Um textículo interessante sobre Linux e falcatruagens.

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # abr/09


    "Distribuições pra Inglês Ver

    O programa do PC Conectado, iniciado em 2005, trouxe uma idéia que a princípio parecia muito boa: oferecer incentivos fiscais para PCs de baixo custo com Linux, cujos fabricantes se comprometessem em fornecer suporte aos softwares por um período de um ano e cumprissem alguns outros pré-requisitos.

    Na época, a medida foi festejada por muitos, como uma forna de incentivar a produção nacional de softwares e de suporte aos usuários, ajudando a reduzir a dependência tecnológica do país e outras idéias nobres.

    Até certo ponto, o programa atingiu seus objetivos, já que as reduções nos preços dos equipamentos permitiram que muitos comprassem o primeiro PC, sem falar nos tantos outros que puderam trocar os micros antigos por PCs e notebooks novos. Os incentivos fiscais também fizeram com que muitas empresas montassem fábricas na Zona Franca de Manaus, passando a executar alguns passos da produção no Brasil, em vez de simplesmente importarem todos os equipamentos.

    Por outro lado, o programa trouxe um lado ruim, que foi o surgimento de diversas pseudo-distribuições, que se aproveitaram de brechas nas regras para ganharem algum dinheiro com o programa.

    Em resumo, o programa do Computador para todos especificava que distribuições interessadas em participar deveriam fornecer uma lista de aplicativos pré-instalados e prestarem suporte telefônico aos usuários por um ano, recebendo um total de R$ 30 por PC vendido com o sistema.

    A idéia pode parecer boa em teoria, mas na prática esbarra em um problema muito simples: o custo de prestar suporte telefônico a usuários finais é muito alto (devido ao volume de chamados e a grande variedade de temas a cobrir) e é inviável prestar suporte por esse valor. Não importa qual seja a metodologia aplicada. Se os usuários realmente começam a usar o suporte, a empresa passa a ter prejuízo e o modelo de negócios simplesmente entra em colapso.

    Como as empresas recebiam os 30 reais "por cabeça", independentemente de o usuário usar o sistema ou não, a solução adotada por muitas das participantes foi tão simples quanto cruel: oferecer sistemas ruins a ponto de que os usuários desistissem de utilizá-los, fazendo com que as chamadas de suporte fossem poucas e os 30 reais (multiplicados por algumas centenas de milhares de unidades) se convertessem em lucro.

    Como os pré-requisitos especificados nas regras do programa incluíam apenas uma lista de fatores isolados (incluir uma lista de 28 aplicativos, ser configurado para o hardware da máquina, etc.), era fácil para estas empresas criarem distribuições que cumprissem os pré-requisitos estabelecidos, muito embora o resultado final fosse muito ruim. Como pode ver, é mais um caso em que o "jeitinho brasileiro" prevaleceu.

    O nicho seguinte, foi o de integradores interessados em venderem PCs de baixo custo, fazendo ou não parte do programa. Grandes fabricantes e integradores quase nunca vendem PCs sem algum sistema operacional instalado. Isso está em grande parte relacionado à ação da ABES e outras entidades anti-pirataria, que argumentam que PCs vendidos sem sistema operacional incentivam a pirataria (como se todos usassem Windows...).

    O grande problema para os fabricantes é que, ao fornecer um sistema pré-instalado, eles acabam sendo obrigados a oferecerem suporte a ele, tanto devido à questão do código de defesa do consumidor, quanto devido ao fato de que os compradores podem simplesmente devolver ou trocar os PCs nas lojas (dentro do prazo de 7 dias) caso não consigam usá-lo.

    Tradicionalmente, os integradores pagam a "taxa Microsoft", incluindo alguma versão do Windows nos PCs e deixando que a Microsoft lide com o suporte, atualizações e outros detalhes. Como a maioria das pessoas têm familiaridade com o Windows e quase ninguém consegue respostas úteis no suporte da Microsoft de qualquer maneira, o custo relacionado para a Microsoft acaba sendo bastante baixo.

