Ayrton Senna - 15 anos da morte - Especial by Gilmour.

Autor Mensagem
David Gilmour
Veterano
# abr/09


SEI QUE JÁ TEM TÓPICOS PARECIDOS. Porém, dado o caráter da coisa, peço aos moderadores que não fechem o tópico. Contudo, se entenderem necessário, tudo bem, fazer o que.

Até porque, este não é um fórum de automobilismo. Mas devido ao relativo "sucesso" que possui o tópico de automobilismo, achei legal postar isso por aqui também.

Bom, como sabem, sou um grande fã de automobilismo e tenho como ídolo maior o grande Ayrton Senna.

Um amigo meu formado em jornalismo e dono de um "tablóide" (ele odeia q eu chame o jornal dele de tablóide) me convidou para escrever um especial sobre o Ayrton Senna durante este mês de maio.

Assim, por 4 finais de semana, terei aproximadamente meia página de jornal para falar sobre o tricampeão. Apesar de não ser jornalista, não entender bolhufas disso, aceitei o convite, principalmente pq é jornal municipal, a cidade é pequena, enfim... Nada demais hehe.

Mas não assino com meu nome, mas sim com um pseudônimo.

Estou postando aqui o texto que vai ser publicado neste domingo, espero que vocês gostem e agradeço desde já quem tiver a paciência de lê-lo. É um texto narrando o 1º de maio de 1994, sobretudo com meu ponto de vista na época. Apesar de ser extremamente clichê isso, ele aceitou minha sugestão, muito mais por ser desejo meu mesmo. Sempre quis fazer isso hehehe.

O texto ainda não foi editado, provavelmente deverá sofrer alguns cortes/modificações. Mas deixo aqui a versão "original".

Espero que gostem. Caso aprovado, durante o restante do mês posto os textos subsequentes com as fotos que eu utilizar.

Abraço e obrigado a todos que lerem.

ps: se estiver muito ruim, falem pois com exceção dos dois primeiros textos, o resto depende da aprovação do resto do povo do jornal, comentários, etc. Não sei como isso funciona, pq é um jornal pequeno, de uma cidade pequena, acho que é graça dele. Mas hehe....

David Gilmour
Veterano
# abr/09
· votar


Primeiramente, agradeço o convite feito pelo editor deste veículo, um grande amigo de longa data e principalmente pela oportunidade de escrever algo em primeira pessoa, ainda que bastante clichê tal coisa. O texto que se segue, é o primeiro de um especial de quatro partes, que vos escreverei durante este mês de maio. Nesta, narro o fatídico dia do 1º de Maio de 1994, ora alternando em primeira pessoa, ora descrevendo os fatos daquela data.


1º de Maio de 1994. Mais um domingo de Fórmula 1. Com certeza, assim como eu e meu pai costumávamos fazer e, ainda fazemos, milhões de brasileiros já se encontravam acordados esperando para a largada de mais um GP de Fórmula 1.


A corrida era em Ímola, o ambiente estava conturbado. Na sexta, o hoje veterano Rubens Barrichello sofrera um grave acidente. Por sorte, apenas sofreu uma fratura no nariz e algumas escoriações.


No sábado, mais um grave acidente ocorre na curva Villeneuve, desta vez, vitimando o austríaco Roland Ratzenberger, piloto da já extinta Simtek. Ayrton Senna, então maior nome da F1, mostrava-se extremamente preocupado com as normas de segurança da categoria. Havia visitado Rubens no hospital um dia antes e, pouco depois da colisão de Ratzenberger, entrou dentro de um carro de segurança e se dirigiu até o local do acidente. A cena era perturbadora. O austríaco tinha seu braço a mostra ainda dentro do cockpit e a viseira de seu capacete escorria sangue.


O campeonato encontrava-se em sua terceira prova. Ayrton Senna ainda não tinha marcado pontos na temporada. Tanto em Interlagos, quanto em Aida (Japão), não terminara a prova. O campeonato era liderado até então por um jovem chamado Michael Schumacher (mais tarde se descobriria que a Bennetton possuía irregularidades no carro). Assim, o início da fase européia, marcada por Ímola e Mônaco (onde já possuía 6 vitórias), era encarada como fundamental pelo piloto brasileiro para sua recuperação no campeonato mundial.


Não fossem os interesses comerciais que movem a categoria, o correto teria sido o cancelamento da corrida. O próprio Ayrton Senna apresentava sinais de que não gostaria de correr, contudo, em conversa com Frank Williams, decidiu disputar a prova, máxime pelos interesses dos patrocinadores. Porém, no dia da corrida, seu semblante de preocupação era notável.


