brunohardrocker Veterano |
# jul/09
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, avisou ao Congresso que suspenderá, de 1º de agosto deste ano e 1º de fevereiro de 2010, a aplicação da Lei Helms-Burton, que em 1996 estabeleceu duras sanções a Cuba, informou nesta quarta a Casa Branca.
Segundo a versão online do jornal espanhol El Economista, Obama tomou a decisão depois que Cuba e Estados Unidos concluíram, na terça-feira, sua primeira reunião desde 2003 para analisar questões migratórias. O encontro, que ambos os países qualificaram de frutífero, foi centrado nas maneiras de se conseguir que o fluxo migratório bilateral seja legal e ordenado no futuro.
A lei que garantia o embargo a Cuba foi redigida pelo então presidente do Comitê de Assuntos Exteriores do Senado, o ultraconservador Jesse Helms, morto em 2008, e estabelecia sanções para empresas e pessoas de fora do país que negociassem com Cuba.
A decisão foi mais um dos passos em direção à política de endurecimento das relações com Cuba, iniciadas com a lei Torricelli, em 1993. A Helms-Burton é composta por quatro artigos, que definem quem são os possíveis negociadores e as sanções a que estão sujeitos.
A lei assegura que os Estados Unidos "devem proteger seus cidadãos de confiscos irregulares realizados por países que põe em risco o livre comércio e o desenvolvimento econômico".
Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3874473-EI8141,00-Obam a+suspende+sancoes+a+Cuba+por+meses.html
|