Universidades Privadas e o Lucro (?) com a crise

    Autor Mensagem
    Grow
    Veterano
    # fev/09


    "Falta de qualidade"
    Antes mesmo da crise econômica, o ensino superior já passava por dificuldades pelo fato de o número de vagas ter crescido nos últimos anos muito mais que a demanda.
    Entre os anos de 1997 e 2007, o número de instituições de ensino superior privadas do Estado passou de 266 para 496 (aumento de 86,5%).
    Já o total de alunos no ensino médio teve queda -de 1,8 milhão para 1,7 milhão.
    Para Carlos Monteiro, consultor em ensino superior, o setor passa por dificuldades porque não conseguiu se estruturar para permitir a permanência nas salas de aula da classe C, público disputado hoje por muitos cursos de graduação.
    "A falta de qualidade em muitas instituições afasta o aluno. Um problema maior é a falta de opções de financiamento para quem tem dificuldade para pagar os estudos. São problemas estruturais. A crise financeira é apenas mais um problema."


    http://www.minhatv.net/noticias/exibe.php?idnoticia=4917


    E segundo um editorial da Folha de hoje, é descabido o tal pedido assim como a opinião dos diversos estudiosos.

    Parte do editorial:

    O crescimento vigoroso do ensino superior privado nos últimos anos teve o mérito de oferecer oportunidades de estudo a uma grande parcela da sociedade que estava tradicionalmente alijada desse benefício. No Estado de São Paulo, o número de instituições passou de 266 para 496 de 1997 a 2007, um aumento de 86%. Em escala nacional, o setor crescia a taxas de 10% anuais, mas de 2006 a 2007 estacionou.
    O segmento deve agora passar por uma consolidação natural, processo do qual se espera que emerjam instituições mais robustas -sob o prisma financeiro e o pedagógico.


    Estou enviando um e-mail para meu colega Gabeira pedindo ajuda do governo pois não consegui pagar o estacionamento ontem quando fui pegar um cineminha. Culpa da crise.

    Ronin
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Grow
    Isto cai naquilo que conversamos no outro tópico Grow.
    Muitas empresas, principalmente aquelas que tinham administrações pífias, mas que sobreviviam por uma característica momentânea de mercado, agora culpam a crise pela sua própria incompetência. A GM é uma delas, que vem amargando prejuízos há 5 anos, e agora vem falar de crise.

    Outras virão.

    G Collector
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    não consegui pagar o estacionamento ontem quando fui pegar um cineminha. Culpa da crise.

    culpa do comodismo! vai de ônibus!!

    [/só li o final]

    maggie
    Veterana
    # fev/09
    · votar


    O que tem de faculdade ruim por aí...

    Mas o pessoal também é culpado, só quer um diploma.

    Grow
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ronin
    lembrei de vc quando li a notícia

    Ronin
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Grow
    lembrei de vc quando li a notícia
    Espero que com uma pontada de carinho no coração, rsssss. ^_^


    maggie
    Mas o pessoal também é culpado, só quer um diploma.
    Ao menos na minha área (design gráfico), diploma tem se tornado cada vez menos importante. Ninguém quer saber no que ou onde vc se formou, querem o seu portfólio.

    Rato
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    só sei q o q está crescendo e muito é a tal da Fatulcade a longa dist^nacia.

    Não existe aula presencial ... isso é o fim da picada.

    Aí o cara paga 150 conto por mês pra fazer um curso técnico de 2 anos nesse esquema.
    Capaz de sair sabendo ainda menos =/

    Crazy Batera
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Universidades Privadas e o Lucro (?) com a crise.

    Não li o texto, mas tendo ligação apenas com o titulo

    Aqui abriu 96 vagas na arquitetura, e semestre passado eram 30.

    Enlouqueceram. O_o

    The_Fourth_Horseman
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Crazy Batera
    Enlouqueceram.

    tudo crazy..

    King of Terror
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Não é só nas privadas não.
    As federais também com o tal REUNI. Na minha universidade, aumentaram monstruosamente o número de vagas para a estrutura que tem.
    Só espero que daqui a alguns anos não façam com o superior o que fizeram com o médio e fundamental.

    Ronin
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rato
    Felizmente, a maioria destes formados sequer vão ou são absorvidos pelo mercado de trabalho. Grande parte só quer o diploma para sossegar os pais.


    ...o que me incomoda mesmo é o Santoro estar namorando a Natalie Portman.

    Crazy Batera
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Crazy Batera
    · votar


    The_Fourth_Horseman
    Sim, realmente.


    Em 30 é já um tedéu para professores conseguirem ensinar dignamente uma turma. O ideal seriam 15 alunos, no máximo. Destes 96 não vai ter coisa boa, mas não mesmo. Pelos tem mais bichas*, a festa será maior, e tals.

    obs: alunas ingressantes no curso.
    obs2: não q não vá aumentar com o 2° sentido da palavra hauhauahuahu
    obs3: poupem as piadinhas prontas.

    The_Fourth_Horseman
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ...o que me incomoda mesmo é o Santoro estar namorando a Natalie Portman.

    maldito!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rato
    só sei q o q está crescendo e muito é a tal da Fatulcade a longa dist^nacia.

    Isso é realmente uma grande palhaçada... se o curso presencial já é ruim, imagina esses à distância.

    É coisa mesmo de quem quer só o "diproma", sem estar preocupado com o aprendizado que um curso superior deveria oferecer.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Crazy Batera
    Pelos tem mais bichas
    Hummmmmmm, meninão...

    Kensei
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Natalie Portman.

    Realmente ela desvia qualquer assunto, Meu Deus, o que foi aquilo em Closer.

    Crazy Batera
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rafael Walkabout
    Pqp, nao concentre-se apenas na parte que lhe interessa, leia as observações.
    [resposta com certo nivel de Alface)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Universidades Privadas e o Lucro (?) com a crise