Apesar de possuir apenas 9 anos de idade à época dos fatos, ainda tenho uma forte lembrança daquele dia, bem como dos que o seguiram. Acordei por volta das 8:30. Preparei meu grid de miniaturas de F1 – sim, toda corrida que tinha, eu acompanhava com meus carrinhos no chão da sala - e fui até a banca que existia perto de casa comprar um jornal para o meu pai. Acabei demorando um pouco e quando cheguei, meu pai me recebeu com a notícia: "O Senna bateu forte, se fosse você não assistia o resto da corrida. Não sei se ele vai sair dessa". Balela. Heróis não morrem. Nem dei tanta bola para o que ele tinha dito e entrei na sala. Quando olhei para a televisão, ele estava imóvel dentro do carro, ainda tive tempo de pegar o "famoso" reflexo de sua cabeça, provavelmente o momento em que ele faleceu. Apesar da gravidade, como todos os brasileiros, ainda nutria uma esperança de que ele acordaria no hospital.

Os minutos seguintes foram de agonia. A demora para a chegada do socorro, a tentativa desvairada de salvá-lo, a poça de sangue ao lado do carro. Senna foi submetido a uma traqueotomia ainda na pista. Anos mais tarde, em seu livro, o Dr. Sid Watkins, responsável pelo atendimento, narrou a gravidade da situação: Me lembro de abrir seus olhos com as minhas mãos. Estava muito claro, pelas suas pupilas, que ele tinha sofrido uma lesão séria no cérebro. Depois nós tiramos seu capacete e o colocamos no chão. Neste momento, Senna deu um profundo suspiro. Eu senti sua alma partir naquele momento. Eu podia sentir seu pulso, mas eu sabia que ele não poderia sobreviver".

Aryton ainda foi transportado até o Hospital Maggiore de Bolonha. Horas mais tarde, seria anunciada sua morte. A tarde, antes do jogo São Paulo X Palmeiras, milhares de torcedores presentes relembraram o tricampeão.

Quanto a mim, lembro que chorei ao presenciar o anúncio oficial da morte de Senna (pelo grande Léo Batista). Meu pai estava lavando o "nosso" carro na época, um Golzinho daqueles quadrados. Lembro que dei a ele a notícia e ele soltou com a voz embargada: "Já era esperado. Agora vamos ver se você realmente gosta de F1 ou era torcedor do Senna".

Meu pai é fã de Fórmula 1 desde os anos 70, ainda com os irmãos Fittipaldi. "Presenciou" as mortes de vários pilotos, dentre eles, Cevert, Palleti, Villeneuve e Elio de Angelis. Ah, o grande italiano piloto da Lotus. Lembro que meu tio tinha um pôster atrás da porta de seu quarto com o carro de Elio.

Meus carrinhos foram pra dentro de uma caixa, na qual se encontram até hoje. Nunca mais brinquei com eles. Se existe algo que não me desfaço são deles. A McLaren de Senna e Andretti, as Williams de Mansell e Patresi, a Lotus amarela de Piquet, a Ligier de Thierry Boutsen, a Ferrari de Prost e tantos outros.

Na escola, fizeram algumas homenagens para o Ayrton, como cantar o hino nacional junto à bandeira do país e uma foto dele. E, principalmente, o concurso de redação que teve como tema "Ayrton Senna do Brasil". Ganhei este concurso. Desde aquela época, já era conhecido na escola por ser fissurado em F1. No futebol, um era o Raí, o outro o Edmundo, eu era o Senna. "Ah, mas é futebol moleque". Não interessa. Eu era e acabou.

Da parte minha e do meu pai, juntamos um vasto material que ele tinha desde a época de Senna na Van Diemen até seus derradeiros dias na F1. Material este, que se encontra guardado e disponibilizarei algumas fotos/textos nas próximas etapas.

Fiquei alguns meses sem assistir F1, mas com o tempo vi que realmente era vidrado pela emoção das corridas. Já fui 9 vezes em Interlagos assistir ao GP. Não sou um simples torcedor de fulano ou ciclano, sou um fã de F1. Com alguns pilotos preferidos, claro, mas fã de F1.

Como diziam na época: Valeu, Senna !

"Racing, competing, is in my blood. Is part of me, Is part of my life" – Ayrton Senna.

Ricardo Mears.

