Custo de um funcionário para empresa

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Rato


    estava conversando com uma róita do RH e questionei sobre o custo de um funcionário para empresa.
    Ela me apresentou o seguinte:

    - Peter (Salário R$ 499,00 )

    INSS – 26,20% = 130,74
    FGTS – 8,5% = 42,42
    VA = 165,00
    VR = 237,60
    VT = 180,40
    454,09
    Provisão Férias + 13º salário = 131,66
    TOTAL (Encargos + Benef.) = 1.341,91


    Salário Base: 499,00

    VA 16,50
    VR 47,52
    VT 29,94
    Plano de Saúde 0,00
    INSS – 9,00% / 7,65% = 38,17
    Salário Liquido = 366,87



    A custo total de cada funcionário é o valor total gasto com encargos e benefícios + o valor liquido do salário, ou seja:


    PEter
    Encargos + benefícios 1.341,91
    Salário Liquido 366,87

    Custo Total 1.708,78


    tá maluco


    bom final de semana
    :*

    tópico instrutivo: Stick ^^

    toty
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tá maluco
    eu não, não tenho funcionário...

    Bagre_Ensaboado
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rato

    Nesses índices já estão inclusos reversão salarial e contribuição sindical, quando a classe possui conveção coletiva de trabalho homologada no respectivo sindicato?

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rato

    Vale Transporte e Refeição não é obrigatório, depende do número de funcionários e do gasto dos mesmos com passagem...

    Por causa desse alto custo que muitas empresas preferem pagar mais como pj, as vezes até o dobro.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/09
    · votar


    VA = 165,00
    VR = 237,60
    VT = 180,40

    VA 16,50
    VR 47,52
    VT 29,94


    Não entendi.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bagre_Ensaboado

    Nesses índices já estão inclusos reversão salarial e contribuição sindical, quando a classe possui conveção coletiva de trabalho homologada no respectivo sindicato?

    Acho que não... Sindicato costuma ser uma vez por ano... bota uns 10 reais a mais (por mês)...

    Rato
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    VA = 165,00
    VR = 237,60
    VT = 180,40

    custo para empresa

    VA 16,50
    VR 47,52
    VT 29,94

    custo para o funcionário
    =D


    Bagre_Ensaboado
    Nesses índices já estão inclusos reversão salarial e contribuição sindical, quando a classe possui conveção coletiva de trabalho homologada no respectivo sindicato?
    hã?


    Carlos_Souza_Jr
    certo ou errado, eu acredito em vc =D

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rato

    Nem eu acredito em mim... Acho que falei besteira hehehe

    Bagre_Ensaboado
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr
    Acho que não... Sindicato costuma ser uma vez por ano... bota uns 10 reais a mais (por mês)...

    É em torno disto mesmo, mas tem reversão salarial que também é anual senão me engano, só não me recordo se é o mesmo que contribuição confederativa.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Por isso que ser empresário no Brasil não é fácil...

    tem umas empresas de terceirização de funcionários também, alguém sabe como funciona esses custos para elas?

    toty
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ah, deve ser por isso que eu pedi cinquentão de aumento pro patrão, e ele negou...huahuahauha

    Bagre_Ensaboado
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rato
    Carlos_Souza_Jr

    Nobres amigos, talvez este link traga mais esclarecimentos a todos nós rsrsr, mas pelo que li superficialmente são triubutos distintos.

    Guiatrabalhista

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/09
    · votar




    VA = 165,00
    VR = 237,60
    VT = 180,40
    custo para empresa

    VA 16,50
    VR 47,52
    VT 29,94
    custo para o funcionário
    =D


    Ahhhh se é assim sim.

    Bidal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    por isso que as empresas estão cada vez menos contratando funcionários com carteira assinada e propondo mais contratos de prestação de serviço... imagina pra empresa um funcionario que ganha 5mil com carteira assinada...

    Bagre_Ensaboado
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    brunohardrocker
    tem umas empresas de terceirização de funcionários também, alguém sabe como funciona esses custos para elas?

    Cara posso estar redondamente enganado, mas as tributações em sua essência são quase as mesmas, provalmente as diferenças estão mais nos contratos trabalhistas, tipo trabalho por empreita ou temporada, no caso de uma construtora que admite formalmente funcionários para a execução de uma obra.

    Guitar_RdS
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Por isso q a empresa abre mais vagas de estágio.
    Pra maioria das empresas, o estagiário nem existe em termos de custos.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bidal
    por isso que as empresas estão cada vez menos contratando funcionários com carteira assinada e propondo mais contratos de prestação de serviço... imagina pra empresa um funcionario que ganha 5mil com carteira assinada...

    Eu penso um pouco diferente, pra empresa o que importa é o valor de mercado do funcionário... Um cara que ganha 5mil com carteira assinada, não aceitaria menos do que 8 mil em PJ.

