Dúvida sobre Qual a explicação biológica para o arrependimento/remorso?

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/09


    Já encontrei gente tentando explicar todo tipo de sentimento do ponto de vista biológico(amor, ódio, empatia, etc), a maioria das explicações muito aceitáveis, no entanto não consigo imaginar a razão biológica do remorso e do arrependimento(se é que ela existe), pelo que raciocinei esses sentimentos na verdade deveriam desfavorecer quem os tem no ponto de vista da seleção natural. Então, alguém me dê uma luz respondendo a pergunta do tópico.

    Bog
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Black Fire

    Arrependimento não é quando você faz bobeira e depois pensa: "putz, não devia ter feito assim"? Então ué, quem faz besteira e não se arrepende faz a mesma besteira de novo. =P

    klypterosforme
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: klypterosforme
    · votar


    Arrependimento/Remorso

    Na minha biologia, tem um caninho que liga o coração ao cérebro e toda vez que eu faço uma coisa errada esse caninho entope com a sujeira que entra nele, pois o coração começa a funcionar mal. Daí o cérebro passa a receber a sujeira que vem do coração e fica malzão deixando uma sensação de arrependimento.

    Espero ter ajudado.

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    klypterosforme
    caninho entope com a sujeira que entra nele, pois o coração começa a funcionar mal

    Nesse caso é só fazer uma ponte de safena...

    The Rainmaker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Black Fire
    pelo que raciocinei esses sentimentos na verdade deveriam desfavorecer quem os tem no ponto de vista da seleção natural.

    Concordo com o Bog. Quando vc se arrepende de alguma m* que vc fez, pode consertá-la (se tiver conserto, claro) e provavelmente não irá fazê-la de novo. Por outro lado, o cara que não se arrepende de nada que faz - digo nada de errado - vai fazer quantas vezes forem necessárias até que ele caia em si, ou se estrepe de vez.
    Portanto, acho que o remorso/arrependimento favorecem sim a quem os tem, principalmente se for alguém de bom senso.
    Tipo eu =P ehehehe....

    Bom dia a todos.

    Cheap Trick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    caninho entope com a sujeira que entra nele, pois o coração começa a funcionar mal

    fuja do mico, use tubos e conexoes tigre!

    thebassx
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    o remorso é o efeito colateral da insensatez.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Então, alguém me dê uma luz respondendo a pergunta do tópico.

    http://www.netflash.com.br/acvluz/vale_de_luz_109.jpg

    G Collector
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    não existe explicação biológica pra isso, a única explicação é extra terrestre

    Dogs2
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    deixa quieto

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Dogs2

    =0
    Não conte esse segredo aqui cara!

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/09
    · votar


    Bog
    Arrependimento não é quando você faz bobeira e depois pensa: "putz, não devia ter feito assim"? Então ué, quem faz besteira e não se arrepende faz a mesma besteira de novo. =P

    Sim, mas não ajudou muito a entender a origem biológica disso, não tem nada de significativo na preservação da espécie, ou tem?

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/09
    · votar


    Tipo, partindo do ponto que os sentimentos são representações conscientes do instinto, eu não encontro um instinto pra ser representado pelo arrependimento, e nunca vi um ser irracional manifestar nada parecido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Qual a explicação biológica para o arrependimento/remorso?