*Ricardo Mears não é jornalista. É apenas um apaixonado por automobilismo que aceitou tal desafio. Na primeira parte do especial, descreve o fatídico dia 1º de maio de 1994, sobretudo sob seu ponto de vista à época. Na segunda parte, narrará o início de carreira de Ayrton Senna, do Kart até os anos de Lotus. Por sua vez, na terceira parte, os anos de ouro, na McLaren. Finalmente, discorrerá acerca do legado deixado por Ayrton Senna e as causas do acidente fatal.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# abr/09
· votar


Eita, hoje fazem 15 anos que eu fui batizado ") R.I.P. Senna!

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


não vou ler
uma palavra que resumiria o grande mestre: Incomparável

David Gilmour
Veterano
# abr/09
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
é amanha os 15 anos. Mas amanhã não to em casa... Por isso postei hoje hehe.

Chespirito
Veterano
# abr/09
· votar


Tempos aqueles que não voltam mais.

Eu me lembro de q no dia seguinte da triste morte de Senna teve aula e o pessoal iria a sala de aula.

Quando eu entrei na sala de aula passou na TV falando da notícia da morte de Senna, quando viram a matéria metade dos alunos choraram de tristeza, um chegou até passou mal.

E de quebra puxamos o coro: Olêolêolêolááááá... Sennaaaaaaaaa, Sennaaaaaaaa...

Nunca esqueço desse dia.

:'(

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# abr/09
· votar


David Gilmour

Huw. Meus pais me falaram que na missa, o padre ficava o tempo todo rezando pro Senna sobreviver. Foda...

Manabu
Veterano
# abr/09
· votar


cara ficou muito bom o texo, parabéns.

Ele era sensacional, lembro de uma reportagem que dizia que ele era diferenciado por manjar muito, as vezes mais que os engenheiros. Um cara da Mclaren acho que disse que era ele dar uma volta com o carro e ele ja sabia as modificações a fazer e passava pros engenheiros. Não manjo nada de F1 mas isso é que é ser um baita profissional.

The Rainmaker
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Rainmaker
· votar


David Gilmour


Caraca... 15 anos já...
Pior que eu lembro como se fosse hoje. Essa corrida se tornou "histórica" não apenas pelo fato em si, mas porque notei que, a partir dela, o público brasileiro começou a se desinteressar por F1, e tb por automobilismo em geral. Note que hoje em dia a F1 tem um público fiel, mas não há mais aquela empolgação da galera, sabe... Antigamente, muita gente assistia inclusive os GP's de madrugada. Hoje em dia... pra ter uma ideia, conversando com amigos e colegas do trampo, concluo que eu devo ser o único "louco" que fica acordado até altas horas pra assistir corrida. Seja em qual horário for. Mesmo após essa tragédia, continuei acompanhando a temporada de 94 até o fim, e tb as temporadas subsequentes até hj.

Sobre o texto: ficou muito bom. Aposto que vai ser muito bem recebido pelo público que lerá o jornal.

AdrianSygnos
Moderador
# abr/09 · Editado por: AdrianSygnos
· votar


Muito bom o texto.

Eu chorei muito nesse dia. Tinha 8 anos de idade na época.
Meu pai me diz que começou a assistir fórmula 1, por minha causa.

Ayrton era exemplo e sempre será.

lula_molusco
Veterano
# abr/09
· votar


Senna e Tiger Woods em seus respectivos países realizaram uma coisa única: colocaram na boca do povo seu esporte dito "elitista".

_KOG
Veterano
# abr/09 · Editado por: _KOG
· votar


.......

_KOG
Veterano
# abr/09
· votar


O Senna é......
Putz sem palavras...

Muita tristeza só de lembrar....
A F1 nunca foi nem nunca será o mesmo.

The Rainmaker
Veterano
# abr/09
· votar


lula_molusco

É vero...

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Senna é a descrição mais perfeita da palavra "piloto", e até agora não existiu nenhum piloto com um arrojo tão encantador quanto o dele, com uma pilotagem tão maravilhosa de se ver, cerebral e irracional (instintiva) ao mesmo tempo.

toty
Veterano
# abr/09
· votar


Simplesmente o melhor!



Tomara que ninguem cite o nome do Barrich... pra estragar o tópico!!!

The Rainmaker
Veterano
# abr/09
· votar


toty
Tomara que ninguem cite o nome do Barrich... pra estragar o tópico!!!

Quem, o Rubinho Barrichello??
Putz, tarde demais... foi mals ae...heheh...