    E o dia que a empresa sacaneasse ele, ele pegaria todos os comprovantes (1 ano) e provaria que se tratava de uma relação de emprego e botaria a mesma no pau, com o valor se salário-base de 8 mil... Ou seja, pra empresa honesta é arriscada demais.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bagre_Ensaboado
    Cara posso estar redondamente enganado, mas as tributações em sua essência são quase as mesmas, provalmente as diferenças estão mais nos contratos trabalhistas, tipo trabalho por empreita ou temporada, no caso de uma construtora que admite formalmente funcionários para a execução de uma obra.

    Mas eu acho que tem algum diferencial na tributação, não tem?
    Ouvi falar que tem um desconto do governo por ser empresas que trabalham diretamente com empregos...

    Bagre_Ensaboado
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    brunohardrocker
    Mas eu acho que tem algum diferencial na tributação, não tem?
    Ouvi falar que tem um desconto do governo por ser empresas que trabalham diretamente com empregos...


    Cara provalmente sim, mas creio que a diferença não é tão considerável, a partir do momento que o funcionário é efetivado formalmente, (registro em carteira), estará sujeito as leis trabalhistas, pertinentes a CLT, ou em caso de conveção coletiva devidamente homologada, até em um contrato de trabalho a título de experiência por exemplo, se recolhe FGTS, creio que em relação aos demais encargos, não muda muita coisa.

    Ronin
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rato
    A forma como você colocou pode dar a impressão, para os mais desligados, de que o funcionário só receberá R$366 de seu salário. Porém é importante lembrar que parte do que é descontado está indo para ele mesmo em forma de FGTS e previdência, do qual ele poderá usufruir (seja no caso de desemprego, ou ainda na compra de casa própria ou situação de calamidade).

    Seria interessante, também, unir este cálculo a um cálculo de quanto cada funcionário "rende" em termos de lucro para a empresa.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rato

    E o mias bacana disto é que se vc tem um salário na faixa de R$7.000, custa em torno de R$15.000, contribui um monte com o INSS e quando se aposentar devera receber em torno de R$2.000.
    Sem contar que depois dos 40 dificilmente vc conseguirá empregos nesta faixa de salário.
    Portanto:
    Comece a trabalhar cedo, com 18 anos.
    Procure se desenvolver o máximo até os 25. Construa boas oportunidades profissionais e financeiras até os 35, e depois disto tente manter-se empregado.
    Não deixe de investir em seu desenvolvimento, mesmo que a empresa qm que vc trabalhe não necessite de um profissional com seu nível.
    Mantenha e amplie seu Networking. Invista e construa boas amizades profissionais. Aprenda a demitir empresas que não lhe proporcionam boas oportunidades.

    Bidal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr
    Eu penso um pouco diferente, pra empresa o que importa é o valor de mercado do funcionário... Um cara que ganha 5mil com carteira assinada, não aceitaria menos do que 8 mil em PJ.

    E o dia que a empresa sacaneasse ele, ele pegaria todos os comprovantes (1 ano) e provaria que se tratava de uma relação de emprego e botaria a mesma no pau, com o valor se salário-base de 8 mil... Ou seja, pra empresa honesta é arriscada demais.


    sem dúvidas, eu penso da mesma forma, eu tinha feito aquele post pq se vc for ver por ai, cresceu muito o número de empresas boquetas por ai que não contratam com carteira assinada, eu mesmo já cai nesse conto do vigário, hj não aceito mais...

    Bidal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    jimmy vandrake
    E o mias bacana disto é que se vc tem um salário na faixa de R$7.000, custa em torno de R$15.000, contribui um monte com o INSS e quando se aposentar devera receber em torno de R$2.000.

    sei que é uma palhaçada, uma injustiça do governo por quem dedicou a vida ao trabalho por mais de 40 anos, mas hj em dia o jeito é separar uma graninha, mesmo que pequena e investir em previdência privada...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bidal

    A idéia é esta, mas é preciso estar muito atento à saúde financeiras destas empresas. Exemplo disto a crise americana, onde varias empresas investiram em bolsas e perderam o dinheiro de seus clientes, fora as que faliram.
    Há alguns anos atrás estas empresas já davam indícios de sua deficiencia financeira fraudando balanços, o resultado é o que hoje aí está.
    Eu particularmente acho que o ideal é investir em imóveis, e lá na frente vc tem um capital que pode promover rentabilidade através de locação ou mesmo venda. É o mais seguro.

    ROTTA
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Contratar como PJ é uma sacanagem que as empresa propõem e alguns aceitam. Pior é que está virando modinha na área de TI...

    Abraços.

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
    · votar


    tem algo que eu sempre digo e defendo... pra diminuir o problema do desemprego, o governo deve facilitar a contrataçao de pessoas para os micro e pequeno empresarios, que sao os grandes empregadores desse país... pra uma multinacional isso nao afeta, mas para o pequeno empresário sim, e o que acontece?? ele nao contrata ninguem ou demiti o que ja tinha por nao conseguir arcar com os custos de um empregado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Custo de um funcionário para empresa