Gostos: Por que e quando os temos?

    Autor Mensagem
    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: DarkMakerX


    Primeiramente, ja sei que nao vou encontrar a resposta nesse forum de nerds, guitarristas, nerds guitarristas, musicos...
    Mas acho legal discutir um pouco sobre isso

    Porque nós gostamos do que gostamos?
    Podemos sofrer influencia dos nossos pais, como, se eles gostam de sertanejo, voce pode gostar de sertanejo por ter escutado muito e tal. Mas e se voce gostar de rock? Veio da onde?

    O que nos faz gostar de uma coisa? Se todos somos feitos iguais (fisicamente) o que faz com que eu goste de uma coisa e uma outra pessoa nao goste tambem? Se eu sinto prazer com algo, por que outro tambem nao sente?

    Se minha mae só faz comida com cebola, o que me faz nao gostar de cebola? (ta, foi pessima...)

    Isso me deixa curioso.

    Vou parar por aqui senao ninguem le
    Dissertem

    Pseudonimum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    É mais fácil pensar em cada gosto particularmente e em como ele entra na vida de uma única pessoa do que tentar achar fórmulas gerais.

    O máximo que se pode dizer é que é um conjunto muito complexo de variáveis.

    Kamus23
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Kamus23
    · votar


    DarkMakerX

    Assim, meu pai adora Dire Straits, assim que comecei a escutar rock, ai veio outras bandas Led Zeppelin, Rush, veio junto com o Dire Straits...

    Mas sou do Reggae, vivo o reggae, só que não consigo deixar de ouvir o Dire Straits...

    Assim gosto e vivo o reggae, mas escuto um pouco de rock (de qualidade claro)

    A gente sofre influencia, mas a gente tem a capacidade de escolher se quer ou não, se gosta ou não...

    É bom que gostamos de coisas diferentes, isso gera pensamentos diferentes, ideologias diferentes, entre outros...

    Abraços

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Porque nós gostamos do que gostamos?

    Porque geralmente se gosta daquilo que gostamos

    ps: tb odeio cebola, questão de gosto msm, hehe

    grafitte
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    E por que eu nao gostava de cebola e agora eu adoro?

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pseudonimum
    Nao quis saber uma formula geral, mas saber por que gostamos das coisas que outros nao gostam.

    Kamus23
    Concordo que se fossemos todos iguais ia ser sem graca, mas por somos diferentes assim?

    _FrEd_
    XD

    grafitte
    Por que?? O que mudou para que voce gostasse??

    ZXC
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gostar ou não gostar é uma decisão muito solitária, intransferível e íntima. Envolve vários aspectos, interpretações e observações, mas no fundo é simples: gostei ou não? Acho também que, em qualquer aparente discussão sobre gostos há um implícito debate ideológico.....

    Algumas escolhas dependem de um costume familiar, e não de um gosto pessoal mesmo. Outras estão incluídas na personalidade inata e genética.

    Um adulto que nunca ouviu Chopin, fará sua escolha quando ouvi-lo e isso irá independer de sua formação doméstica. Mas um adulto que viveu escutando, certamente irá desenvolver um sentido maior para o clássico.

    Ainda bem que o mundo é feito de escolhas solitárias né? Já pensou que monotonia seria, o gosto universal, onde a criatividade e a diversidade de opiniões não estivessem sempre presente?

    Party Boy
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pq deus quis assim...

    To com preguiça de pensar

    Dogs2
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ZXC
    Gostar ou não gostar é uma decisão

    pera um pouco, decisão??
    Não sei com vc, mas eu não decido o que gosto, eu tenho contato com a coisa, gosto ou não gosto. Tem muita coisa que dá até vergonha de falar que gosta, mas eu gosto, não é uma atividade consciente.

    Pseudonimum
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Pseudonimum
    · votar


    DarkMakerX
    Nao quis saber uma formula geral, mas saber por que gostamos das coisas que outros nao gostam.

    Meu Deus, e isso que tu quer saber é o quê, Einstein?

    Você pode fazer pesquisas extensas e não vai chegar a resultados como deseja. É preciso ver cada situação individualmente.

    O máximo que se pode dizer é que é um conjunto muito complexo de variáveis.

    Pseudonimum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Não sei com vc, mas eu não decido o que gosto, eu tenho contato com a coisa, gosto ou não gosto.

    Acho que os dois são possíveis.

    Qualquer pessoa pode não gostar de algo, e então alguém pedir pra ela experimentar com afinco e então aprender a gostar.

    Dogs2
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pseudonimum
    Mas aí vc num decide gostar, vc decide "experimentar com afinco". Nada garante que vc vá gostar ou não, entende? De qualquer forma vc não decide se gosta.

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ZXC
    Se somos iguais, por que o que me afeta pode nao te afetar?
    Indiferente da educacao e influencia, somos afetados pelo que gostamos, mas por que outros nao sao?

    Pseudonimum
    Eu entendi voce. Desculpe minha falta de clareza mas quis dizer, se somos iguais, por que o que me afeta pode nao te afetar. Logico que tem que se olhar individualmente, mas creio que exista uma conceito geral.