TWT ICE
Veterano
# abr/09
· votar


arrepia só de lembrar dele =/
só nos resta ver os videos no youtbe mesmo...

lula_molusco
Veterano
# abr/09
· votar


Senna foi como um cometa.
Brilhou como ninguém, porém pagou com a própria vida.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# abr/09
· votar


Muito bom o texto.

Esse dia é inesquecível mesmo... foi igualzinho dia que a gente perde parente, mas foi pra todo mundo... um luto generalizado.

incomparável!

Dogs2
Veterano
# abr/09
· votar


eu só acho uma pena que o Guga não tenha conseguido fazer a mesma coisa com o tênis, porque o grau de fodasticidade do Guga (ao menos no saibro) é tanto quanto o do Senna

The Rainmaker
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Rainmaker
· votar


Eu tenho um DVD que mostra os melhores momentos das corridas nos anos em que o Senna foi tri-campeão (88, 90 e 91). Não resta dúvidas de que ele foi simplesmente o craque da F1 nessa época (e provavelmente de toda a história da F1 tb, mas aí já é questão de opinião). E ele não tava sozinho, ele era fera no meio de gente que nem Prost, Mansell, Patrese, Berger, Schumacher (no comecinho da carreira ainda), Piquet (já em final de carreira, mas em forma).

brunohardrocker
Veterano
# abr/09
· votar


15 anos?

puts, deixa eu conferir aqui se já não tenho algum fio de cabelo branco...

Loola
Veterano
# abr/09
· votar


;( ídolo sempre!

Grow
Veterano
# abr/09
· votar


tempo passa... kralho...

Bagre_Ensaboado
Veterano
# abr/09
· votar


Um dos melhores vídeos do Youtube

Sintam-se convidados honrosamente a positivar



conandrade
Veterano
# abr/09
· votar


David ficou ótimo o texto, parabens!

Esse dia foi realmente pertubador... lembro tb como se fosse hoje. Era mlk e tinha dormido na casa do melhor amigo. A gente SEMPRE fazia pegas de maquete, daquelas 1/24 da bBurago. Tinhamos vááárias, que meu avô trazia de viagens. Naquele dia, acordamos cedo, fizemos uma boquinha (Sucrilhos com Nescau batido com gelo haha), jogamos um botãozinho (fissura na época) pra esperar pela corrida.

Quando houve o acidente, de cara foi um sentimento realmente muito estranho. Esse meu amigo me olhou e falou algo tipo "con, nao gostei nao..." e ficou meio atônito. Eu lembro de ter rezado e o escambau... e nunca fui religioso nem nada, mas aquela batida foi muito forte e o jeito como as coisas estavam na pista... enfim... o único indicador de esperança era a fé né.

Definitivamente não foi um dia feliz...

Eu gosto do Senna, sempre gostei e isso pra mim, foi muito impactante. Mas só conheci ele mesmo, depois de 'velho', e nunca tinha entendido esse herói todo que o Brasil pintoa desde sempre.

Como piloto, é fantástico... pilota como se o carro fosse o piloto! Rapido, arrojado, 100% talento, 100% dedicação e 100% competição.

Por esses motivos, tenho ele pra mim, como uma lenda e um tremendo exemplo de valores. Por isso, ele é um Herói pra mim.

Abraços

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


conandrade
Esse dia foi realmente ejaculador... lembro tb como se fosse hoje. Era mlk e tinha dormido na casa do melhor amigo. A gente SEMPRE se pegava no boquete, daquelas 1/24 cm no meu BuRaco. Tinhamos vááárias, que meu avô trazia de viadagens. Naquele dia, acordamos cedo, fizemos uma boquetinha (Sucrilhos com Meupau batido com gelo haha), pegamos no meu botãozinho (fissura na época) pra esperar pela corrida.


:OOOOOOOOOOOOOOOOO

conandrade
Veterano
# abr/09
· votar


heauehauheauehauehua

Dogs2 pra Representante do Lula DJAH!!! huehua

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# abr/09 · Editado por: L.A.M_Hard_Rock
· votar


Infelizmente não tive oportunidade de acompanhar uma corrida sequer do Senna, mas pelo que falam e por alguns desses vídeos que circulam por aí, o cara foi dos melhores (talvez o melhor) na história da F1.
Mesmo não tendo acompanhado, é triste lembrar que o cara morreu. =/
Um dia desses passou na Globo uma disputa Senna vs Alain Prost, meu Deus, como era fantástico a fórmula one.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ayrton Senna - 15 anos da morte - Especial by Gilmour.