Obama suspende sanções a Cuba por 6 meses

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/09


    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, avisou ao Congresso que suspenderá, de 1º de agosto deste ano e 1º de fevereiro de 2010, a aplicação da Lei Helms-Burton, que em 1996 estabeleceu duras sanções a Cuba, informou nesta quarta a Casa Branca.

    Segundo a versão online do jornal espanhol El Economista, Obama tomou a decisão depois que Cuba e Estados Unidos concluíram, na terça-feira, sua primeira reunião desde 2003 para analisar questões migratórias. O encontro, que ambos os países qualificaram de frutífero, foi centrado nas maneiras de se conseguir que o fluxo migratório bilateral seja legal e ordenado no futuro.

    A lei que garantia o embargo a Cuba foi redigida pelo então presidente do Comitê de Assuntos Exteriores do Senado, o ultraconservador Jesse Helms, morto em 2008, e estabelecia sanções para empresas e pessoas de fora do país que negociassem com Cuba.

    A decisão foi mais um dos passos em direção à política de endurecimento das relações com Cuba, iniciadas com a lei Torricelli, em 1993. A Helms-Burton é composta por quatro artigos, que definem quem são os possíveis negociadores e as sanções a que estão sujeitos.

    A lei assegura que os Estados Unidos "devem proteger seus cidadãos de confiscos irregulares realizados por países que põe em risco o livre comércio e o desenvolvimento econômico".

    Redação Terra

    http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3874473-EI8141,00-Obam a+suspende+sancoes+a+Cuba+por+meses.html

    Grow
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    q bom... e é bom tb q o obama fique com a pulga atrás da orelha quando tratar com o partido comunista..

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jul/09
    · votar


    Muito bom, não existe maior estupidez do que tentar modificar um sistema político-social como o cubano com sanções que só toram o povo mais pobre e mais dependente do regime, e que dão um bom bode expiatório pros problemas do país.

    Mila Turunen
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Digno. Digníssimo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Obama suspende sanções a Cuba por 6 meses