    Dogs2
    Isso eh verdade. Nao escolhemos tudo que gostamos. Sentimos que gostamos e pronto. Mas como eu posso sentir algo sobre alguma coisa e outro nao sentir?



    Desculpem minha confusao, mas fiquei intrigado com isso
    Daqui a pouco passa XD

    Dogs2
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DarkMakerX
    Sentimos que gostamos e pronto. Mas como eu posso sentir algo sobre alguma coisa e outro nao sentir?

    Lê o post do Pseudonimum
    O nosso cérebro muda com um tempo, por "n" fatores incalculáveis. E isso nos faz mudar nossas impressões sobre as coisas.

    Pseudonimum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Dogs2

    É uma linha um pouco tênue, não acha? Há coisas que são muito aversivas pra um indivíduo, mas outras apenas não são apreciadas. Sair desse segundo e ir pra um 'gostar' não é tão difícil.

    Tem aqueles casos de ser exposto a determinada coisa que não se gosta e se acaba gostando. Eu não acho que, nesse caso, tenha sido algo unicamente forçado, porque se algo é totalmente desarmônico à pessoa ela pode simplesmente se manter longe daquilo pra sempre. E então procurar outras coisas, dependendo da situação. Mas eu encaro isso mais como... a pessoa cede. Ela decide reformular seus gostos, decide aprender a apreciar aquilo. E aí é, sim, uma decisão.

    Mas quem é que vai dizer com certeza o que é ou o que não é se essas coisas são tão subjetivas? =P

    Dogs2
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Pseudonimum
    É uma linha um pouco tênue, não acha? Há coisas que são muito aversivas pra um indivíduo, mas outras apenas não são apreciadas. Sair desse segundo e ir pra um 'gostar' não é tão difícil.

    Pow eu gostei muito das coisas que vc falou, mas de qualquer jeito vc não decide se gosta.

    Pra num ficar só na teoria... por exemplo eu "aprecio" Muse. Aí decidi ouvir o repertório completo e nem achei lá grandes coisas (não a ponto de GOSTAAR da banda). Se eu falasse "vou decidir gostar", ia quebrar minha cara, porque eu não gostei

    É como vc falou, a linha é tênue, e isso TÁ PERTO do nosso controle, mas ainda sim FOGE dele.

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    por influências externas...

    começa com os pais, os filhos acostumam desde pequenos com as coisas que seus pais ouvem e acabam por se familiarizar

    depois vem os amigos...
    no meu caso pelomenos, foi a influencia de amigos que me levou a conhecer o que eu curto hj...a maioria das coisas

    para os cabeça-fracas, Mtv e as massas de playboys...

    Pseudonimum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Dogs2

    TÁ PERTO do nosso controle, mas ainda sim FOGE dele.

    Eu acho que essa frase vale pra praticamente tudo. E aí entra a idéia do inconsciente, também.

    (Apesar de eu ainda me posicionar um pouco relutante a aceitar o inconsciente, talvez porque não tenho conhecimento suficiente acerca disso. Geralmente se constrói um monte de situações baseando-se no inconsciente, mas sequer se tem seu conceito bem formulado. Enfim...)

    Dogs2
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pseudonimum
    Eu acho que essa frase vale pra praticamente tudo.

    Porra, então eu tô certo de qualquer jeito HUAHUAHAU
    brinks

    ZXC
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Dogs2

    Gostar ou não gostar é uma decisão
    Tu pegou só uma parte do que disse....

    Gostar ou não gostar é uma decisão muito solitária, intransferível e íntima. Envolve vários aspectos, interpretações e observações, mas no fundo é simples: gostei ou não?
    Isso é o mesmo que tu disse....

    Não existe decisão inconsciente...ela está submersa dentro de nós...está lá na sua intimidade, na sua solidão...suas escolhas estão sempre impregnadas com suas vontades íntimas. Elas existem, só não a vemos...

    DarkMakerX
    Se somos iguais
    Mas como eu posso sentir algo sobre alguma coisa e outro nao sentir?

    Ninguém é igual, cada um é um estranho ímpar.....Nada é igual, só a mudança.

    A constância é contrária à natureza, contrária à vida. As únicas pessoas completamente constantes são os mortos. (Aldous Huxley)

    X -hide -X
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gosto e gosto, to aqui ouvindo minha Octavarium, dai para um carro em frente aqui tocando E o txchan, Calipso. E gosto.

    Gui
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    sinceramente...

    gosto é que nem braço!
    tem gente que tem, tem gente que não tem...e ainda tem aqueles que não tem nenhum!

    luancapoeira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tem gente que não tem...e ainda tem aqueles que não tem nenhum!
    hausihuia qual a diferença?

    Gui
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    luancapoeira
    tem gente que só não tem um..e tem gente que não tem nenhum

    TWT ICE
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    e tem gente que tem 1 e meio...

    luancapoeira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gui
    credo nem pensei nessa hipotese!


    tem gente que tem 3 :/ tadinhu


    grafitte
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gente que não tem nenhum
    Quer dizer que ele tem alguma coisa, se ele nao tem nenhum, algo ele tem entao, pq nenhum ele nao tem, entao concluimos que

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mas e se voce gostar de rock? Veio da onde?

    Ih, sai pra la!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gostos: Por que e quando os temos?