Henrique S. Veterano |
# mai/09
RIO - Foi lançada nesta sexta-feira, e será liberada para o público em geral durante o fim de semana, uma nova ferramenta que promete revolucionar a forma como se busca informações na internet. Baseado no Mathematica, um programa de computador muito usado na área de ciências exatas criado por Stephen Wolfram, o site se chama "Wolfram Alpha" e para começar a entendê-lo o mais importante é explicar o que ele não é.
O Wolfram Alpha não é uma ferramenta de busca como o Google e não tem a pretensão de concorrer com o atual "oráculo" da internet. Para marcar essa posição, Wolfram chama seu projeto de "ferramenta de conhecimento computacional". O que faz sentindo, uma vez que, diferente do Google, o Wolfram Alpha não busca por sites, mas sim informações.
Portanto, o Wolfram Alpha será especialmente útil para cientistas, engenheiros, jornalistas e profissionais em geral que precisam lidar com dados e informações que podem ser quantificadas.
Conforme Wolfram explica em seu blog, "tudo que precisamos é pegar as perguntas feitas pelas pessoas em linguagem natural e representá-las de forma precisa que se encaixe em um padrão computacional".
Ou seja, se alguém escreve o termo "2 cups of OJ" (dois copos de suco de laranja, em inglês), o Wolfram Aplha devolve todas as informações nutricionais sobre o produto. No caso de uma pesquisa por "gold" (ouro) o site revela desde o valor do ouro no mercado internacional até informações técnicas sobre o elemento químico.
Uma busca por "Andrew" mostra a popularidade do nome nos últimos 100 anos e a fração da população americana batizada dessa forma. Se a busca for por "Andrew Paul", a ferramenta entende que o objetivo é comparar esses dois dados. Partindo para outras áreas, o mesmo raciocínio pode ser seguido para "PIB França Itália" ou "Monte Everest Pico da Bandeira", por exemplo.
Quando perguntada sobre qual era o presidente do Brasil em 1922, a ferramenta não só respondeu corretamente, como também, informou todos os mandatários anteriores e subsequentes da nação.
Agora é aguardar a ferramenta entrar no ar e começar os testes. Um projeto desses, é claro, tende a melhor com o tempo, conforme mais informações forem incluídas e a utilização pelos internautas comuns ajudar os programadores a fazer a sintonia fina que é sempre necessária
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/05/15/wolfram-alpha-ferram enta-de-busca-que-nao-quer-competir-com-google-755883692.asp
Parece ser interessante
http://www.wolframalpha.com/screencast/introducingwolframalpha.html
|