Ajuda em Excel - contagem de estados

    Autor Mensagem
    Grow
    Veterano
    # jan/09


    Galera, seguinte, tenho uma planilha aki com todos os estados do nosso brasil, suas unidades federativas em números diferentes, por ex. tem mta coisa de sp e pouca coisa de rr. Quero saber se o excel consegue contar pra mim quanto tem de cada estado? está um em baixo do outro, tipo assim:

    ac
    ac
    ac
    ba
    ba
    ce
    df
    df






    daí eu quero q o excel conte quanto tem de cada estado

    maggie
    Veterana
    # jan/09
    · votar


    usa o condicional pra somar
    SOMASE

    lula_molusco
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    acho que é algo como CONT.NUM aliado a um SE=AC
    ai outro com o condicional apontando pra outro estado, e assim por diante.

    lula_molusco
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    maggie
    acho que SOMASE só funciona se os valores forem numéricos

    Kensei
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Grow
    Cara, explica um pouco melhor, quem sabe eu consiga te ajudar, se possível disponibilize o arquivo...

    maggie
    Veterana
    # jan/09 · Editado por: maggie
    · votar


    lula_molusco
    acho que SOMASE só funciona se os valores forem numéricos
    Ah é...
    Tem que usar uma fórmula condicional.


    Grow
    Fica muito ruim de explicar por aqui, mas veja neste site, tem um tutorial bacana.

    edit:
    Tem a função PROCV também...

    Grow
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Kensei
    http://img67.imageshack.us/img67/2215/54958828xs3.jpg

    quantos pernambucos tem? quero q o excel me diga

    Grow
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    maggie
    vou tentar, vlw

    Kensei
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Fica muito ruim de explicar por aqui, mas veja neste site, tem um tutorial bacana.

    Mandou bem... é isso mesmo, e ainda com janelinhas, bem mamão com açucar

    não flanger q eu chorus
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Grow

    c classifica rpimeiro na ordem alfabética e depois vai em dados, subtotais... aí é malandrear de boa

    Grow
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    não flanger q eu chorus
    valeu kra, deu certinho, valeu mesmo

    maggie
    Veterana
    # jan/09
    · votar


    não flanger q eu chorus
    c classifica rpimeiro na ordem alfabética e depois vai em dados, subtotais... aí é malandrear de boa

    É a forma mais fácil, mas se ele quiser acrescentar outras linhas ferra. Tem que ficar arrumando a fórmula.

    maggie
    Veterana
    # jan/09
    · votar


    Tu pode usar o SOMASE, se quiser fazer sub-totais independentes..

    Por exemplo:
    =SOMASE(A1:B12;A1;B1:B12)

    Onde o A1:B12 é toda a área da tabela em questão (o intervalo); A1 é o critério (só vai somar o que tiver o rótulo igual ao A11), e B1:B12 é o intervalo da soma (tudo o que deve ser somado).

    Brown
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Grow

    Cara, faça uma tabela dinâmica e seja feliz:

    1) Vá até o menu Dados>Relatório de Tabelas/Gráficos Dinâmicos;
    2) Na primeira tela, deixe marcado as opções "Banco de dados do MS Excel" e "Tabela dinâmica", respectivamente. Clique em avançar;
    3) Nessa tela você deve selecionar toda a sua planilha e clicar em avançar;
    4) Na nova tela que aparecer, clique no botão "Layout" e configure a tabela dinâmica da seguinte forma:

    4.1) Localize o cabeçalho onde se encontram as siglas dos estados, por exemplo: "UF". Arraste o botão para a área "Linha" da representação de tabela do assistente;
    4.2) Localize o cabeçalho onde se encontram os valores que devem ser contados, por exemplo: "Projeto". Arraste o botão para a área "Dados". Se depois de arrastar o botão se transformar em "Soma de Projeto", clique duas vezes sobre ele e altere para "ContNúm" e dê ok.

    5) Clique em OK novamente e depois em "Concluir";


    Pronto, agora ele contou quantos registros tem para cada estado e já montou automaticamente uma planilha pra você com estes dados.

    É meio complicado explicar este processo só escrevendo aqui, mas dá uma fuçada que não é difícil de entender.

    PS: Os exemplos citados são válidos para Excel 2003 ou anterior. Se você estiver usando o Excel 2007, só Deus sabe onde ficam estas opções...

    Boa sorte.

    Rato
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Rato
    · votar


    Oi.

    do jeitinho que está aí na sua tabela Grow, considerando coluna A, B, C, D.

    =cont.se(B1:B20;"PE")




    sem rodeios, agora se quiser usar isso para estender o trabalho, para todos os estados aí tem q dar uma melhorada senão tará um trabalhão. A tabela dinâmica seria uma boa tb.

    No nosso exemplo, para os outros casos, apenas trocaria o Estado entre aspas.

    Se quiser facilitar ainda mais, ao invés de digitar o Estado, utilize as siglas da própria planilha em outras células por exemplo na Coluna A1 vc digitaria PE.

    ficaria assim:
    =cont.se(B1:B20;A1)

    e o macete?
    oras, na coluna A ou em outro lugar vc digitaria todos os estados, travaria o intervalo e somente arrastaria a fórmula assim:

    =CONT.SE($B$2:$B$4;A1)
    =CONT.SE($B$2:$B$4;A2)
    =CONT.SE($B$2:$B$4;A3)

    Brown
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Grow

    Se puder, disponibiliza um pedacinho da sua planilha que eu faço uma tabela dinâmica para você usar como exemplo.

    maggie
    Veterana
    # jan/09
    · votar


    Brown
    Acho que se for só essa tabelinha dele, não vale o trabalho!
    =]

    ROTTA
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu concordo com o Brown: use a Tabela Dinâmica (que é uma espécia de OLAP, para os nerds de plantão) e você terá não apenas contagem, mas outras visões da sua massa de dados que com certeza irão interessar.

    Abraços.

    Fenrisulfr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O tempo que o cara perdeu aqui, ele pegava uma calculadora e fazia a conta...

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Fenrisulfr

    O tempo que o cara perdeu aqui, ele pegava uma calculadora e fazia a conta...

    Então, um mais um eu ainda consigo fazer de cabeça...

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Carlos Henrique 2
    · votar


    maggie
    Tu pode usar o SOMASE, se quiser fazer sub-totais independentes..

    Por exemplo:
    =SOMASE(A1:B12;A1;B1:B12)

    Onde o A1:B12 é toda a área da tabela em questão (o intervalo); A1 é o critério (só vai somar o que tiver o rótulo igual ao A11), e B1:B12 é o intervalo da soma (tudo o que deve ser somado).


    OT não deixa de ser uma fonte de aprendizado. Se eu tivesse um problema como esse eu faria de um jeito bem mais complicado usando comandos como PROCV e matrizes ocultas ou condicionais.

    Vivendo e aprendendo. Obrigado minha moderadora!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em Excel - contagem de estados