É muito interessante observar o jeito como as opiniões são expressas e de como os críticos conseguem ver, num mesmo show, situações tão diferentes. Eu li críticas ásperas, que atacavam tudo na apresentação, falando mal do cenário, da luz, da voz, do som, dos arranjos, e até da cerveja, que foi servida quente, o que não tem nada a ver com o show em si.
Outras críticas endeusavam tudo, o carisma de Caetano, o clima que as letras trouxeram ao auditório, o público cantando junto, a sequência de clássicos que o cantor criou e que vão ficar na a História da MPB.
É claro que o bom ou mal-humor de cada crítico no dia, o fato dele gostar ou não do artista, ou se ele é um mal profissional, influenciam nas opiniões e isso é natural. Do contrário, a profissão deles seria supérfula.
No Sepultura, eu recebo muitos elogios em relação a tudo em nossa carreira, inclusive muitas críticas, não só dos profissionais, como também dos nossos fãs, principalmente através dos fóruns e dos sites especializados em heavy metal. Eu respeito todas elas, cada um tem o direito de dizer aquilo que bem entende e cada um tem uma visão do mundo, o que em uma democracia é muito saudável.
Óbvio que eu não concordo com muitas opiniões e sugestões mas, como disse, respeito todas. Algumas críticas que são colocadas com educação e inteligência são úteis e instigam à reflexão e, consequente, mudanças de atitudes e de direção do rumo a se seguir.
O que as críticas e elogios aos shows de Caetano Veloso me fizeram refeltir é que, independentemente dos ataques e "endeusamentos", todas elas são verdadeiras e reais, por mais diferentes que possam ser. Elas são o reflexo de cada observador e a consequência desta experiência individual. Por isso, eu respeito as opiniões, mesmo os ataques mais absurdos. Eu vejo elas como um ponto de vista honesto de alguém que tem uma visão única em relação a outros ponto de vista.
Vá e observe por si próprio, não fique tão preso aos "especialistas" da arte. Por mais que você concorde ou discorde das coisas, a sua própria experiência é o que realmente vale. A experiência te alimenta de argumentos verdadeiros para que você possa expressar um opinião com base, uma opinião honesta.
Abraço Andreas Kisser"
|
ju_flor Veterano |
# ago/09
· votar
Vá e observe por si próprio, não fique tão preso aos "especialistas" da arte. Por mais que você concorde ou discorde das coisas, a sua própria experiência é o que realmente vale. A experiência te alimenta de argumentos verdadeiros para que você possa expressar um opinião com base, uma opinião honesta.
Verdade. eu tive oportunidade de ir no show de Caetano aqui em SSA eu achei otimo, mas ouvi algumas críticas as opiniões divergem, é natural.
É sempre bom formular a sua propria opinião, é bom vermos com nossos olhos e tirar nossas conclusões.
|