    Ao optarem por não fornecerem o Windows nos equipamentos, os fabricantes precisam encontrar alguma outra empresa que forneça o sistema e preste suporte a ele, o que, novamente nos leva às "distribuições pra inglês ver", que recebem por cópia vendida e por isso têm poucos motivos para fazer com que os usuários realmente utilizem o sistema.

    A característica fundamental que diferencia estes produtos de distribuições comunitárias como o LinuxMint, DreamLinux, Big Linux, GoblinX e outros (que, apesar de receberem pouco apoio, são projetos desenvolvidos de maneira honesta e que atendem a públicos específicos), é o fato de que o objetivo não é oferecer um sistema que ofereça algum diferencial e seja desenvolvido com base nas necessidades dos usuários, mas simplesmente produzir um engodo que possa ser vendido aos integradores e empurrado aos usuários.

    Como a prioridade é fechar os contratos e gastar o mínimo possível com o suporte posterior aos usuários, a qualidade do sistema é quase sempre ruim, o que faz com que a maioria dos usuários simplesmente desista e instale outra distribuição ou uma cópia pirata do Windows, o que permite que o fabricante lave as mãos e deixe de prestar suporte.

    O trabalho deficiente feito por estas distribuições acabou por criar um forte estigma em diversos círculos, dando a impressão de que o Linux é um produto inferior, usado em alguns modelos de baixo custo simplesmente por ser mais barato. Ultrajados, muitos usuários mais antigos passaram a estigmatizar estas distribuições e os fabricantes que as utilizam, criando um clima pouco saudável.

    É provável que, no futuro, empresas mais bem estruturadas e dispostas a fazer um trabalho mais sério substituam esta primeira leva de pseudo-distribuições, fazendo com que elas sejam lembradas apenas como uma página negra da história, assim como as placas da PC-Chips e os PCs sem memória cache.

    Uma possível candidata seria a Canonical, que já possui contratos com alguns integradores (como a Dell), que pagam um pequeno valor por unidade vendida para terem acesso a serviços de personalização e suporte. Outra possível candidata seria a Mandriva, que tem também uma certa experiência na área, já tendo desenvolvido personalizações para alguns integradores."

    http://www.gdhpress.com.br/blog/pseudo-distribuicoes/

    Opinem, ou não.

    Fenrisulfr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Black Fire

    Vou esperar sair o filme, pra poder fazer download

    Dogs2
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    É gerador de lero-lero, não leiam!

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Black Fire


    voltou a tomar banho e cortar as unhas?

    Fenrisulfr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    falcatruagens.
    falcatruagens.
    falcatruagens.
    falcatruagens.
    falcatruagens.
    falcatruagens.
    falcatruagens.

    powerguitar10
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Black Fire
    Um textículo interessante

    Não...não é...

    Percival
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    a maioria que compra estes computadores com linux instalado já colocam um windows pirata por cima no outro dia da compra.

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Percival
    a maioria que compra estes computadores com linux instalado já colocam um windows pirata por cima no outro dia da compra.



    conheco várias pesoas que fizeram isso.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Esse Linux que vem nos pcs novos é só engodo mesmo, todo mundo já sabe.

    Se fosse pra vir com Linux, usariam as distribuições famosas e respeitadas, não essas que ninguém nem sabe de onde saiu.

    B.Frusciante
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    falcatruagens.

    pqp huauhau

    TheBreakdown
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    "jeitinho brasileiro"
    É isso que faz do Brasil uma merda.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Falando em Linux, hoje saiu a versão nova do Ubuntu e do Kubuntu.

    faNatico do Maverick
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    "jeitinho brasileiro"
    isso fodi o pais
    brasileiro gosta de gambiarra!!

    Dogs2
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    faNatico do Maverick
    brasileiro gosta de gambiarra!!

    vc nasceu em que país?

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Dogs2

    Vai ver ele deve ter nascido de uma gambiarra
    =D

    leo2505
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Black Fire
    Pudia lê gravando com o audacity e posta em mp3 pra nos no 4shared :)

    Machine Gun Man
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Belo texto do Arnaldo Jabor.

    -Dan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    é do Luís fernando Verissimo não?

    Izzy Dragon
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    é do meu pau de óculos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um textículo interessante sobre Linux e falcatruagens.